Header Ads

Santo do dia: São Barnabé, Apóstolo e Mártir

São Barnabé era discípulo de Jesus Cristo e companheiro de trabalho de São Paulo. Tendo meditado nestas palavras do Salvador: Se queres ser perfeito, venda o que tem e dê aos pobres, vendeu o que possuía e levou o dinheiro obtido aos apóstolos. Pregou o Evangelho em Antioquia com São Paulo. Ele foi imediatamente com o grande Apóstolo para Selêucia, depois para Salamina e Pafos; e depois de ter também evangelizado muitos outros povos, ele morreu por volta do ano 60.

Escolhido pelo Espírito Santo para partilhar da tarefa e da missão dos doze Apóstolos, Barnabé é venerado pela Igreja como um deles. Desempenhou papel importante na primeira expansão do cristianismo fora do mundo judaico. Quando, ao sair do seu longo retiro na Arábia, São Paulo veio a Jerusalém, três anos depois da conversão, para submeter à aprovação de Pedro a missão de que o próprio Mestre o tinha incumbido junto dos pagãos, foi Barnabé quem o apresentou aos Apóstolos, pouco confiantes ainda no perseguidor de ontem. Seguiu depois São Paulo, acompanhando-o na sua primeira viagem missionária. Voltou com ele a Jerusalém, e ao partir para uma segunda viagem, Barnabé separou-se, dirigindo-se a Chipre.

São Barnabé não fez parte dos primeiros doze apóstolos escolhidos por Jesus. Mas acompanhou o Senhor e os apóstolos naqueles primeiros dias. Quando assistiu a um milagre realizado por Jesus Cristo, que diante de seus olhos curou um paralítico, Lucas fala dele como um “bom homem” (Atos 11, 24). Aceito, vendeu um campo de plantações que possuía para doar seu dinheiro aos apóstolos, como conta Lucas nos Atos 4, 36-38. Assim era Barnabé, homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé, segundo narram as Sagradas Escrituras.

Ele nasceu de pais judeus era da tribo de Levi e veio ao mundo na ilha de Chipre. Foi ali que estudou, na companhia de Paulo, com o célebre mestre Gamaliel, com quem aprendeu a firmeza de caráter, as ciências e as virtudes. Chamava-se José e, quando foi admitido entre os apóstolos, recebeu o nome de Barnabé, que significa “filho da consolação”, devido ao seu maravilhoso dom de acalmar e de consolar os aflitos. No quarto capítulo do Ato dos Apóstolos, Barnabé também é chamado de o “filho da exortação”. Foi pelas mãos de Barnabé que Paulo de Tarso, o terrível perseguidor dos cristãos, ingressou nos círculos dos cristãos, sendo apresentado a Pedro, Tiago e aos fiéis de Jerusalém depois de sua conversão. Barnabé é um dos primeiros profetas e professores da igreja em Antioquia (Atos 13, 1). Quando Paulo regressou a Jerusalém, depois de sua conversão, Barnabé o levou até os apóstolos (Atos 9, 27). Ele achou o trabalho tão extenso e pesado que foi para Tarso em busca de Paulo para ajudá-lo.

Paulo retornou com ele para Antioquia e trabalhou com ele durante um ano inteiro (Atos 11, 25-26). No final deste período, os dois foram enviados até Jerusalém (A.D. 44) com as contribuições que a igreja de Antioquia havia feito para os membros mais pobres da igreja de Jerusalém (Atos 11, 28-30). Pouco tempo depois eles voltaram, trazendo João Marcos com eles, e foram designados como missionários para a Ásia Menor. Visitaram Chipre e algumas das principais cidades da Panfília, Pisídia, e Licaônia (Atos 13, 14). Depois da sua conversão, Paulo de Tarso começa a ganhar destaque. A partir daí, ao invés de “Barnabé e Paulo”, como até então (11, 30; 12, 25; 13, 2,7), agora lê-se "Paulo e Barnabé" (13, 43,46,50; 14, 20; 15, 2,22,35). Só em Atos 14, 14 e Atos 15, 12-25 Barnabé ocupa novamente o primeiro lugar, porque tinha uma estreita relação com a igreja de Jerusalém. Voltando dessa primeira viagem missionária a Antioquia, eles foram novamente enviados a Jerusalém para consultar com a igreja de lá quanto à relação dos gentios com a igreja (Atos 15, 2; Gálatas 2, 1). Segundo Gl. 2, 9-10, foi feito um acordo entre eles e os apostólos João e Pedro, ficando decidido que Paulo e Barnabé iriam, no futuro, pregar aos pagãos, não esquecendo os pobres de Jerusalém.

Depois da questão ter sido resolvida, voltaram para Antioquia, levando o acordo do que ficaria conhecido Concílio de Jerusalém, segundo o qual gentios poderiam ser admitidos na igreja. Tendo retornado para Antioquia e passado algum tempo lá (15, 35), Paulo pediu a Barnabé para acompanhá-lo em outra viagem (15, 36). Barnabé quis levar João Marcos novamente, mas Paulo não concordou (15, 37-38). A disputa terminou com Paulo e Barnabé tomando rotas distintas. Paulo tomou Silas como seu companheiro, e ambos percorreram a Síria e a Cilícia; Barnabé, com seu primo mais novo João Marcos, foram para Chipre (15, 36-41). Barnabé não é mencionado novamente por Lucas em Atos. No entanto, sabe-se que ele continuou a trabalhar como missionário (I Coríntios 9, 6).

  • MEDITAÇÃO SOBRE SANTIDADE A QUE TEMOS DE TENDER, CADA UM NO SEU ESTADO

I. Como neste mundo não há estado ou vocação em que não se possa ser salvo, tampouco há alguém que não seja possível condenar-se a si mesmo, porque sempre temos liberdade para ofender a Deus. Não confies, então, na santidade de tua vocação, nem no lugar onde moras, nem na posição que ocupas. Nem o lugar, nem o terno, nem a profissão são as que santificam o homem; são as boas obras que ele faz; só elas te seguirão ao outro mundo. Como cumpres as obrigações impostas a ti pelo estado de vida em que Deus te colocou? Se merecem louvor, não por terem vivido em Jerusalém, mas por terem vivido bem nela. (São Jerônimo)

II. Viva de acordo com teu estado. Uma é a virtude do homem do mundo, outra a dos religiosos. A vida do apóstolo não é a do solitário. Estude o espírito de tua vocação e tente se adequar a ela. Se tu estás preso a uma regra, observe-a; Se não, guarde os mandamentos de Deus, consulte o diretor de tua consciência e siga seu conselho.

III. Imite os santos que exerceram a mesma profissão que tu; leve entre eles um como patrono e modelo, invoque-o e tente imitá-lo. Não há profissão que não tenha santos; compare sua vida com a tua, imite as virtudes que lhe dão exemplo. Sempre tenha teu coração voltado para o céu para o qual atraem, e para o qual deve tu mesmo, pois é onde Deus está, teu tesouro. Que nosso coração esteja onde queremos ter nosso tesouro. (Tertuliano)

  • ORAÇÃO:

Ó Deus, que nos alegrais com os méritos e intercessões do vosso Apóstolo São Barnabé, suplicamos-vos, concedei-nos as graças que nós imploramos através de sua interseção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.