Pular para o conteúdo principal

Liturgia: Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo ⚪

Neste domingo, 23 de novembro de 2025, celebra-se a Solenidade de Cristo Rei do Universo, momento solene que encerra o Ano Litúrgico. Esta celebração convida à contemplação do reinado de Jesus Cristo, reconhecendo-O como Senhor absoluto da história, da criação e da obra redentora. A liturgia propõe uma profunda reflexão sobre Sua presença e autoridade em cada aspecto da existência humana, recordando que Seu reino é marcado pela justiça, pelo amor e pela paz. É uma ocasião para renovar a fé e reafirmar o compromisso de viver sob a soberania de Cristo, cuja realeza transcende o tempo e o espaço, abrangendo toda a humanidade e a plenitude da criação.

À medida que nos reunimos em comunhão, lembramos que Cristo, com seu amor inabalável, governa nosso mundo e nossos corações. Ele é o Rei que se fez servidor, que veio para nos mostrar o verdadeiro significado de reinar: servir com humildade e compaixão.

Neste dia, que as nossas vozes se unam em louvor, proclamando a soberania de Cristo em cada canto da Terra. Que possamos abrir nossos corações para acolher Suas ensinamentos e permitir que Sua luz nos guie, transformando nossas vidas e nos inspirando a viver a sua mensagem de amor e esperança. Celebrar Cristo Rei é reafirmar nossa fé e compromisso com o Reino de Deus.

📖Leituras do dia

Primeira Leitura: Leitura do Segundo Livro de Samuel 5,1-3

  • 1ª Leitura: 2 Samuel 5,1-3Davi é ungido rei de Israel, figura que antecipa o reinado de Cristo. Jesus é proclamado Rei não em um trono de ouro, mas na cruz. Ele reina com amor, entrega e misericórdia. Sua coroa é de espinhos, e seu cetro é a cruz. Cristo é Rei porque se fez servo, e sua autoridade vem do amor que salva.

Eles ungiram Davi como rei de Israel

Naqueles dias, 1 Todas as tribos de Israel  vieram encontrar-se com Davi em Hebron e disseram-lhe: "Aqui estamos. Somos teus ossos e tua carne. 2 Tempo atrás, quando Saul era nosso rei, eras tu que dirigias os negócios de Israel. E o Senhor te disse:  'Tu apascentarás o meu povo Israel e serás o seu chefe' ". 3 Vieram, pois, todos os anciãos de Israel até ao rei em Hebron. O rei Davi fez com eles uma aliança em Hebron, na presença do Senhor, e eles o ungiram rei de Israel.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

⚪⚪⚪⚪⚪⚪

Salmo Responsorial - Sl 121(122),1-2.4-5 (R. cf.1)

  • Salmo: Salmo 121(122) – “Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!”

R. cf.1 Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!

1 Que alegria, quando ouvi que me disseram: "Vamos à casa do Senhor!" 2 E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.

R. cf.1 Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!

4 Para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor. Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. 5 A sede da justiça lá está e o trono de Davi.

R. cf.1 Quanta alegria e felicidade: vamos à casa do Senhor!

⚪⚪⚪⚪⚪⚪

Segunda Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 1,12-20

  • 2ª Leitura: Colossenses 1,12-20 – A carta aos Colossenses afirma que tudo foi criado por meio de Cristo e para Ele. Ele é o princípio, o primogênito dos mortos, e nele tudo encontra sentido e consistência. Celebrar Cristo Rei é reconhecer que nossa vida só encontra plenitude quando está unida a Ele.

Recebeu-nos no reino de seu Filho amado

Irmãos: 12 Com alegria dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos santos. 13 Ele nos libertou do poder das trevas e nos recebeu no reino de seu Filho amado14 por quem temos a redenção, o perdão dos pecados. 15 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16 pois por causa dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes.   Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17 Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. 18 Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o Princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19 porque Deus quis habitar nele  com toda a sua plenitude 20 e por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

⚪⚪⚪⚪⚪⚪

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 23,35-43

  • Evangelho: Lucas 23,35-43 – Jesus crucificado é proclamado Rei e promete ao bom ladrão: “Hoje estarás comigo no Paraíso.” O ladrão crucificado ao lado de Jesus reconhece sua realeza e pede: “Lembra-te de mim.” Jesus responde com a promessa do Paraíso. Isso mostra que a salvação está ao alcance de todos que se abrem à graça, mesmo nos últimos instantes da vida.

Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado

Naquele tempo, 35 os chefes zombavam de Jesus dizendo: "A outros ele salvou. Salve-se a si mesmo, se, de fato, é o Cristo de Deus, o Escolhido!36 Os soldados também caçoavam dele; aproximavam-se, ofereciam-lhe vinagre, 37 e diziam:  "Se és o rei dos judeus, salva-te a ti mesmo!38 Acima dele havia um letreiro: "Este é o Rei dos Judeus.39 Um dos malfeitores crucificados o insultava, dizendo: "Tu não és o Cristo?  Salva-te a ti mesmo e a nós!40 Mas o outro o repreendeu, dizendo: "Nem sequer temes a Deus, tu que sofres a mesma condenação? 41 Para nós, é justo, porque estamos recebendo o que merecemos; mas ele não fez nada de mal". 42 E acrescentou:  '"Jesus, lembra-te de mim, quando entrares no teu reinado." 43 Jesus lhe respondeu:  "Em verdade eu te digo: ainda hoje estarás comigo no Paraíso".

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".