Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de junho, 2023

Liturgia diária: 30 de junho de 2023 / 12ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 17,1.9-10.15-22 A leitura fala sobre a aliança de Deus com Abraão e a mudança dos nomes de Abrão e Sarai para Abraão e Sara. Essa aliança envolve a promessa de que Abraão seria o pai de muitas nações e que sua descendência seria abençoada por Deus. Também estabelece a circuncisão como sinal dessa aliança entre Deus e os homens.

Liturgia diária: 29 de junho de 2023 / 12ª Semana do Tempo Comum

  Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 16,1-12.15-16 A leitura conta a história do nascimento de Ismael, o filho de Abraão com Agar, a serva egípcia de Sara. Esse capítulo mostra as consequências da impaciência e da falta de fé de Sara, que tentou resolver o problema da sua esterilidade por meio de um costume humano, em vez de confiar na promessa de Deus. Também revela a misericórdia e o cuidado de Deus com Agar e Ismael, que foram desprezados e afligidos por Sara.

Santo do dia: Santo Irineu, Padre da Igreja que combateu heresias

Padre da Igreja, grego de nascimento, filho de pais cristãos, nasceu na ilha de Esmirna, no ano 130. Foi discípulo de Policarpo, outro Padre e santo da Igreja. Dele Irineu pôde recolher ainda viva a tradição apostólica, pois Policarpo fora consagrado bispo pelo próprio João Evangelista, o que torna importantíssimos os seus testemunhos doutrinais.

Liturgia diária: 28 de junho de 2023 / 12ª Semana do Tempo Comum / Memória Santo Irineu

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 15,1-12.17-18 Nessa passagem, Deus garante a Abraão que ele terá um filho de sua própria carne e que sua descendência será tão numerosa quanto as estrelas do céu. Deus também promete dar a Abraão e seus descendentes a posse da terra de Canaã, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates.

Liturgia diária: 27 de junho de 2023 / 12ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 13,2.5-18 A leitura mostra como Abraão e Ló resolveram um conflito que surgiu entre seus pastores por causa da escassez de terra e água para seus rebanhos. Abraão, com generosidade e confiança em Deus, propôs que eles se separassem e deixou que Ló escolhesse a parte que preferisse. Ló, atraído pela beleza e fertilidade da campina do Jordão, escolheu essa região e se aproximou da cidade de Sodoma, que era famosa por sua maldade. Abraão ficou na terra de Canaã, onde Deus lhe confirmou sua promessa de lhe dar aquela terra e uma descendência numerosa.

Liturgia diária: 26 de junho de 2023 / 12ª Semana do Tempo Cumum

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 12,1-9 A leitura narra o chamado de Deus a Abrão, que depois seria chamado de Abraão . Deus pede que ele saia da sua terra e da sua família e vá para uma terra desconhecida, prometendo-lhe fazer dele uma grande nação e abençoar todas as famílias da terra por meio dele.

Santo do dia: Solenidade da Natividade de São João Batista

Com muita alegria, a Igreja, solenemente, celebra o nascimento de São João Batista . Santo que, juntamente com a Santíssima Virgem Maria, é o único a ter o aniversário natalício recordado pela liturgia.

Liturgia diária: 24 de junho de 2023 / Natividade de João Batista

  Primeira Leitura: Leitura do livro do Profeta Isaías 49,1-6 Essa leitura faz parte do Antigo Testamento da Bíblia. Isaías fala sobre o chamado e a missão do Servo de Deus, que é identificado como Israel, mas também pode ser visto como uma figura messiânica. O Servo de Deus tem a tarefa de restaurar o povo de Israel e levar a luz e a salvação de Deus às nações. O Servo de Deus confia que Deus lhe dará a recompensa e o reconhecimento por seu trabalho, mesmo que pareça em vão. Esse texto é uma mensagem de esperança e consolo para os que sofrem e se sentem abandonados por Deus.

Liturgia diária: 23 de junho de 2023 / 11ª Semana do Tempo Comum

  Primeira Leitura: Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 11,18.21b-30 Nesta Leitura, Paulo está defendendo seu ministério e sua autoridade apostólica contra os falsos apóstolos que o acusam de ser fraco, covarde e indigno. Paulo se gloria de suas fraquezas, sofrimentos e perseguições por amor a Cristo, mostrando que é nesses momentos que ele experimenta o poder e a graça de Deus.

