Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária–26 de abril de 2023

Liturgia Diária

 

Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 8,1b-8

Esse é um trecho dos Atos dos Apóstolos, que faz parte do Novo Testamento da Bíblia cristã. Nesse texto, é narrada a perseguição que os cristãos sofreram em Jerusalém após a morte de Estêvão, o primeiro mártir. Alguns deles fugiram para a Samaria, onde pregaram o evangelho e realizaram milagres, trazendo alegria ao povo.

Iam por toda a parte, pregando a Palavra

1. Naquele dia começou uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém. E todos, com exceção dos apóstolos, se dispersaram pelas regiões da Judeia e da Samaria.

2. Algumas pessoas piedosas sepultaram Estêvão e observaram grande luto por causa dele.

3. Saulo, porém, devastava a Igreja: entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão.

4. Entretanto, aqueles que se tinham dispersado iam por toda parte, pregando a Palavra.

5. Filipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo.

6. As multidões seguiam com atenção as coisas que Filipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia.

7. De muitos possessos saíam os espíritos maus, dando grandes gritos. Numerosos paralíticos e aleijados também foram curados.

Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 8,1b-8

8. Era grande a alegria naquela cidade.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 65(66),1-3a.4-5. 6-7a (R.1)

R: Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

- Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: "Como são grandes vossas obras!

- Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor de vosso nome!" Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens!

- O mar ele mudou em terra firme, e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para sempre com poder!


Aclamação ao Evangelho - cf. Jo 6,40

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Quem vê o Filho e nele crê, este tem a vida eterna, e eu o farei ressuscitar no último dia, diz Jesus (Jo 6,40);


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6,35-40

Esse é um trecho do Evangelho de João, que faz parte do Novo Testamento da Bíblia cristã. Nesse texto, Jesus se apresenta como o pão da vida, que dá a vida eterna aos que creem nele. Ele também promete que ressuscitará no último dia todos os que o Pai lhe confiou.

Esta é a vontade do meu Pai:
toda pessoa que vê o Filho tenha a vida eterna

Naquele tempo, disse Jesus à multidão:

35. "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede.

36. Eu, porém, vos disse que vós me vistes, mas não acreditais.

37. Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei.

38. Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

39. E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia.

40. Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia".

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".