Header Ads

Santo do dia: São Carlos Lwanga e companheiros mártires

São Carlos Lwanga e seus companheiros são conhecidos como os mártires de Uganda. Eles foram vítimas de perseguições contra os cristãos no final do século XIX, em Uganda. Carlos Lwanga, pertencente ao clã de Ngabi, foi atraído pelas palavras do Evangelho proferidas pelos Missionários da África, também conhecidos como “Padres Brancos”. Ele se converteu ao cristianismo e, em 1885, foi convocado pelo tribunal para ser prefeito da Sala Real.

No entanto, o rei Mwanga II, que inicialmente acolheu Lwanga com benevolência, começou uma perseguição contra os cristãos, instigado pelos feiticeiros locais que viam o poder do rei comprometido pela força do Evangelho.

Em 25 de maio de 1886, Carlos Lwanga foi condenado à morte, junto com outros. As execuções começaram no dia seguinte. Para aumentar o sofrimento dos condenados, eles foram transferidos para o Palácio Real de Munyonyo, em Namugongo, lugar das penas capitais.

No dia 3 de junho, os sobreviventes chegaram exaustos à colina Namugongo, onde enfrentaram uma fogueira. Carlos Lwanga e seus companheiros, junto com alguns fiéis anglicanos, foram queimados vivos.

Em 1920, Bento XV proclamou a Beatificação destes mártires. Em 1934, Pio XI elevou Carlos Lwanga a "Padroeiro da Juventude da África cristã".

Fonte: Vaticano News e Canção Nova


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.