Pular para o conteúdo principal

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 11,29-32 | 1ª Semana da Quaresma

Neste Evangelho, mostra que Jesus é o sinal definitivo de Deus para a humanidade, e que devemos acolhê-lo com fé e conversão. O Evangelho mostra como Jesus repreende a geração incrédula que busca um sinal, mas não reconhece o sinal de Jonas, que foi um profeta que anunciou a destruição de Nínive, mas que viu a cidade se converter e ser poupada por Deus. Jesus diz que ele é mais do que Jonas, pois é o Filho de Deus que veio para salvar o mundo, e que no dia do juízo, os ninivitas e a rainha do Sul, que foram exemplos de fé e sabedoria, se levantarão contra os que rejeitaram Jesus e sua mensagem.

Esse Evangelho nos ensina que Jesus é a Palavra de Deus que se fez carne e veio até nós para nos direcionar e nos ensinar a assumir a vida da graça que nos foi prometida. No entanto, pela nossa incredulidade, estamos continuamente perdendo a grande chance de nos apossar das bênçãos que nos foram preparadas. O Evangelho nos convida a imitar o exemplo dos ninivitas e da rainha do Sul, que se humilharam diante de Deus e reconheceram sua grandeza e bondade.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".