Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de fevereiro, 2024

Campanha da Fraternidade 2024 - “Vós sois todos irmãos e irmãs”

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a Campanha da Fraternidade 2024 com o tema “ Fraternidade e Amizade Social ” e o lema “ Vós sois todos irmãos e irmãs ” ( Mt 23,8 ).

Avança processo de beatificação da irmã Adélia

Candidata a ser a primeira santa pernambucana, a irmã Adélia terá seu processo de beatificação aberto oficialmente no dia 10 de março com a instalação do tribunal para a escuta de testemunhas e elaboração do inquérito diocesano. A solenidade se realizará na capela do Colégio Damas, da Ordem das Religiosas da Instrução Cristã, no Recife, seguida de Santa Missa presidida pelo bispo da Diocese de Pesqueira (PE) e secretário da CNBB Nordeste 2, dom José Luiz Ferreira Salles.

Comentário do dia por São Romano, o Melodista

Abre, Senhor, abre-me a porta da tua misericórdia antes da minha hora de partir (Mt 25,11). Porque eu tenho de partir, de ir até Ti e de me justificar de tudo o que digo em palavras, do que faço em ações e dos pensamentos que guardo no meu coração. «Nem o rumor das murmurações escapará ao teu ouvido» (Sb 1,10). David diz-Te no seu salmo: «Os teus olhos viram-me em embrião, no teu livro está tudo escrito« (Sl 138, 13.16). Ao leres nele as marcas das minhas más ações, grava-as na tua cruz, pois é nela que eu me glorifico (Gal 6,14), gritando-Te: «Abre-nos a porta» […]

Primeira Leitura: Leitura da Profecia de Jonas 3,1-10 | 1ª Semana da Quaresma

Está leitura mostra que Deus é misericordioso e compassivo com aqueles que se arrependem de seus pecados e mudam de vida. A leitura mostra como Jonas obedeceu a Deus e pregou aos ninivitas, que eram um povo violento e inimigo de Israel. Os ninivitas acreditaram na mensagem de Jonas e fizeram penitência, vestindo-se de saco e jejuando. Deus viu a conversão dos ninivitas e desistiu de destruir a cidade.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 11,29-32 | 1ª Semana da Quaresma

Neste Evangelho, mostra que Jesus é o sinal definitivo de Deus para a humanidade, e que devemos acolhê-lo com fé e conversão. O Evangelho mostra como Jesus repreende a geração incrédula que busca um sinal, mas não reconhece o sinal de Jonas, que foi um profeta que anunciou a destruição de Nínive, mas que viu a cidade se converter e ser poupada por Deus. Jesus diz que ele é mais do que Jonas, pois é o Filho de Deus que veio para salvar o mundo, e que no dia do juízo, os ninivitas e a rainha do Sul, que foram exemplos de fé e sabedoria, se levantarão contra os que rejeitaram Jesus e sua mensagem.

Liturgia do dia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Deuteronômio 30,15-20 A leitura do livro de Deuteronômio 30,15-20 é um trecho do discurso final de Moisés ao povo de Israel, antes de entrar na terra prometida. Nessa passagem, Moisés apresenta uma escolha decisiva entre a vida e a morte, a bênção e a maldição, a obediência e a desobediência a Deus. Ele exorta o povo a escolher a vida, amando e seguindo os mandamentos de Deus, e a evitar a idolatria e a infidelidade, que trariam a destruição e o exílio. Moisés também afirma que a palavra de Deus não está longe ou inacessível, mas está próxima e no coração de cada um. Ele invoca os céus e a terra como testemunhas da escolha que o povo deve fazer.

Apresentação do Senhor

A data de hoje lembra o cumprimento, por Maria e José, de um preceito hebraico. Quarenta dias após dar à luz, a mãe deveria passar por um ritual de "purificação" e apresentar o filho ao Senhor, no templo. Desde o século quatro essa festa era chamada de "Purificação de Maria".