Pular para o conteúdo principal

Liturgia: "A Testemunha da Luz: João, Apóstolo e Evangelista" | 3º Dia na Oitava de Natal ⚪

Neste dia 27 de dezembro, celebramos a figura inspiradora de São João, Apóstolo e Evangelista, conhecido como a "Testemunha da Luz". Sua vida e ensinamentos nos convidam a refletir sobre nosso papel no mundo: ser portadores da luz de Cristo. João, um dos discípulos mais íntimos de Jesus, testemunhou a verdade e o amor divinos, iluminando o caminho para muitos. Ao seguirmos seu exemplo, somos chamados a brilhar em meio às trevas, partilhando a esperança e a fé com aqueles que nos rodeiam. Que a mensagem de São João nos inspire a viver com autenticidade e propósito!

Primeira Leitura

  • Início da Primeira Carta de São João 1,1-4

    • "Caríssimos, o que era desde o princípio, o que nóus ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida, de fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós; isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo."

Primeira Leitura: Início da Primeira Carta de São João 1,1-4

O que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos

Caríssimos, 1. o que era desde o princípio, o que nós ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos tocaram da Palavra da Vida, 2. - de fato, a Vida manifestou-se e nós a vimos, e somos testemunhas, e a vós anunciamos a Vida eterna, que estava junto do Pai e que se tornou visível para nós -; 3. isso que vimos e ouvimos, nós vos anunciamos, para que estejais em comunhão conosco. E a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo. 4. Nós vos escrevemos estas coisas para que a nossa alegria fique completa.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

____________________________________________________________________________

Salmo Responsorial

  • Salmo 96 (97), 1-2.5-6.11-12 (R. 12a)

    • "Ó justos, alegrai-vos no Senhor! Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito."

Salmo Responsorial - Sl 96(97),1-2.5-6.11-12 (R. 12a)

R. 12a. Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

1. Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! 2. Treva e nuvem o rodeiam no seu trono, que se apoia na justiça e no direito.

R. 12a. Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

5. As montanhas se derretem como cera ante a face do Senhor de toda a terra; 6. e assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória.

R. 12a. Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

11. Uma luz já se levanta para os justos, e a alegria, para os retos corações. 12. Homens justos, alegrai-vos no Senhor, celebrai e bendizei seu santo nome!

R. 12a. Ó justos, alegrai-vos no Senhor!

____________________________________________________________________________

Evangelho

  • Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,2-8

    • "No primeiro dia da semana, Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: 'Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram.' Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo."

Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,2-8

O outro discípulo correu mais depressa que Pedro, e chegou primeiro ao túmulo

No primeiro dia da semana, 2. Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram". 3. Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. 4. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo5. Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. 6. Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão 7. e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. 8. Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vos Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".

Santo do dia: São Edmundo Rich

São Edmundo Rich , conhecido também como Edmundo de Abingdon, desempenhou um papel central na Igreja, atuando como Arcebispo de Canterbury na Inglaterra. Ele nasceu em 30 de novembro de 1180, em Abingdon, e prosseguiu seus estudos em Oxford e Paris, focando-se em artes e matemática. Posteriormente, lecionou teologia e ascendeu ao posto de estimado Cânone e Tesoureiro na Catedral de Salisbury.

Santo do dia: Santa Cecília, Virgem e Mártir

Hoje, a comunidade cristã celebra com reverência a memória de Santa Cecília . Esta jovem notável, que consagrou sua existência ao serviço divino, permanece como um símbolo eterno de fé inabalável, bravura e virtude. A narrativa de sua vida, repleta de sacrifício e devoção, continua a ecoar, incentivando-nos a perseguir um caminho de santidade e dedicação plena a Deus. Sua jornada espiritual, marcada pela resistência e pelo amor puro, ilumina nossos corações e mentes, guiando-nos na busca por uma conexão mais profunda com o sagrado. Vida de Santa Cecília Santa Cecília nasceu em Roma no século III d.C. Desde jovem, ela se consagrou a Cristo e viveu uma vida de oração, caridade e pureza. Ela se casou com um homem chamado Valeriano, mas manteve sua virgindade e dedicou-se ao serviço de Deus. Martírio e Testemunho Apesar das perseguições, Santa Cecília permaneceu fiel a Cristo. Ela foi martirizada por sua fé, mas seu testemunho continuou a inspirar muitos cristãos ao longo dos séculos. Sua ...