Pular para o conteúdo principal

Liturgia do dia: "A Intercessão e a Proteção de Nossa Senhora" | Bem-aventurada Virgem Maria da Conceição Aparecida | 28ª STC

A liturgia deste dia 12 de outubro de 2025 celebra a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A mensagem central das leituras de hoje é a intercessão e a proteção de Nossa Senhora. Ester nos mostra a importância da intercessão corajosa e confiante. O salmo celebra a beleza e a dignidade de Maria. O Apocalipse nos lembra da proteção divina sobre a Igreja e seus filhos. E o Evangelho nos ensina sobre a poderosa intercessão de Maria e a importância de confiar em Jesus.

Que possamos viver esses ensinamentos em nosso dia a dia, buscando a intercessão de Nossa Senhora e confiando no poder e na misericórdia de Jesus.

Leituras:

Primeira Leitura (Ester 5:1-2; 7:2-3): A leitura do Livro de Ester nos apresenta a rainha Ester intercedendo pelo seu povo diante do rei. Ester, com coragem e fé, pede pela vida de seu povo, mostrando a importância da intercessão e da confiança em Deus. Esta passagem nos ensina sobre a força da oração intercessora e a proteção divina que recebemos através da intercessão dos santos, especialmente de Nossa Senhora.

Primeira Leitura: Leitura do Livro de Ester 5,1b-2; 7,2b-3

Concede-me a vida do meu povo - eis o meu desejo!

Ester revestiu-se com vestes de rainha e foi colocar-se no vestíbulo interno do palácio real, frente à residência do rei. O rei estava sentado no trono real, na sala do trono, frente à entrada. 2. Ao ver a rainha Ester parada no vestíbulo, olhou para ela com agrado e estendeu-lhe o cetro de ouro que tinha na mão, e Ester aproximou-se para tocar a ponta do cetro. 7,2b. Então, o rei lhe disse: "O que me pedes, Ester; o que queres que eu faça? Ainda que me pedisses a metade do meu reino, ela te seria concedida". 3. Ester respondeu-lhe: "Se ganhei as tuas boas graças, ó rei, e se for de teu agrado, concede-me a vida - eis o meu pedido! - e a vida do meu povo - eis o meu desejo!"

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial (Salmo 44): O Salmo 44 é um cântico de louvor à rainha, que pode ser visto como uma prefiguração de Maria. Ele celebra a beleza e a dignidade da rainha, convidando-a a esquecer seu povo e a casa paterna para se unir ao rei. Este salmo nos convida a reconhecer a beleza e a importância de Nossa Senhora em nossa vida espiritual.

Salmo Responsorial - Sl 44(45),11-12a.12b-13.14-15a.15b-16 (R. 11.12a)

R. 11.12a. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com vossa beleza!

11. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: "Esquecei vosso povo e a casa paterna!  12. Que o Rei se encante com vossa beleza! Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!

R. 11.12a. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com vossa beleza!

13. O povo de Tiro vos traz seus presentes, os grandes do povo vos pedem favores. 14. Majestosa, a princesa real vem chegando, vestida de ricos brocados de ouro.

R. 11.12a. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com vossa beleza!

15. Em vestes vistosas ao Rei se dirige, e as virgens amigas lhe formam cortejo; 16. entre cantos de Festa e com grande alegria, ingressam, então, no palácio real".

R. 11.12a. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com vossa beleza!


Segunda Leitura (Apocalipse 12:1, 5, 13, 15-16): A leitura do Apocalipse descreve a visão de uma mulher vestida de sol, com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça. Esta mulher dá à luz um filho que governará todas as nações. A leitura simboliza a luta entre o bem e o mal e a proteção divina sobre a Igreja e seus filhos. Nossa Senhora é vista como a mulher que protege e intercede por nós diante de Deus.

Segunda Leitura: Leitura do Livro do Apocalipse de São João 12,1.5.13a.15-16a

Um grande sinal apareceu no céu

Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 5. E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 13a. Quando viu que tinha sido expulso para a terra, o dragão começou a perseguir a mulher que tinha dado à luz o menino. 15. A serpente, então, vomitou como um rio de água atrás da mulher, a fim de a submergir. 16a. A terra, porém, veio em socorro da mulher.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Evangelho (João 2:1-11): No Evangelho, temos o relato das Bodas de Caná, onde Jesus realiza seu primeiro milagre a pedido de Maria. Quando o vinho acaba, Maria intercede junto a Jesus, e Ele transforma a água em vinho. Este milagre destaca a intercessão de Maria e a sua confiança no poder de Jesus. Maria nos ensina a confiar em Jesus e a fazer tudo o que Ele nos disser.

Evangelho de Jesus Cristo segundo João 2,1-11

Fazei o que ele vos disser

Naquele tempo, 1. houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". 4. Jesus respondeu-lhe: "Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou." 5. Sua mãe disse aos que estavam servindo: "Fazei o que ele vos disser". 6. Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. 7. Jesus disse aos que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Encheram-nas até a boca. 8. Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala". E eles levaram. 9. O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. 10. O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: "Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho melhor até agora!" 11. Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

As leituras do dia:

  1. Primeira Leitura: Ester 5:1-2; 7:2-3
  2. Salmo Responsorial: Salmo 44 (45)
  3. Segunda Leitura: Apocalipse 12:1, 5, 13, 15-16

COR LITÚRGICO: BRANCO

Na liturgia, a cor branca é um símbolo de pureza, alegria e santidade. É empregada em celebrações significativas como o Natal e a Páscoa, bem como nas festividades do Senhor, da Virgem Maria e dos santos não mártires. Representando a luz e a glória, o branco reflete a vitória de Cristo sobre a morte e a esperança na ressurreição, simbolizando triunfo e renovação espiritual.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".