Pular para o conteúdo principal

Liturgia: "A Testemunha da Luz: João, Apóstolo e Evangelista" | 3º Dia na Oitava de Natal ⚪

Neste dia 27 de dezembro, celebramos a figura inspiradora de São João, Apóstolo e Evangelista, conhecido como a "Testemunha da Luz". Sua vida e ensinamentos nos convidam a refletir sobre nosso papel no mundo: ser portadores da luz de Cristo. João, um dos discípulos mais íntimos de Jesus, testemunhou a verdade e o amor divinos, iluminando o caminho para muitos. Ao seguirmos seu exemplo, somos chamados a brilhar em meio às trevas, partilhando a esperança e a fé com aqueles que nos rodeiam. Que a mensagem de São João nos inspire a viver com autenticidade e propósito!

Primeira Leitura

  • Início da Primeira Carta de São João 1,1-4

    • "Caríssimos, o que era desde o princípio, o que nóus ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida, de fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós; isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo."

Primeira Leitura: Início da Primeira Carta de São João 1,1-4

O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos

Caríssimos, 1. o que era desde o princípio, o que nós ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida, 2. - de fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós -; 3. isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4. Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria fique completa.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

____________________________________________________________________________

Salmo Responsorial

  • Salmo 96 (97), 1-2.5-6.11-12 (R. 12a)

    • "Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito."

Salmo Responsorial - Sl 96(97),1-2.5-6.11-12 (R. 12a)

R. 12a. Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

1. Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! 2. Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito.

R. 12a. Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

5. As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; 6. e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.

R. 12a. Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

11. Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria, para os retos corações. 12. Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu santo nome!

R. 12a. Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

____________________________________________________________________________

Evangelho

  • Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,2-8

    • "No primeiro dia da semana, Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: 'Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram.' Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo."

Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,2-8

O outro discípulo correu mais depressa que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo

No primeiro dia da semana, 2. Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram". 3. Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo5. Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6. Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7. e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8. Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vos Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".