Header Ads

Liturgia do dia: "Exulto de alegria no Senhor" | 3ª Domingo do Advento 🟣

Esses versículos fazem parte de um capítulo que anuncia a boa notícia da salvação de Deus para o seu povo. O profeta Isaías se identifica como o portador do Espírito do Senhor, que o ungiu para proclamar a libertação dos oprimidos, a cura dos quebrantados, o consolo dos que choram, a restauração da justiça e a vinda do ano da graça do Senhor.


Essa é uma profecia messiânica, que aponta para a missão de Jesus Cristo, que citou esses versículos na sinagoga de Nazaré, afirmando que eles se cumpriram nele (Lucas 4:16-21). Jesus é o enviado de Deus que traz a salvação para todos os que creem nele.

Nesses versículos, o profeta também expressa a sua alegria e gratidão a Deus pela sua obra de salvação. Ele usa imagens de um noivo que se enfeita com uma coroa e de uma noiva que se adorna com joias para descrever a sua relação com Deus. Ele também compara a salvação de Deus com uma semente que brota e produz frutos. Ele louva a Deus pela sua fidelidade e bondade.

Essa leitura nos convida a celebrar a salvação que Deus nos oferece em Jesus Cristo, o seu Filho amado. Ele nos liberta do pecado, nos cura das nossas feridas, nos consola nas nossas tristezas, nos faz justos diante dele e nos dá a esperança da vida eterna. Ele nos ama e nos faz sua noiva, adornada com a sua graça. Ele nos faz participar da sua obra de salvação, anunciando a sua boa notícia ao mundo.

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Profeta Isaías, capítulo 61, versículos de 1 ao 2 e do 10 ao 11

1. O espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; 2a. para proclamar o tempo da graça do Senhor.

10. Exulto de alegria no Senhor e minh’alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa ou uma noiva com suas joias.

11. Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.


Salmo Responsorial - Lc 1,46-48.49-50.53-54 (R. Is 61,10b)

R: A minh’alma se alegra no meu Deus.

— A minha alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador, pois ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita.

R: A minh’alma se alegra no meu Deus.

— O Poderoso fez por mim maravilhas. E Santo é o seu nome! Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam.

R: A minh’alma se alegra no meu Deus.

— De bens saciou os famintos, e despediu os ricos sem nada. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor.

R: A minh’alma se alegra no meu Deus.


Esses versículos fazem parte de um capítulo que fala sobre a segunda vinda de Cristo e as atitudes que os cristãos devem ter enquanto esperam por esse dia. O apóstolo Paulo dá algumas instruções práticas para a vida cristã, que se resumem em três verbos: alegrar-se, orar e agradecer.

Essa leitura nos convida a viver de forma agradável a Deus, cultivando uma atitude de alegria, oração e gratidão, e buscando a santidade em todas as áreas da nossa vida. Ela também nos lembra que Deus é fiel e que ele nos dará a graça necessária para perseverarmos até o fim.

Segunda Leitura: Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, capítulo 5, versículos de 16 a 24

Irmãos: 16. Estai sempre alegres! 17. Rezai sem cessar. 18. Dai graças em todas as circunstâncias, porque essa é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo.

19. Não apagueis o espírito! 20. Não desprezeis as profecias, 21. mas examinai tudo e guardai o que for bom. 22. Afastai-vos de toda espécie de maldade! 23. Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois — espírito, alma e corpo — seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! 24. Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso.

- Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.


Aclamação ao Evangelho - Is 61,1 (Lc 4,18)


Esse trecho do Evangelho de João fala sobre o testemunho de João Batista, o precursor de Jesus Cristo. João Batista foi um profeta enviado por Deus para preparar o caminho para a vinda do Messias, anunciando a sua chegada e chamando o povo ao arrependimento e ao batismo.

O evangelista João destaca que João Batista não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz, que é Jesus Cristo, o Verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós. João Batista reconheceu humildemente que ele não era o Cristo, nem Elias, nem o profeta, mas apenas a voz que clama no deserto, conforme a profecia de Isaías (Isaías 40:3).

João Batista também revelou que ele batizava com água, mas que entre o povo havia alguém que ele não conhecia, que era mais poderoso do que ele, e que batizaria com o Espírito Santo. Esse alguém era Jesus, que no dia seguinte João Batista apontaria como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (João 1:29).

Esse evangelho nos convida a seguir o exemplo de João Batista, que foi um fiel servo de Deus, que deu testemunho da verdade, que se humilhou diante de Jesus e que o indicou como o Salvador do mundo. Ele nos ensina a reconhecer a nossa necessidade de conversão e de receber o batismo do Espírito Santo, que nos dá a vida nova em Cristo.

Evangelho de Jesus Cristo segundo João, capítulo 1, versículos do 6 a 8 e do 19 ao 28

6. Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8. Ele não era a luz, mas veio dar testemunho da luz. 19. Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?”

20. João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”.

21. Eles perguntaram: “Quem és então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És profeta?” Ele respondeu: “Não”.

22. Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23. João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías.

24. Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25. e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?”

26 João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27. e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”.

28. Isto aconteceu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós Senhor


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.