Header Ads

Liturgia diária–30 de abril de 2023

Liturgia Diária

 

Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 2,14a.36-41

Essa é uma leitura bíblica que faz parte da liturgia do 4º Domingo da Páscoa no ano A. Ela narra um trecho do discurso de Pedro no dia de Pentecostes, quando ele proclama que Jesus é o Senhor e Cristo e convida os ouvintes a se arrependerem e se batizarem.

Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus

No dia de Pentecostes,

14a. Pedro, de pé, no meio dos Onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão.

36. Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes.'

37. Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: 'Irmãos, o que devemos fazer?'

38. Pedro respondeu: 'Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo.

39. Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si.'

40. Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo: 'Salvai-vos dessa gente corrompida!'

41. Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo. Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 22(23),1-3a.3b-4.5.6 (R. cf. 1.2c)

R: O Senhor é o pastor que me conduz; para as águas repousantes me encaminha.

- O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.

- Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei; estais comigo com bastão e com cajado; eles me dão a segurança!

- Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo, e com óleo vós ungis minha cabeça; o meu cálice transborda.

- Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.


Segunda Leitura da Primeira Carta de São Pedro 2,20b-25

Essa é outra leitura bíblica que faz parte da liturgia do 4º Domingo da Páscoa no ano A. Ela é um trecho da Primeira Carta de São Pedro, um dos apóstolos de Jesus, que escreveu para os cristãos que sofriam perseguições por causa de sua fé. Ele os encoraja a suportar com paciência o sofrimento por terem feito o bem, seguindo o exemplo de Cristo, que também sofreu por nós e nos salvou dos nossos pecados.

Voltareis ao Pastor de vossas vidas

Caríssimos:

20b. Se suportais com paciência aquilo que sofreis por ter feito o bem, isto vos torna agradáveis diante de Deus.

21. De fato, para isto fostes chamados. Também Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos.

22. Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca.

23. Quando injuriado, não retribuía as injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça.

24. Sobre a cruz, carregou nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes curados.

25. Andáveis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao pastor e guarda de vossas vidas.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Aclamação ao Evangelho - Jo 10,14

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Eu sou o bom pastor, diz o Senhor; eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem a mim


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 10,1-10

Esse é o Evangelho do dia, que é a leitura mais importante da liturgia católica. Ele é um trecho do Evangelho de João, um dos quatro livros que narram a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo. Nesse texto, Jesus se compara à porta do curral das ovelhas, que permite a entrada e a saída do rebanho. Ele diz que quem entra por ele será salvo e terá vida em abundância. Ele também se contrapõe aos falsos pastores, que são ladrões e assaltantes que querem explorar e destruir as ovelhas.

Eu sou a porta das ovelhas

Naquele tempo, disse Jesus:

1. 'Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante.

2. Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas.

3. A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora.

4. E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.

5. Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.'

6. Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer.

7. Então Jesus continuou: 'Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas.

8. Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram.

9. Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem.

10. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.