Header Ads

Tempo Comum na Igreja Católica

O Tempo Comum é uma parte importante do Ano Litúrgico na Igreja Católica. Ele é o período mais extenso do ano litúrgico, com 33 a 34 semanas. Este tempo é dividido em duas partes:

 

  • A primeira parte começa após a Festa do Batismo do Senhor e vai até a terça-feira de Carnaval.
  • A segunda parte começa após a festa de Pentecostes.

Durante o Tempo Comum, os fiéis acompanham Jesus em sua vida pública, seus ensinamentos e pregações, seus milagres e sinais no meio das multidões. É também o tempo de ver os sinais da Igreja, presentes já nas cartas apostólicas, nos escritos do Antigo Testamento e nos Evangelhos.

As 34 semanas do Tempo Comum são um período rico e profundo de ensinamentos concretos para uma santidade vivida no cotidiano. Além disso, é nesse período que temos a oportunidade de viver grande parte das festas e solenidades do nosso ano litúrgico, evidenciando a Igreja gloriosa (Nossa Senhora, santos, mártires e virgens) como meta de nossa peregrinação.

A cor predominante desse tempo é o verde, que simboliza a esperança na vinda do reino de Deus. Durante o Tempo Comum, vivemos a esperança da chegada do reino de Deus e da segunda vinda de Cristo.

Algumas solenidades e festas importantes ocorrem durante o Tempo Comum, dentre algumas destacamos: Santíssima Trindade, que ocorre no domingo após Pentecostes; Solenidade de São Pedro e São Paulo, no fim do mês de junho ou início de julho; Assunção de Nossa Senhora, no dia 15 de agosto; e a Solenidade de Cristo Rei, na última semana do Tempo Comum.

O Tempo Comum nos ajuda a ter um senso de comunidade, ou seja, ninguém constrói o Reino de Deus sozinho, mas com a ajuda do próximo. Aproveitemos esse Tempo Comum para nutrir em nosso coração o desejo de ser discípulos e missionários do Senhor.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.