Pular para o conteúdo principal

Festa dos Santos Simão e Judas Tadeu, Apóstolos

São Simão, de Caná na Galiléia, e São Judas Tadeu, filhos de Maria de Cleofas e primos de Jesus, foram pregar o Evangelho, um para o Egito e o outro para a Mesopotâmia. Após trinta anos de obras apostólicas, foram chamados para a Pérsia, onde converteram um grande número de pagãos. As imagens do sol e da lua foram quebradas quando eles ordenaram, e os demônios saíram de seus templos e começaram a fuga na forma de negros etíopes.

Segundo relata São Jerônimo, ambos foram martirizados cruelmente quando estavam na Pérsia, mortos a golpes de machado (70), desferidos por sacerdotes pagãos, por se recusarem a prestar culto à deusa Diana. Os pagãos, excitados por dois mágicos, se lançaram sobre os santos apóstolos e os massacraram. Os instigadores do crime pereceram atingidos por um raio.

ORAÇÃO:

Oh Deus, que usastes aos bem-aventurados apóstolos Simão e Judas Tadeus para nos levar ao conhecimento de Vosso santo Nome, fazei que celebremos sua glória eterna avançando na virtude, e que avancemos em virtude celebrando sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".