Header Ads

Liturgia do dia: "Destruí, este templo e, em três dias eu o levantarei" | 3º Domingo da Quaresma 🟣

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Êxodo 20,1-17

O Livro do Êxodo, no capítulo 20, apresenta os Dez Mandamentos, que são os princípios fundamentais da lei de Deus. Esses mandamentos orientam o comportamento humano em relação a Deus e ao próximo. Vamos explorar cada um deles:

  1. Não terás deuses alheios diante de mim.
    • Este mandamento enfatiza a exclusividade do culto ao Deus verdadeiro e proíbe a adoração de outros deuses ou ídolos.
  2. Não farás imagem nem semelhança de coisa alguma no céu, na terra ou nas águas.
    • Aqui, Deus instrui contra a criação de ídolos ou imagens para adoração. Ele deseja que o povo se concentre em uma adoração espiritual e não material.
  3. Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão.
    • Este mandamento exige respeito pelo nome de Deus e proíbe o uso irreverente ou falso do Seu nome.
  4. Lembra-te do dia do repouso, para santificá-lo.
    • O sábado é um dia de descanso e adoração dedicado a Deus. É um lembrete da criação e um tempo para renovar o relacionamento com Ele.
  5. Honra a teu pai e a tua mãe.
    • Este mandamento enfatiza o respeito e a obediência aos pais como parte da ordem social e moral.
  6. Não cometerás homicídio.
    • Proíbe tirar a vida de outra pessoa injustamente.
  7. Não cometerás adultério.
    • Este mandamento trata da pureza sexual e da fidelidade no casamento.
  8. Não furtarás.
    • Proíbe roubar ou tomar injustamente a propriedade de outra pessoa.
  9. Não falarás falso testemunho contra o teu próximo.
    • Exige a honestidade e a integridade nas palavras e testemunho.
  10. Não cobiçarás a casa, a mulher ou qualquer coisa do teu próximo.
    • Este mandamento adverte contra a inveja e o desejo descontrolado pelas posses alheias.

Esses mandamentos formam a base da moralidade e da ética cristã, e sua obediência reflete o amor a Deus e ao próximo.

A Lei foi dada por Moisés

Naqueles dias, 1. Deus pronunciou todas estas palavras: 2. ”Eu sou o Senhor teu Deus que te tirou do Egito, da casa da escravidão. 3. Não terás outros deuses além de mim. 4. Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que existe em cima, nos céus, ou embaixo, na terra, ou do que existe nas águas, debaixo da terra. 5. Não te prostrarás diante destes deuses nem lhes prestarás culto, pois eu sou o Senhor teu Deus, um Deus ciumento. Castigo a culpa dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração dos que me odeiam, 6. mas uso da misericórdia por mil gerações com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 7. Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não deixará sem castigo quem pronunciar seu nome em vão. 8. Lembra-te de santificar o dia de sábado. 9. Trabalharás durante seis dias e farás todos os teus trabalhos, 10. mas o sétimo dia é sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu gado, nem o estrangeiro que vive em tuas cidades. 11. Porque o Senhor fez em seis dias o céu e a terra, o mar e tudo o que eles contêm; mas no sétimo dia descansou. Por isso o Senhor abençoou o dia do sábado e o santificou.

12. Honra teu pai e tua mãe, para que vivas longos anos na terra que o Senhor teu Deus te dará. 13. Não matarás. 14. Não cometerás adultério. 15. Não furtarás. 16. Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo. 17. Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 18(19),8.9.10.11 (R Jo 6,68c)

R: Senhor, tens palavras de vida eterna.

— A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.

R: Senhor, tens palavras de vida eterna.

— Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.

R: Senhor, tens palavras de vida eterna.

— É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

R: Senhor, tens palavras de vida eterna.

— Mais desejáveis do que o ouro são eles, do que o ouro refinado. Suas palavras são mais doces que o mel, que o mel que sai dos favos.

R: Senhor, tens palavras de vida eterna.


