Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de novembro, 2023

Santo André, Apóstolo - Festa

André era irmão de Simão (posteriormente chamado de Pedro por Jesus). Ambos eram filhos de um pescador chamado Jonas e nasceram na cidade de Betsaida, às margens do Lago de Genesaré, também conhecido como Mar da Galiléia. André e Pedro eram pescadores como o pai, sócios de João e Tiago (também discípulos de Jesus) numa comunidade de pesca e moravam em Cafarnaum no tempo em que o Mestre apareceu. Às margens do Mar da Galileia, Cafarnaum era bem maior que Betsaida, recebia gente de todo lugar e era bem mais promissora. Santo André, Apóstolo Discípulo de João Batista Antes de serem discípulos de Jesus, André e João, irmão de Tiago, foram discípulos de João Batista. Foi João Batista, aliás, quem apresentou Jesus a esses dois, dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo.” Os dois foram atrás de Jesus. O encontro com o Mestre deve ter sido maravilhoso porque, João, depois de mais de 60 anos, quando escreveu seu Evangelho, lembrou-se até da hora em que ele e A...

Leitura do Livro Sagrado: Leitura da Profecia de Daniel 5,1-6.13-14.16-17.23-28 | 34ª STC

A leitura narra o episódio em que o rei Belsazar, filho de Nabucodonosor, profana os vasos sagrados que foram tirados do templo de Jerusalém, bebendo vinho neles com seus convidados, suas mulheres e suas concubinas, e louvando os deuses de ouro, prata, bronze, ferro, madeira e pedra.

O presépio completa 800 anos neste Natal

São Francisco de Assis criou o primeiro presépio em 1223, dando início a uma das mais belas tradições natalinas – e ela está completando 800 anos de existência neste Natal.

Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, Solenidade

  Em 325, ocorreu o primeiro Concílio Ecumênico na cidade de Nicéia, Ásia Menor. Na ocasião, foi definida a divindade de Cristo contra as heresias de Ario: “Cristo é Deus, Luz da luz, Deus verdadeiro do Deus verdadeiro”. No ano de 1925, Pio XI proclamou o modo melhor para superar as injustiças: o reconhecimento da realeza de Cristo.

Santo André Dung-Lac, Presbítero, e companheiros mártires

Memória dos santos André Dung Lac, presbítero e companheiros mártires . Numa celebração comum se veneram os 117 missionários que sofreram o martírio no Tonquim, Anam e Cochinchina, regiões da Ásia, do atual Vietnã – oito bispos, muitos presbíteros e um ingente número de fiéis de ambos os sexos e de todas as condições e idades –, que aceitaram o desterro, os cárceres, os tormentos e enfim os mais cruéis suplícios, por recusarem calcar a cruz e abjurar da fé cristã.

Santa Cecília, virgem e mártir - Memória

A tradição narra que Cecília, nobre jovem romana, foi martirizada por volta do ano 230, durante o império de Alexandre Severo e o Pontificado de Urbano I. Seu culto é antiquíssimo: a Basílica a ela dedicada no bairro romano de Trastevere, é anterior ao edito de Constantino (Em 313, decretou o domingo como dia ferial) e a festa em sua memória foi celebrada no ano 545.

Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

  Maria foi apresentada no templo pelos pais aos três anos de idade, para ser santamente educada no serviço do Senhor. Os pais e mães das principais famílias de Jerusalém compareceram ao templo para prestar homenagem à família de Davi, e os anjos cobriram a menina com suas asas e cantaram em concerto harmonioso. Embora pequena, ela conhecia a grandeza do Senhor a quem ela iria servir. Assim, para chegar ao pontífice Zacarias, ela subiu os degraus do templo com uma firmeza e agilidade que excediam sua idade. O Espírito de Deus que animava sua alma supria a fraqueza de seu corpo.

História de Santa Isabel da Hungria, religiosa, Memória

De estirpe real, pois foi filha de André e Gertrudes, reis da Hungria, nasceu em 1207 e recebeu no batismo o nome de Isabel (Elisabeth), o qual significa ‘casa de Deus’. Aos quatro anos de idade viaja para a Alemanha onde crescerá juntamente com a família do seu noivo, Luís, príncipe da Turíngia e sucessor do rei da Turíngia, Hermano.

São Romano, o Melodista “Deus espera a nossa conversão”

Quando contemplo a ameaça suspensa sobre os culpados no tempo de Noé, tremo, eu que também sou culpado de pecados abomináveis. [...] O Criador começou por ameaçar os homens de então, porque esperava o tempo da sua conversão. Também para nós virá a hora final, que desconhecemos, e que até aos anjos foi ocultada (Mt 24,36). Nesse último dia, Cristo, o Senhor de antes dos séculos, virá cavalgando nas nuvens, para julgar a Terra, como viu Daniel (7,13). Antes de esta hora cair sobre nós, supliquemos-Lhe: «Salva da tua cólera todos os homens, pelo amor que nos tens, ó Redentor do Universo» [...]

