Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de dezembro, 2023

Os Santos Inocentes, mártires

A memória dos santos inocentes lembra de todos os meninos que foram cruelmente pel rei Herodes por ocasião do nascimento do menino Jesus. De acordo com a tradição todos os meninos de até dois anos foram mortos, para garantir que o filho de Maria fosse também eliminado.

Santo do dia: São João, Apóstolo e Evangelista

  São João Evangelista é o Apóstolo João. Ele é um dos doze discípulos de Jesus. João é chamado “Evangelista” porque escreveu oQuarto Evangelho. Além disso, ele escreveu três epístolas e o livro do Apocalipse. Entre os 12 discípulos de Jesus, João era o mais novo. Quando foi chamado por Jesus, deveria ter por volta de vinte anos de idade.

Comentário do dia por Santo Agostinho: “Imediatamente se lhe abriu a boca e se lhe soltou a língua”

  Por fim, João nasce, recebe o seu nome e eis que a língua de seu pai se solta. Aproximemos este episódio da realidade profunda que ele simboliza e contemplemos um grande mistério: Zacarias cala-se e fica mudo até ao nascimento de João, o precursor do Senhor, que lhe abre a boca. Que significa este silêncio de Zacarias, senão o véu que se estendia sobre as profecias e de alguma forma as escondia e as selava antes do anúncio da Boa Nova de Cristo? Com o seu nascimento, elas descobrem-se; tornam-se claras quando chega Aquele de quem falavam.

Comentário do dia por Santo Ambrósio, Bispo de Milão, Doutor da Igreja: “Em uníssono exaltemos o seu nome (Sl 33,4)”

  Que em todos resida a alma de Maria que glorifica o Senhor; que em todos resida o espírito de Maria que exulta em Deus. Se, fisicamente, há uma só Mãe de Cristo, pela fé, Cristo é fruto de todos, porque todas as almas recebem o Verbo de Deus se permanecerem sem mancha, preservadas do mal e do pecado, guardando a castidade numa pureza inalterada. Assim, todas as almas que alcançam este estado exaltam o Senhor, como a alma de Maria exaltou o Senhor e o seu espírito se alegrou em Deus Salvador.

Comentário do dia por São João Damasceno, Monge, Teólogo, Doutor da Igreja: “Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?”

  “ Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre ”. [...] Com efeito, eis que as gerações te chamam bem-aventurada, como tu declaraste (Lc 1,48). As filhas de Jerusalém, isto é, da Igreja viram-te e proclamaram a tua felicidade. [...] Tu és, na verdade, o trono real junto do qual se encontravam os anjos contemplando o seu Senhor e Criador, que nele estava sentado (Dn 7,9). Tu tornaste-te o Éden espiritual, mais sagrado e mais divino que o antigo Éden. No primeiro, habitava o Adão terreno; em ti, habita o Senhor que veio dos céus (1Cor 15,47). A arca de Noé prefigurou-te, ela que salvou o gérmen da segunda criação, pois tu geraste a Cristo, a salvação do mundo, que submergiu o pecado e acalmou as vagas.  

Comentário do dia por São Bernardo, monge cisterciense, Doutor da Igreja: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”

  Oiçamos todos a resposta daquela que foi escolhida para ser a Mãe de Deus, e que apesar disso não perdeu a sua humildade: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra». [...] Ao dizer isto, Maria exprime a vivacidade do seu desejo mais do que pedir a realização do mesmo, à maneira de alguém que alimentasse dúvidas. Nada nos impede, contudo, de vermos uma oração neste «fiat», neste «faça-se em mim». Porque [...] Deus quer que Lhe peçamos mesmo as coisas que nos promete. É certamente por isso que começa por nos prometer muitas coisas que já decidiu dar-nos: a promessa desperta o nosso fervor e a oração faz-nos merecer aquilo que íamos receber gratuitamente. [...]

Liturgia do dia: “Suscitarei a Davi um rebento justo” | 3ª Semana do Advento 🟣

Essa leitura faz parte da liturgia da 1ª semana do Advento na quarta-feira e da 4ª semana do Tempo Comum na quinta-feira. Ela mostra a esperança de Deus de enviar um rei justo e fiel, descendente de Davi, que vai governar o seu povo com sabedoria e justiça. Esse rei é chamado de “Senhor, nossa justiça” e é uma profecia sobre Jesus Cristo, o Messias esperado.

Liturgia do dia: "Exulto de alegria no Senhor" | 3ª Domingo do Advento 🟣

Esses versículos fazem parte de um capítulo que anuncia a boa notícia da salvação de Deus para o seu povo. O profeta Isaías se identifica como o portador do Espírito do Senhor, que o ungiu para proclamar a libertação dos oprimidos, a cura dos quebrantados, o consolo dos que choram, a restauração da justiça e a vinda do ano da graça do Senhor.

Comentário do dia por Santo Agostinho “Ele irá adiante do Senhor com o espírito e o poder de Elias”

«Porque dizem os escribas que Elias tem de vir primeiro?» O Senhor responde-lhes: «Elias já veio; mas, em vez de o reconhecerem, fizeram-lhe tudo o que quiseram. E, se desejais sabê-lo, é João, o Batista». No entanto, quando é interrogado, João declara que não é Elias nem é Cristo (Jo 1,20s). [...] Porque afirma ele então: «Eu não sou Elias», quando o Senhor diz aos seus discípulos que ele é Elias? Nosso Senhor queria falar simbolicamente da sua vinda gloriosa, e dizer que João viera no espírito de Elias. O que João foi para a primeira vinda, Elias será para a segunda. Há dois adventos para o Juiz; há também dois precursores. O Juiz é o mesmo nos dois adventos, mas há dois precursores. [...] O Juiz tinha de vir primeiro, para ser julgado; mandou adiante de Si um primeiro precursor, e chamou-lhe Elias, pois Elias será para o segundo advento aquilo que João foi para o primeiro.

