Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária–28 de abril de 2023

Liturgia Diária

 

Primeira Leitura dos Atos dos Apóstolos 9,1-20

Essa é uma leitura bíblica que narra a conversão de Saulo, que era um perseguidor dos cristãos, em Paulo, que se tornou um apóstolo de Jesus. A leitura faz parte do livro dos Atos dos Apóstolos, que conta a história da Igreja primitiva após a ascensão de Jesus. A leitura mostra como Saulo teve uma visão de Jesus no caminho de Damasco e ficou cego por três dias. Depois, ele foi curado por Ananias, um discípulo de Jesus, que lhe impôs as mãos e o batizou. Então, Saulo começou a pregar nas sinagogas que Jesus é o Filho de Deus. Essa leitura é um exemplo de como Deus pode transformar a vida de uma pessoa que se abre à sua graça e ao seu chamado.

Esse homem é o instrumento que escolhi
para anunciar o meu nome aos pagãos

Naqueles dias,

1. Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao sumo sacerdote

2. e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho.

3. Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo, de repente, viu-se cercado por uma luz que vinha do céu.

4. Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que me persegues?"

5. Saulo perguntou: "Quem és tu, Senhor?" A voz respondeu: "Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo.

6. Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer".

7. Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém.

8. Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então pegaram nele pela mão e levaram-no para Damasco.

9. Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu.

10. Em Damasco havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: "Ananias!" E Ananias respondeu: "Aqui estou, Senhor!"

11. O Senhor lhe disse: "Levanta-te, vai à rua que se chama Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está rezando".

12. E, numa visão, Saulo contemplou um homem chamado Ananias entrando e impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista.

13. Ananias respondeu: "Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus fiéis que estão em Jerusalém.

14. E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, recebidos dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome".

15. Mas o Senhor disse a Ananias: "Vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel.

16. Eu vou mostrar-lhe quanto ele deve sofrer por minha causa".

17. Então Ananias saiu, entrou na casa e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: "Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo".

18. Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas e ele recuperou a vista. Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado.

19. Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco

20. e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus.

  • Palavra do senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 116(117),1.2 (R. Mc 16,15)

R: Ide por todo o mundo, a todos pregai o evangelho.

- Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!

- Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!


Aclamação ao Evangelho - Jo 6,56

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue em mim permanece e eu vou ficar nele
.


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6,52-59

Evangelho de Jesus Cristo

Esse é o Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6,52-59. Ele faz parte do discurso do pão da vida, que Jesus pronunciou na sinagoga de Cafarnaum, depois da multiplicação dos pães e dos peixes. Nesse trecho, Jesus afirma que é preciso comer a sua carne e beber o seu sangue para ter a vida eterna. Essas palavras causaram escândalo entre os judeus, que não entendiam como alguém poderia dar a sua carne a comer. Eles interpretavam literalmente o que Jesus dizia, sem perceber o sentido espiritual e simbólico. Jesus se referia à sua morte na cruz, que seria o sacrifício de sua vida pela salvação da humanidade. Ele também se referia à Eucaristia, que é o sacramento em que ele se faz presente sob as espécies do pão e do vinho. Quem participa da Eucaristia com fé e amor, recebe o corpo e o sangue de Cristo e permanece unido a ele. A Eucaristia é o alimento da alma, que nos fortalece na caminhada cristã e nos prepara para a ressurreição²⁴⁶. Esse Evangelho nos convida a aprofundar a nossa fé e a nossa devoção à Eucaristia, que é o centro da vida da Igreja.

A minha carne é verdadeira comida
e o meu sangue, verdadeira bebida

Naquele tempo,

52. os judeus discutiam entre si, dizendo: "Como é que ele pode dar a sua carne a comer?"

53. Então Jesus disse: "Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós.

54. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.

55. Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida.

56. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

57. Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come viverá por causa de mim.

58. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre".

59. Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".