Pular para o conteúdo principal

O Papa Emérito Bento XVI perde a vida aos 95 anos

O Papa Emérito Bento XVI perdeu a vida aos 95 anos

 

Na manhã de sábado, 31 de dezembro de 2022, Bento XVI, que foi papa da Igreja Católica de 2005 a 2013, perdeu a vida às 9h34 enquanto estava na Mater Ecclesiae, um mosteiro localizado nos jardins do Vaticano e muito perto da fonte de Aquilone.

Sua morte, aos 95 anos, ocorreu dias depois que o papa Francisco pediu aos fiéis que rezassem por sua saúde, dizendo que ele estava "muito doente".

Desde quarta-feira passada, quando o Papa Francisco afirmou que seu predecessor estava muito doente, fiéis do mundo inteiro se uniram em oração pela saúde do Papa emérito. Bento XVI tinha 95 anos e vivia no Mosteiro Mater Ecclesiae desde sua renúncia ao ministério petrino, em 2013.

O corpo do Papa emérito estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis a partir da segunda-feira, 2 de janeiro. Neste dia, a Basílica ficará aberta das 09h às 19h. Terça e quarta das 07h às 19h.

O funeral será na quinta-feira, 5 de janeiro, às 9h30 locais (05h30 no horário de Brasília) na Praça São Pedro, presidido pelo Papa Francisco. Ao final da celebração eucarística, terão lugar a Ultima Commendatio e a Valedictio. O féretro do Papa emérito será levado até à Basílica de São Pedro e, dali, à cripta vaticana para a sepultura.

Ainda de acordo com o diretor da Sala de Imprensa, Bento XVI recebeu a unção dos enfermos na quarta-feira, ao final da missa celebrada no Mosteiro e na presença das "Memores Domini", que há anos o assistem diariamente.

A Mãe da Igreja, ou em latim a Mater Ecclesiae, foi fundada pelo Papa João Paulo II em 1994 com o objetivo de abrigar um grupo de freiras contemplativas para rezar pelo papa e pela Igreja. De 1994 a 1999 foi ocupada pela Ordem de Santa Clara; de 1999 a 2004 pela Ordem dos Carmelitas Descalços; de 2004 a 2009 pela Ordem de São Bento; enquanto de 2009 a 2012 pela ordem da Visitação de Santa Maria.

Desde 2012 deixou de cumprir as funções ordenadas pelo Papa João Paulo II. Desde 2 de maio de 2013 tornou-se a casa de Bento XVI. Além dele, Georg Ganswein, que era seu secretário particular, viveu lá, bem como quatro mulheres consagradas da comunidade Memores Domini e um diácono belga.

A estrutura, que é distribuída em quatro pesos e no passado foi um edifício administrativo da gendarmaria, tem, entre outras salas, 12 celas monásticas, uma ala de cerca de 4.845 pés quadrados, uma capela, um coro, uma biblioteca, um jardim e um pomar para o cultivo de diferentes tipos de frutas e legumes.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".

Santo do dia: São Edmundo Rich

São Edmundo Rich , conhecido também como Edmundo de Abingdon, desempenhou um papel central na Igreja, atuando como Arcebispo de Canterbury na Inglaterra. Ele nasceu em 30 de novembro de 1180, em Abingdon, e prosseguiu seus estudos em Oxford e Paris, focando-se em artes e matemática. Posteriormente, lecionou teologia e ascendeu ao posto de estimado Cânone e Tesoureiro na Catedral de Salisbury.

Santo do dia: Santa Cecília, Virgem e Mártir

Hoje, a comunidade cristã celebra com reverência a memória de Santa Cecília . Esta jovem notável, que consagrou sua existência ao serviço divino, permanece como um símbolo eterno de fé inabalável, bravura e virtude. A narrativa de sua vida, repleta de sacrifício e devoção, continua a ecoar, incentivando-nos a perseguir um caminho de santidade e dedicação plena a Deus. Sua jornada espiritual, marcada pela resistência e pelo amor puro, ilumina nossos corações e mentes, guiando-nos na busca por uma conexão mais profunda com o sagrado. Vida de Santa Cecília Santa Cecília nasceu em Roma no século III d.C. Desde jovem, ela se consagrou a Cristo e viveu uma vida de oração, caridade e pureza. Ela se casou com um homem chamado Valeriano, mas manteve sua virgindade e dedicou-se ao serviço de Deus. Martírio e Testemunho Apesar das perseguições, Santa Cecília permaneceu fiel a Cristo. Ela foi martirizada por sua fé, mas seu testemunho continuou a inspirar muitos cristãos ao longo dos séculos. Sua ...