Santo do dia: Santa Olímpia
Santa Olímpia nasceu em uma família nobre em Constantinopla. Órfã desde jovem, foi acolhida por Teodósia, que era responsável por seu tio Procópio. Casou-se com o prefeito Nebrídio, mas ficou viúva em pouco. Recusou diversas propostas de casamento e teve sua herançaada pelo Imperador Teodósio até completar trinta anos. Ao recuperar sua riqueza em 391, foi ordenada como diaconisa e fundou uma comunidade religiosa ao lado de outras mulheres. Com a determinação e a liderança que demonstrou, Santa Olímpia tornou-se uma figura importante na história da igreja, dedicando sua vida ao serviço religioso e ao apoio a outras mulheres em busca de espiritualidade e propósito. Sua trajetória exemplifica a força e a resiliência em tempos de adversidade, servindo de inspiração para muitos.
Santa Olímpia, reconhecida por sua generosidade, recebeu conselhos de seu próximo aliado, São João Crisóstomo, para moderar sua caridade. Quando Crisóstomo foi nomearca em 398, ele a orientou. Olímpia fundou um hospital e um orfanato, auxiliou monges de Nitria e apoiou decisivamente Crisóstomo durante sua expulsão de Constantinopla em 404, rejeitando o usurpador patriarcal Arsácio.
Ela enfrentou sanções do prefeito Optato devido à sua lealdade a Crisóstomo e observou a dissolução de sua comunidade sob o governo Ático, sucessor de Arsácio. Apesar das doenças e perseguições que enfrentou em seus últimos anos, ela encontrou consolo nas cartas de Crisóstomo até sua morte no exílio em Nicomédia, ocorrida em 25 de julho, pouco depois da própria morte de Crisóstomo. O dia dedicado à celebração de Santa Olímpia é comemorado em 17 de dezembro.
Oração dedicada a Santa Olímpia:
Santa Olímpia, fiel serva de Cristo, que dedicastes vossa vida à caridade e ao serviço dos necessitados, intercedei por nós junto ao Senhor. Rogamos que nos inspireis a viver com o mesmo amor e dedicação ao próximo, ajudando-nos a ser instrumentos da paz e da misericórdia de Deus. Santa Olímpia, orai por nós, para que possamos seguir o exemplo de humildade e compaixão que nos deixastes. Amém.
Nenhum comentário