Header Ads

Solenidade de todos os Santos

“Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade. Todos são chamados à santidade: ‘Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito’ “(Mt 5,48) (CIC 2013).

FESTA DE TODOS OS SANTOS

Sendo assim, nós passamos a compreender o início do sermão do Abade São Bernardo: “Para que louvar os santos, para que glorificá-los? Para que, enfim, esta solenidade? Que lhes importam as honras terrenas? A eles que, segundo a promessa do Filho, o Pai celeste glorifica? Os santos não precisam de nossas homenagens. Não há dúvida alguma, se veneramos os santos, o interesse é nosso, não deles”.

Sabemos que desde os primeiros séculos os cristãos praticam o culto dos santos, a começar pelos mártires, por isso, hoje, vivemos essa Tradição, na qual nossa Mãe Igreja nos convida a contemplarmos os nossos “heróis” da fé, esperança e caridade. Na verdade, é um convite a olharmos para o Alto, pois, neste mundo escurecido pelo pecado, brilham no Céu com a luz do triunfo e esperança daqueles que viveram e morreram em Cristo, por Cristo e com Cristo, formando uma “constelação”, já que São João viu: “Era uma imensa multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas” (Ap 7,9).

Todos esses combatentes de Deus merecem nossa imitação, pois foram adolescentes, jovens, homens casados, mães de família, operários, empregados, patrões, sacerdotes, pobres mendigos, profissionais, militares ou religiosos que se tornaram um sinal do que o Espírito Santo pode fazer num ser humano que se decide a viver o Evangelho que atua na Igreja e na sociedade. Portanto, a vida desses acabaram virando proposta para nós, uma vez que passaram fome, apelos carnais, perseguições, alegrias, situações de pecado, profundos arrependimentos, sede, doenças, sofrimentos por calúnia, ódio, falta de amor e injustiças; tudo isso, e mais o que constituem o cotidiano dos seguidores de Cristo que enfrentam os embates da vida sem perderem o entusiasmo pela Pátria definitiva, pois “não sois mais estrangeiros, nem migrantes; sois concidadãos dos santos, sois da Família de Deus” (Ef 2,19).

Neste dia, a Mãe Igreja faz este apelo a todos nós, seus filhos: “O apelo à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade se dirige a todos os fiéis cristãos.” “A perfeição cristã só tem um limite: ser ilimitada” (CIC 2028).

FESTA DE TODOS OS SANTOS

A festa de hoje, segundo a mente da Igreja, é um estímulo e um convite. Na viagem que fazemos para o céu, não raro somos tentados a desanimar, em vista das mil dificuldades que encontramos. A Igreja nos diz hoje: sursum corda! Olhai para o céu. Vede essa multidão sem número de santos, de todas as idades e condições, crianças, jovens, velhos. Lá se acham o bom ladrão, São Paulo perseguidor do Cristo, Santo Agostinho, Maria Madalena. Si isti et illæ, cur nom ego? (S. Agost.). Deus vult omnes homines salvos fieri, a todos chama e dá a sua graça. Depois de nos animar, a Igreja nos convida a trabalhar, a redobrar esforços, para conseguirmos a salvação: magis satagite, ut per bona opera. Mostra-nos o caminho; é o caminho da pobreza: beati pauperes; é o caminho das lágrimas: beati qui lugent; é o caminho dos sofrimentos: beati qui persecutionem patiuntur. Oh! felizes tribulações da vida! exclamam os santos no paraíso: momentaneum et leve tribulationis nostræ, æternum gloriæ pondus (2 Cor IV. 17).

A recompensa dos santos é segura, abundante e eterna. A recompensa da terra é incerta, defeituosa, vazia e caduca. Sursum corda! Prossigamos a viagem com os olhos fitos no céu. Quando mais pesada se nos afigurar a cruz que levamos, lembremo-nos de que mais pesadas foram as dos viajantes que nos precederam.

“Pela fé conquistaram reinos, exercitaram a justiça, obtiveram o efeito de promessas” (Hebreus 11, 33).

No início do século VII, o Santo Papa Bonifácio IV foi autorizado, pelo imperador Focas, a mudar o Panteão, erguido em homenagem aos deuses falsos que os pagãos juntamente celebravam, em uma igreja que foi dedicada à Santíssima Virgem e a todos os mártires. Esta cerimônia ocorreu em 13 de maio e seu aniversário se tornou um feriado fixo anual, que o papa Gregório IV transferiu para 1º de novembro e se estendeu por todo o império, o ano 835, durante o reinado de Luís o Bom, tornando-a Festa de todos os santos.

MEDITAÇÃO: A FESTA DE TODOS OS SANTOS

I. A vida dos santos tem sido cheia de misérias: eles foram perseguidos e atormentados pelos inimigos de Jesus Cristo; Deus enviou aflições para prová-las e purificá-los; em resumo, eles próprios recusaram os prazeres mais inocentes e exerceram em seus corpos grandes austeridades. Queres ir para onde eles estão? Este é o caminho, siga seus passos; Estes grandes homens tinham um corpo como o teu, mas valorosos que tu. Eles não são de natureza superior à nossa, mas de maior vigilância; Eles não estavam isentos de pecados, mas fizeram penitência. (Santo Ambrósio).

II. Os santos, apesar de suas provações, sempre foram felizes e felizes nesta vida, porque os consolos que Deus derramou em suas almas tiraram todo o sentimento das dores no corpo. Olha para eles na forca e no deserto: aqui, eles derramam lágrimas de conforto, lá, eles estão cheios de alegria no meio da tortura. Deus é tão generoso que Ele não quer esperar a outra vida para recompensá-los, até o faz neste mundo.

III. Se eles foram consolados nesta vida, que era o lugar do exílio, de sua luta e sofrimento, que alegria não serão preenchidos no céu, sua terra natal e lugar de triunfo! Lá eles possuem todos os bens que seu coração pode desejar, porque possuem a Deus; Eles não são afetados por nenhum desconforto. Ouça o que eles dizem para ti: "Para chegar ao céu, não pense em encontrar um caminho mais confortável do que o que percorremos em busca de Jesus Cristo. Não busques aqui abaixo o que nenhum santo foi capaz de encontrar, o que o próprio Cristo não encontrou".

ORAÇÃO:

Onipotente e eterno Deus, que nos concede honrar em solene solenidade os méritos de todos os vossos santos, fazei que, assistidos por tão numerosos intercessores, obtenhamos cada vez mais, segundo nossos desejos, a multidão de vossas graças. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Todos os santos de Deus, rogai por nós!


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.