Segunda Leitura: Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 1,22-25

Nesta leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, no capítulo 1, versículos 22 a 25, o apóstolo Paulo aborda questões cruciais da fé cristã:

  1. Os Judeus Buscam Sinais:
    • Paulo menciona que os judeus buscam sinais miraculosos como prova da autenticidade da mensagem. Eles desejam evidências tangíveis para crer.
  2. Os Gregos Buscam Sabedoria:
    • Por outro lado, os gregos valorizam a sabedoria e o conhecimento intelectual. Eles buscam compreender profundamente as coisas.
  3. Nós Pregamos Cristo Crucificado:
    • Paulo declara que, apesar das expectativas culturais, ele e outros pregadores proclamam a mensagem da cruz. Isso pode parecer loucura para alguns, mas é o cerne do evangelho.
  4. Cristo, Poder e Sabedoria de Deus:
    • Para aqueles que são chamados, Cristo é tanto o poder de Deus quanto a sabedoria de Deus. A cruz, aparentemente tola, é, na verdade, a maior demonstração de amor e redenção.
  5. A Loucura e a Fraqueza de Deus:
    • Paulo conclui afirmando que a loucura de Deus é mais sábia do que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte do que a força dos seres humanos.

Esses versículos nos lembram que a fé transcende a lógica e que a mensagem da cruz é central para o cristianismo.

Pregamos Cristo crucificado, escândalo para os homens; mas para os chamados, sabedoria de Deus

Irmãos: 22. Os judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria; 23. nós, porém, pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e insensatez para os pagãos. 24. Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, esse Cristo é poder de Deus e sabedoria de Deus.

25. Pois o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Aclamação ao Evangelho - Jo 3,16

— Glória e louvor a vós, ó Cristo.
— Tanto Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único; todo aquele que crer nele há de ter a vida eterna.


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 2,13-25

Neste Evangelho de João, no capítulo 2, versículos 13 a 25, relata o episódio em que Jesus expulsa os vendedores e os cambistas do templo de Jerusalém, por profanarem a casa de seu Pai. Esse gesto de Jesus revela o seu zelo pela pureza da adoração a Deus e pela libertação do povo da opressão dos líderes religiosos. Jesus também anuncia que ele é o novo templo, o lugar onde Deus habita e se revela aos homens. Ele diz que, se destruírem o templo, ele o reconstruirá em três dias, referindo-se à sua morte e ressurreição. Vamos explorar o contexto e o significado desses versículos:

  1. Jesus no Templo:
    • A Páscoa dos judeus estava próxima, e Jesus subiu a Jerusalém. No Templo, ele se deparou com vendedores de bois, ovelhas e pombas, além dos cambistas que estavam ali sentados.
  2. A Ação de Jesus:
    • Jesus fez um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, incluindo as ovelhas e os bois. Ele espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas.
    • Dirigindo-se aos que vendiam pombas, Jesus disse: “Tirai isso daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!”
  3. O Significado:
    • Esse episódio é conhecido como a Purificação do Templo. Jesus estava reagindo à profanação do lugar sagrado, onde o comércio estava ocorrendo em detrimento da adoração a Deus.
    • Ele estava restaurando a santidade do Templo e reafirmando sua autoridade como Filho de Deus.
    • Os discípulos mais tarde lembraram-se das palavras das Escrituras: “O zelo por tua casa me consumirá.”
  4. Mensagem Profunda:
    • Jesus não apenas estava preocupado com a ordem física do Templo, mas também com a atitude espiritual das pessoas.
    • Ele nos ensina sobre a importância de reverência, pureza e verdadeira adoração a Deus.
    • O Templo físico é substituído pelo próprio corpo de Jesus como o novo Templo, e a fé em Cristo é o caminho para a comunhão com Deus.

Esse episódio nos convida a refletir sobre nossa própria relação com Deus e a importância de manter nosso coração e mente dedicados à verdadeira adoração.

Destruí, este templo e, em três dias eu o levantarei

13. Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14. No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15. Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16. E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isso daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!”

17. Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”.

18. Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?”

19. Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias eu o levantarei”.

20. Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?”

21. Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22. Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

23. Jesus estava em Jerusalém durante a festa da Páscoa. Vendo os sinais que realizava, muitos creram no seu nome. 24. Mas Jesus não lhes dava crédito, pois ele conhecia a todos; 25. e não precisava do testemunho de ninguém acerca do ser humano, porque ele conhecia o homem por dentro.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.