Santo do dia: São João da Cruz, presbítero e doutor da Igreja

Juan de Yepes era seu nome de batismo. Nasceu em 1542, em Fontivaros, pertencente à província de Ávila, na Espanha. Seu pai, Gonzalo de Yepes, descendia de uma família tradicional e rica de Toledo. Porém, por ter se casado com uma jovem de família humilde, perdeu os direitos da herança. Catarina Alvarez, sua esposa e mãe de São João da cruz, era vista como sendo de classe inferior. Gonzalo, pai de São João da Cruz, faleceu ainda jovem, quando João ainda era uma criança. Por isso, a viúva, desprezada pela família do marido e obrigada a trabalhar para sobreviver, mudou-se com os filhos para a cidade de Medina.

Santo do dia: Santa Luzia, virgem e mártir

Deus, por vezes, manifesta seu poder através dos mais fracos. Luzia, uma frágil jovem de Siracusa, era forte de alma, por ser virgem. Deus deu-lhe o dom de vencer, não só com seus argumentos, mas também pela força, os perseguidores pagãos.

Santo do dia: Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira principal da América

Nossa Senhora de Guadalupe apareceu pela primeira vez ao índio asteca Juan Diego. Na língua asteca, o nome Guadalupe significa, Perfeitíssima Virgem que esmaga a deusa de pedra. Os Astecas adoravam a deusa Quetzalcoltl, uma monstruosa deusa, a quem eram oferecidas vidas humanas em holocausto.

Comentário do dia por São Gregório de Agrigento, Bispo “Hoje vimos maravilhas”

A luz é suave e é bom contemplar o sol com os nossos olhos de carne [...]; é por isso que já Moisés dizia: «Deus viu que a luz era boa» (Gn 1,4). [...]

Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria

Ó Virgem, pela tua benção é abençoada a criação inteira! O céu e as estrelas, a terra e os rios, o dia e a noite, e tudo quanto obedece ou serve aos homens, congratulam-se, ó Senhora, porque a beleza perdida foi por ti de certo modo ressuscitada e dotada de uma graça nova e inefável. Todas as coisas pareciam mortas, ao perderem sua dignidade original que é estar em poder e a serviço dos que louvam a Deus. Para isto é que foram criadas. Estavam oprimidas e desfiguradas pelo mau uso que delas faziam os idólatras, para os quais não haviam sido criadas. Agora, porém, como que ressuscitadas, alegram-se pois são governadas pelo poder e embelezadas pelo uso dos que louvam a Deus.

Santo do dia: Santo Ambrósio, bispo e doutor da Igreja

Com a morte de Auxêncio, bispo herético de Milão, católicos e arianos disputavam pela eleição de seu sucessor, foi quando Ambrósio, governador da cidade, mudou-se para ela para apaziguar os espíritos. Quando fazia um discurso na igreja, foi interrompido quando uma criança exclamou três vezes: Ambrósio bispo! e toda a plateia aplaudiu de repente. Nascido na Gália por volta de 340, Ambrósio tinha 34 anos e apenas era um catecúmeno. Ilustre por seu nascimento, se tornou muito mais por suas virtudes, sua ciência e sua caridade. Ele contribuiu poderosamente para a conversão de Santo Agostinho. Após o massacre de Tessalônica, negou ao imperador Teodósio a entrada à igreja, até que ele fizesse penitência. Morreu no ano de 397.

Comentário do dia por Beato Guerric de Igny, abade cisterciense: “Muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes” | 2.º Sermão para o Advento

Vem, ó Senhor, «salva-me e eu serei salvo»! (Jer 17,14) Vem, «mostra-nos a tua face, e seremos salvos» (Sl 79,4). Foi por Ti que esperámos; «sê a nossa salvação no tempo da tribulação» (Is 33,2). Os profetas e os justos iam ao encontro de Cristo com tal desejo, tal entusiasmo de amor, que quereriam, se fosse possível, ver com os olhos aquilo que já viam em espírito. Por isso, o Senhor dizia aos seus discípulos: «Felizes os olhos que veem o que estais a ver, porque Eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes e não viram». Abraão, nosso pai, também «exultou perante a ideia de ver o dia» de Cristo; «ele viu-o, mas na mansão dos mortos, «e rejubilou por isso» (Jo 8,56).

Comentário do dia por Santo Agostinho «Exulte a Terra [...] diante do Senhor que vem» (Sl 95,11s)

«Alegrem-se as árvores dos bosques» (Sl 96,12). Ele veio a primeira vez, e virá de novo para julgar a Terra; e encontrará cheios de alegria os que acreditaram na sua primeira vinda, «porque Ele vem». [...] Por tu seres injusto, o juiz não é justo? Ou por tu seres infiel, a fidelidade não é fiel? Ora, se desejas que Ele seja misericordioso para contigo, sê tu misericordioso antes que Ele venha: perdoa a quem te ofendeu; dá do que tens em abundância.