Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de março, 2024

Liturgia do dia: Domingo de Ramos

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Profeta Isaías (Is 50,4-7) 4. O Senhor Deus deu-me língua adestrada, para que eu saiba dizer palavras de conforto à pessoa abatida; ele me desperta cada manhã e me excita o ouvido, para prestar atenção como um discípulo. 5. O Senhor abriu-me os ouvidos; não lhe resisti nem voltei atrás. 6 . Ofereci as costas para me baterem e as faces para me arrancarem a barba; não desviei o rosto de bofetões e cusparadas. 7 . Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater o ânimo, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado. - Palavra do Senhor. - Graças a Deus. Salmo 21(22),8-9.17-18a.19-20.23-24 (R. 2a) R: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes? — Riem de mim todos aqueles que me veem, torcem os lábios e sacodem a cabeça: 'Ao Senhor se confiou, ele o liberte e agora o salve, se é verdade que ele o ama!'. R: Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes? — Cães numer...

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 2,41-51a | 5ª Sem. da Quaresma

Este trecho do Evangelho de Lucas 2,41-51a , narra a história de Jesus aos doze anos, quando ele fica no Templo de Jerusalém, ensinando os doutores da lei, após seus pais o terem procurado por três dias. Este episódio é significativo pois mostra Jesus crescendo em sabedoria e graça, e também revela sua compreensão precoce de sua missão e identidade divina. Além disso, destaca a obediência de Jesus a seus pais, José e Maria, mesmo sendo o Filho de Deus 3 . É um momento de transição na vida de Jesus, marcando o início de sua preparação para sua futura missão pública.

Nos passos de Maria

Maria é a discípula das discípulas. Ela assume o discipulado como estilo de vida e, assim, seus gestos, suas palavras, seus sentimentos, seu jeito de ser-viver-fazer estão direcionados para o próprio Jesus. Maria é a mãe de Jesus, mas também se apresenta como discípula dele.

Liturgia do dia: "Destruí, este templo e, em três dias eu o levantarei" | 3º Domingo da Quaresma 🟣

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Êxodo 20,1-17 O Livro do Êxodo , no capítulo 20, apresenta os Dez Mandamentos , que são os princípios fundamentais da lei de Deus. Esses mandamentos orientam o comportamento humano em relação a Deus e ao próximo. Vamos explorar cada um deles: Não terás deuses alheios diante de mim. Este mandamento enfatiza a exclusividade do culto ao Deus verdadeiro e proíbe a adoração de outros deuses ou ídolos. Não farás imagem nem semelhança de coisa alguma no céu, na terra ou nas águas. Aqui, Deus instrui contra a criação de ídolos ou imagens para adoração. Ele deseja que o povo se concentre em uma adoração espiritual e não material. Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão. Este mandamento exige respeito pelo nome de Deus e proíbe o uso irreverente ou falso do Seu nome. Lembra-te do dia do repouso, para santificá-lo. O sábado é um dia de descanso e adora...

Liturgia do dia: "Lançará ao fundo do mar todos os nossos pecados" | 2ª Sem. da Quaresma 🟣

Primeira Leitura: Leitura da Profecia de Miquéias 7,14-15.18-20 Esta leitura expressa a confiança no amor e na misericórdia de Deus, que perdoa os pecados do seu povo e cumpre as suas promessas. Essa leitura é usada pela Igreja Católica no tempo da Quaresma, como um convite à conversão e à esperança.