Pular para o conteúdo principal

Papa confere ministérios leigos no domingo da Palavra de Deus 2023

Papa confere ministérios leigos no domingo da Palavra de Deus 2023

 

O Dicastério para a Evangelização informou que o papa conferirá três ministérios de leitores e sete ministérios de catequistas a homens e mulheres de países como México, Itália, Filipinas, Congo e País de Gales.

O rito acontecerá durante a missa que o papa celebrará na basílica de São Pedro, no Vaticano, às 9h30 no horário local (5h30, hora de Brasília).

No mesmo dia, Francisco entregará aos presentes um exemplar do evangelho de são Mateus.

O lema do Domingo da Palavra de Deus 2023 é: “Nós vos anunciamos o que vimos”, tirado da Primeira Carta do Apóstolo São João (1Jo 1,3).

O Papa Francisco instituiu o Domingo da Palavra de Deus em 30 de setembro de 2019, na festa de São Jerônimo, tradutor da Bíblia para o latim no século IV.

O papa estabeleceu a celebração desta data com o motu proprio Aperuit Illis, que se baseia na passagem bíblica de são Lucas, na qual é descrito o gesto de Jesus Cristo aos discípulos com o qual "abriu-lhes o entendimento para compreender as Escrituras" (cap. 24).

O objetivo do Domingo da Palavra de Deus é “fazer a Igreja reviver o gesto do Ressuscitado que abre, também para nós, o tesouro da sua Palavra, para podermos ser no mundo arautos desta riqueza inexaurível”, diz o motu proprio.

Em 10 de janeiro de 2021, Francisco modificou o Código de Direito Canônico com o motu proprio Spiritus Domini, que alterou cân. 230 § 1 para dar às mulheres acesso ao ministério instituído de leitorado e acolitado.

O papa Francisco também instituiu o ministério leigo de catequista com a carta apostólica Antiquum ministerium (Ministério antigo) em 11 de maio de 2021. Nela, solicitou a elaboração de um itinerário de formação, a descrição dos critérios normativos para acessar o ministério e a publicação de seu rito de instituição.

Em 2022, Francisco conferiu os ministérios de leitor e catequista a 16 fiéis leigos, homens e mulheres, provenientes de diversas partes do mundo. Entre os que foram instituídos no ministério de catequista estavam os brasileiros Regina de Sousa Silva e Wanderson Saavedra Correia, da diocese de Luziânia (GO).

Fonte: ACI Digital


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".

Santo do dia: São Edmundo Rich

São Edmundo Rich , conhecido também como Edmundo de Abingdon, desempenhou um papel central na Igreja, atuando como Arcebispo de Canterbury na Inglaterra. Ele nasceu em 30 de novembro de 1180, em Abingdon, e prosseguiu seus estudos em Oxford e Paris, focando-se em artes e matemática. Posteriormente, lecionou teologia e ascendeu ao posto de estimado Cânone e Tesoureiro na Catedral de Salisbury.

Santo do dia: Santa Cecília, Virgem e Mártir

Hoje, a comunidade cristã celebra com reverência a memória de Santa Cecília . Esta jovem notável, que consagrou sua existência ao serviço divino, permanece como um símbolo eterno de fé inabalável, bravura e virtude. A narrativa de sua vida, repleta de sacrifício e devoção, continua a ecoar, incentivando-nos a perseguir um caminho de santidade e dedicação plena a Deus. Sua jornada espiritual, marcada pela resistência e pelo amor puro, ilumina nossos corações e mentes, guiando-nos na busca por uma conexão mais profunda com o sagrado. Vida de Santa Cecília Santa Cecília nasceu em Roma no século III d.C. Desde jovem, ela se consagrou a Cristo e viveu uma vida de oração, caridade e pureza. Ela se casou com um homem chamado Valeriano, mas manteve sua virgindade e dedicou-se ao serviço de Deus. Martírio e Testemunho Apesar das perseguições, Santa Cecília permaneceu fiel a Cristo. Ela foi martirizada por sua fé, mas seu testemunho continuou a inspirar muitos cristãos ao longo dos séculos. Sua ...