Pular para o conteúdo principal

Santo do dia: São Carlos Lwanga e companheiros mártires

São Carlos Lwanga e seus companheiros são conhecidos como os mártires de Uganda. Eles foram vítimas de perseguições contra os cristãos no final do século XIX, em Uganda. Carlos Lwanga, pertencente ao clã de Ngabi, foi atraído pelas palavras do Evangelho proferidas pelos Missionários da África, também conhecidos como “Padres Brancos”. Ele se converteu ao cristianismo e, em 1885, foi convocado pelo tribunal para ser prefeito da Sala Real.

No entanto, o rei Mwanga II, que inicialmente acolheu Lwanga com benevolência, começou uma perseguição contra os cristãos, instigado pelos feiticeiros locais que viam o poder do rei comprometido pela força do Evangelho.

Em 25 de maio de 1886, Carlos Lwanga foi condenado à morte, junto com outros. As execuções começaram no dia seguinte. Para aumentar o sofrimento dos condenados, eles foram transferidos para o Palácio Real de Munyonyo, em Namugongo, lugar das penas capitais.

No dia 3 de junho, os sobreviventes chegaram exaustos à colina Namugongo, onde enfrentaram uma fogueira. Carlos Lwanga e seus companheiros, junto com alguns fiéis anglicanos, foram queimados vivos.

Em 1920, Bento XV proclamou a Beatificação destes mártires. Em 1934, Pio XI elevou Carlos Lwanga a "Padroeiro da Juventude da África cristã".

Fonte: Vaticano News e Canção Nova


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".