Pular para o conteúdo principal

Liturgia: Apresentação de Maria no Templo | 33ª STC ⚪

A Memória da Apresentação de Nossa Senhora, comemorada anualmente em 21 de novembro, é uma solenidade litúrgica que rememora a tradição segundo a qual Maria, ainda na infância, foi conduzida ao Templo de Jerusalém por seus pais, São Joaquim e Santa Ana, para ser dedicada e consagrada inteiramente ao serviço de Deus. Este evento, profundamente enraizado na piedade cristã, simboliza a entrega total e a pureza de Maria, preparando-a para a missão singular de ser a Mãe do Salvador.

✨ Significado espiritual

  • Consagração total a Deus: Maria é apresentada no Templo como sinal de entrega plena ao Senhor, antecipando seu “sim” no momento da Anunciação.

  • Modelo de vida interior: A tradição vê esse gesto como expressão da vida contemplativa e da abertura total à vontade divina.

  • Maria como Templo vivo: Ela se torna morada do Verbo, o verdadeiro Templo de Deus entre os homens.

  • Chamado à santidade: A celebração convida todos os fiéis a consagrarem sua vida a Deus, como Maria fez desde a infância.

📖 Leituras da liturgia (21/11/2025)

  • 1ª Leitura: Zacarias 2,14-17 – “Exulta, filha de Sião! Eis que venho habitar no meio de ti.”

14 'Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15 Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 16 O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17 Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação'.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus
  • Salmo: Lucas 1,46-55 – O Magnificat: “Minha alma engrandece o Senhor…”

R. cf. 54b. O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.


Ou: Bendita sejais, ó Virgem Maria; trouxestes no ventre a Palavra eterna!

46 A minh'alma engrandece ao Senhor, 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,

R. cf. 54b. O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

Ou: Bendita sejais, ó Virgem Maria; trouxestes no ventre a Palavra eterna!.

48 pois, ele viu a pequenez de sua serva, eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.49 O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome!

R. cf. 54b. O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

Ou: Bendita sejais, ó Virgem Maria; trouxestes no ventre a Palavra eterna!

50 Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam.51 Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.

R. cf. 54b. O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

Ou: Bendita sejais, ó Virgem Maria; trouxestes no ventre a Palavra eterna!

52 Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou.53 De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.

R. cf. 54b. O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

Ou: Bendita sejais, ó Virgem Maria; trouxestes no ventre a Palavra eterna!

54 Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, 55 como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre.

R. cf. 54b. O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome.

Ou: Bendita sejais, ó Virgem Maria; trouxestes no ventre a Palavra eterna!
  • Evangelho: Mateus 12,46-50 – “Quem faz a vontade do meu Pai… esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.”

Naquele tempo, 46 enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47 Alguém disse a Jesus: 'Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo'. 48 Jesus perguntou àquele que tinha falado: 'Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?' 49 E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: 'Eis minha mãe e meus irmãos. 50 Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe'.

🌟 Aplicação para hoje

  • Na vida pessoal: consagrar o coração a Deus, buscando viver segundo sua vontade.

  • Na família: educar os filhos na fé, como fizeram Joaquim e Ana.

  • Na comunidade: ser presença de Deus no mundo, como Maria foi.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".