São João Cassiano, Fundador de Mosteiro em Marselha ‘O Reino de Deus no meio de nós e dentro de nós’

  A meu ver, seria indigno afastarmo-nos da contemplação de Cristo, nem que fosse um momento. Quando a nossa vida começar a desviar-se deste objetivo divino, voltemos para ele os olhos do nosso coração e remetamos novamente para ele o olhar do nosso espírito. Tudo repousa no santuário profundo da alma; quando o demónio é dele expulso e o mal deixa de reinar, o reino de Deus estabelece-se em nós. Mas «o reino de Deus», escreve o evangelista, «não vem de maneira visível; [...] porque o reino de Deus está no meio de vós».

Santa Teresa de Calcutá, fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade “Somos inúteis servos”

  Não vos inquieteis à procura da causa dos grandes problemas da humanidade; contentai-vos em fazer o que puderdes pela sua resolução, ajudando aqueles que precisam. Há quem me diga que, praticando a caridade com os outros, libertamos o Estado das suas responsabilidades para com os pobres e os necessitados. É coisa que não me preocupa porque, em geral, os Estados não dão amor. Por mim, faço tudo o que posso; o resto não me compete.

São Leão Magno, papa e doutor da Igreja

  São Leão Magno é natural da Toscana, tornou-se diácono da Igreja de Roma, por volta do ano 430. Dez anos depois, Leão foi enviado pela imperatriz Plácida para pacificar a Gália, disputada pelo general Aécio e o prefeito pretoriano Albino. Após alguns meses, faleceu o Papa Sisto III. Leão, seu conselheiro, foi o Sucessor. Sua consagração como Pontífice – o 45º da história – ocorreu em 29 de setembro de 440.

Dedicação da Basílica do Latrão (Catedral de Roma), Festa

Sob o Pontificado de Bento XIII, em 1724, houve a criação da Festa que hoje celebramos. Desde então, ela foi estendida a toda a cristandade. Bento reconsagrou a Basílica depois dela ser várias vezes destruída e reconstruída, tendo a sua última atualização nesta data. Na Igreja Latina, essa data é sinal de amor e unidade ao Papa, dia de rezar por ele e fazer memória de sua importância religiosa particular e mundial. Por outro lado, dia de louvor e agradecimento pelo local físico (Igreja, capela, Matriz…), no qual cada um frequenta como patrimônio e fonte de união eclesial.

São Carlos Borromeu, bispo, Memória

Carlos, da ilustre família Borromeu, nasceu em 2 de outubro de 1538, em Arona, Itália. O menino revelou ótimo talento e uma inteligência rara. Ao lado dessas qualidades, manifestou forte inclinação para a vida religiosa, pela piedade e o temor a Deus.

São Martinho de Lima, Religioso Dominicano

São Martinho nasceu em Lima, no dia 9 de dezembro de 1579, filho de um nobre cavaleiro espanhol, João Porres, e de uma negra do Panamá, de origem africana, Ana Velásquez. Por causa da pele escura, o pai não o quis reconhecer, e no livro de batizado foi registrado como filho de pai ignorado.

Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos

Em vez de propor-nos, hoje, a veneração de um santo, a Igreja nos convida a comemorar, pelo nosso sufrágio, as almas dos fiéis já falecidos. A comemoração de todos os fiéis defuntos foi instituída neste dia a fim de socorrer, por boas obras gerais, os que não se beneficiam de preces especificamente dedicadas a eles. Deve-se a uma iniciativa tomada pelos monges beneditinos por volta do ano 1000. O abade São Odilo, superior mosteiro de Cluny na França, deu ordem para que em todos os conventos filiados a esta Ordem se celebrasse um ofício pelos defuntos na tarde do dia 1º de novembro. Essa comemoração foi adotada pela autoridade da Igreja, de tal modo que, aos poucos, se tornou universal a dedicação de dois de novembro à memória dos irmãos já falecidos.

Solenidade de todos os Santos

“Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade. Todos são chamados à santidade: ‘Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito’ “(Mt 5,48) (CIC 2013).

Liturgia Diária: Quarta-feira 01, 30ª Semana do Tempo Comum, Ano Ímpar (I) 🟢

  Na Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 8,26-30 , Paulo queria mostrar aos cristãos de Roma como o Espírito Santo os ajudava a viver na esperança da salvação, mesmo em meio às fraquezas e às tribulações. Paulo afirmava que o Espírito Santo intercedia por eles com gemidos inefáveis, conforme a vontade de Deus. Ele também ensinava que Deus tinha um projeto eterno de amor para aqueles que o amavam, e que ele os conhecia, os chamava, os justificava e os glorificava em Cristo. Paulo usava as palavras predestinação e eleição para expressar a iniciativa e a fidelidade de Deus, que não excluía a liberdade e a responsabilidade humanas. Paulo concluía que a esperança cristã era baseada na confiança e na gratidão a Deus, que fazia todas as coisas cooperarem para o bem dos que o amavam.