Header Ads

Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria2

 

Maria foi apresentada no templo pelos pais aos três anos de idade, para ser santamente educada no serviço do Senhor. Os pais e mães das principais famílias de Jerusalém compareceram ao templo para prestar homenagem à família de Davi, e os anjos cobriram a menina com suas asas e cantaram em concerto harmonioso. Embora pequena, ela conhecia a grandeza do Senhor a quem ela iria servir. Assim, para chegar ao pontífice Zacarias, ela subiu os degraus do templo com uma firmeza e agilidade que excediam sua idade. O Espírito de Deus que animava sua alma supria a fraqueza de seu corpo.

MEDITAÇÃO SOBRE A APRESENTAÇÃO DA SANTÍSSIMA VIRGEM

I. A partir dos três anos de idade, isto é, o mais cedo possível, Maria se consagra ao serviço do Senhor. Seus pais a oferecem de bom grado àquele que a concedeu ao escutar suas orações. Bem-aventurados os que, desde tenra idade, começam a servir a Deus! O que tu esperas para te entregares a Deus? Dá tudo o que tens; não perderás nada na troca, porque Ele se entregará inteiramente a ti. É uma mudança vantajosa abandonar tudo por um bem que é superior a tudo. (São Bernardo).

II. Maria, neste dia, oferece ao Senhor tudo o que ela tem, tudo o que pode fazer e tudo o que é; em uma palavra, se entrega a Ele sem reservas. Imitas a Maria, tu que dá a Deus uma partícula do teu coração e a reserva inteiramente para o mundo e para si mesmo? Queres dividir teu coração entre criaturas e Deus; é impossível. Senhor, é tardar muito para não me entregar a um Senhor tão bom! Eu ofereço a vós meu corpo e minha alma, tudo o que tenho, tudo o que posso e tudo o que sou.

III. Maria se consagra para sempre ao serviço de Deus, e se ela deixa o templo é apenas porque ela é o templo vivo no qual Jesus deve habitar. Não é verdade que tu já se apresentou a Deus para servi-lo? Mas, seu covarde, logo te cansou de servir a um Senhor tão bom: retrocedeu, com tuas ações, a promessa que havia feito! Santa Virgem, apresenta-me ao seu amado Filho; Eu quero ser todo dele até o fim da minha vida. Em um cristão, não é o começo, mas o fim que merece louvor. (São Jerônimo).

Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria3

 

AQUELA QUE ACREDITOU EM VIRTUDE DA FÉ, TAMBÉM PELA FÉ CONCEBEU

Prestai atenção, rogo-vos, naquilo que Cristo Senhor diz, estendendo a mão para seus discípulos: Eis minha mãe e meus irmãos. "Quem faz a vontade de meu Pai que me enviou, este é meu irmão, irmã e mãe" (Matth XII. 49-50). Acaso não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que creu pela fé, pela fé concebeu, foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação e que foi criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado? Sim! Ela o fez! Santa Maria fez totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que mãe de Cristo; maior felicidade gozou em ser discípula do que mãe de Cristo. Assim Maria era feliz porque, já antes de dar à luz o Mestre, trazia-o na mente.

Vede se não é assim como digo. O Senhor passava acompanhado pelas turbas, fazendo milagres divinos, quando certa mulher exclamou: "Bem-aventurado o seio que te trouxe. Feliz o ventre que te trouxe!" (Luc XI. 27). O Senhor, para que não se buscasse a felicidade na carne, que respondeu então? "Muito mais felizes os que ouvem a palavra de Deus e a guardam" (Luc XI. 28). Por conseguinte, também aqui é Maria feliz, porque ouviu a palavra de Deus e a guardou. Guardou a verdade na mente mais do que a carne no seio. Verdade, Cristo; carne, Cristo; a verdade-Cristo na mente de Maria; a carne-Cristo no seio de Maria. É maior o que está na mente do que o trazido no seio.

Santa Maria, feliz Maria! Contudo, a Igreja é maior que a Virgem Maria. Por quê? Porque Maria é porção da Igreja, membro santo, membro excelente, membro supereminente, mas membro do corpo total. Se ela pertence ao corpo total, logo é maior o corpo que o membro. A cabeça é o Senhor; e o Cristo total, é a cabeça e o corpo. Que direi? Temos cabeça divina, temos Deus por cabeça!

Portanto, irmãos, dai atenção avós mesmos. Também vós sois membros de Cristo, também vós sois corpo de Cristo. Vede de que modo o sois. Diz: "Eis minha mãe e meus irmãos" (Matth XII. 49). Como sereis mãe de Cristo? "Todo aquele que ouve e faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão e irmã e mãe" (cf. Matth XII. 50). Pensai: entendo irmão, entendo irmã; é uma só a herança, e é essa a misericórdia de Cristo que, sendo único, não quis ficar sozinho; quis que fôssemos herdeiros do Pai, co-herdeiros seus.

Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria4

 

ORAÇÃO:

Ó Deus, que haveis desejado que a bem-aventurada Maria, sempre virgem, em quem residia o Espírito Santo, fosse hoje apresentada no templo, fazei, por sua intercessão, que mereçamos ser apresentados no templo de vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.