Header Ads

Nos passos de Maria

Maria é a discípula das discípulas. Ela assume o discipulado como estilo de vida e, assim, seus gestos, suas palavras, seus sentimentos, seu jeito de ser-viver-fazer estão direcionados para o próprio Jesus. Maria é a mãe de Jesus, mas também se apresenta como discípula dele.

Maria vive para Jesus não apenas porque ele é seu filho, mas porque é sabedora de que ele é o Filho de Deus e o Salvador do mundo. Dessa forma, a primeira das discípulas dá o tom do que vem a ser o verdadeiro discipulado:

Fazer a vontade de Jesus.

Muitos cristãos desejam a vida de Cristo sem o discipulado. Querem tudo quanto Jesus pode lhes dar, desde que não haja o seguimento e o compromisso. Na verdade, amamos Jesus e tudo o que ele fez por nós, porém nos incomodamos com aquilo que ele nos manda fazer.

A expressão de Maria revela-nos uma verdade singular: Jesus sempre se apresenta na relação conosco como Senhor e, consequentemente, deveríamos fazer tudo o que ele nos ordenar. Às vezes, temos a tendência, e em muitos casos a pretensão, de inverter essa situação e, dessa forma, nos apresentar como aqueles que determinam o que Jesus pode ou não fazer em relação a nós.

Queremos a plenitude de Jesus em nós, mas temos dificuldades de nos dedicar completamente a ele. A espiritualidade vivida por Maria segue numa direção oposta à nossa e, por isso, indica o bom caminho pelo qual devemos viver o discipulado. Para ela, o discipulado é a marca que distingue o verdadeiro do falso discípulo. Nesse sentido, a obediência e o desejo de servir se apresentam nela como elementos que a tornam uma discípula por excelência. Obediência e serviço estão impregnados na maneira como Maria vivia.

Eram como irmãos gêmeos que indicavam a melhor maneira de ser e fazer discípulo.

ORAÇÂO

Ensine-me a ser discípulo, Senhor, e a fazer discípulo. Seja para mim meu Mestre supremo, meu Modelo, meu Líder, meu Tudo, para que reflita, como bom discípulo, a beleza da sua graça.

✍️ Lᴜɪᴢ Aʟᴇxᴀɴᴅʀᴇ S. Rᴏssɪ


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.