Liturgia diária: 22 de junho de 2023 / 11ª Semana do Tempo Comum

  Primeira Leitura: Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 11,1-11 Neste trecho, Paulo defende a sua autoridade apostólica e a sua sinceridade no anúncio do evangelho, diante de alguns falsos apóstolos que tentavam desacreditá-lo e enganar os coríntios. Anunciei-vos, gratuitamente, o evangelho de Deus Irmãos: 1. Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2. Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura. 3. Porém, receio que, como Eva foi enganada pela esperteza da serpente, também vossos pensamentos se corrompam, afastando-se da simplicidade e pureza devidas a Cristo. 4. De fato, se aparece alguém pregando um outro Jesus, que nós não pregamos, ou prometendo um outro Espírito, que não recebestes, ou anunciando um outro evangelho, que não acolhestes, vós o suportais de bom grado. 5....

Santo do dia: São Luís Gonzaga, Confessor

São Luís Gonzaga , S.J., (Mântua, 9 de março de 1568 — Roma, 21 de junho de 1591) foi um religioso italiano e santo da Igreja Católica. Filho de Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione e irmão do Duque de Mântua, príncipe do Sacro Império, sendo herdeiro do feudo soberano de Castiglione; seu pai gostaria que seu primogênito seguisse seus passos de soldado e comandante no exército imperial. Com apenas 5 anos de idade já marchava atrás do exército do pai, aprendendo o uso das armas com os rudes soldados.

Liturgia diária: 21 de junho 2023

  Primeira Leitura: Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 9,6-11 Na leitura, Paulo fala sobre a generosidade dos cristãos na coleta que ele estava organizando para os irmãos pobres da Judéia. Ele usa a metáfora do semeador para incentivar os coríntios a darem com alegria e liberalidade, pois Deus ama quem dá com alegria e recompensa abundantemente quem semeia generosamente.

Liturgia diária: 20 de junho de 2023

  Primeira Leitura: Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 8,1-9 Nessa carta, Paulo fala sobre seus sofrimentos e sua autoridade apostólica, e também sobre a coleta que ele estava organizando para os cristãos pobres da Judéia. Essa leitura é mostrar que a generosidade cristã é uma resposta à graça de Deus, que nos deu o seu Filho como o maior presente. Paulo queria que os coríntios demonstrassem o seu amor e a sua gratidão por meio de uma oferta voluntária e sincera, que ajudaria os irmãos necessitados e também glorificaria a Deus. Jesus Cristo de rico que era, tornou-se pobre por causa de vós 1 Irmãos, queremos levar ao vosso conhecimento a graça de Deus que foi concedida às Igrejas da Macedônia. 2 Com efeito, em meio a grandes tribulações que as provaram, a sua extraordinária alegria e extrema pobreza transbordaram em tesouros de liberalidade. 3 Eu sou testemunha de que esses irmãos, segundo os seus recursos e mesmo além de seus recur...

Francisco: Deus não está distante, mas é Pai. O agradecimento do Papa

  "Desejo expressar minha gratidão por todos aqueles que demonstraram afeto, cuidado e amizade" durante minha hospitalização, "e garantiram o apoio da oração". Foi o que disse o Papa Francisco , que voltou neste 11º Domingo do Tempo Comum a recitar o Angelus na Praça São Pedro, depois de ter sido submetido a uma cirurgia em 7 de junho no Hospital Geral Agostino Gemelli, em Roma. "Essa proximidade para mim tem sido de grande ajuda e conforto", acrescentou olhando pela janela de seu escritório no Palácio Apostólico do Vaticano, "Obrigado de coração".

Liturgia diária: 19 de junho de 2023

  Primeira Leitura: Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 6,1-10 Nessa carta, Paulo defende seu ministério, sua vocação e sua autoridade apostólica, além de falar sobre as tribulações, a disciplina da igreja, a esperança e as ofertas.

Liturgia diária: 18 de junho 2023

  Primeira Leitura: Leitura do Livro do Êxodo 19,2-6a Esta passagem descreve como Deus convidou Israel a entrar em sua aliança e se tornar seu “tesouro”, “ um reino sacerdotal e uma nação santa ”. Deus também se revelou ao povo em uma densa nuvem no Monte Sinai, mostrando sua santidade e poder. A leitura também mostra que Israel era o “filho primogênito” de Deus, que foi chamado para manifestar o governo de Deus na terra e trazer suas bênçãos às nações. Vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa Naqueles dias, os israelitas, 2 partindo de Rafidim, chegaram ao deserto do Sinai, onde acamparam. Israel armou aí suas tendas, defronte da montanha. 3 Moisés, então, subiu ao encontro de Deus. O Senhor chamou-o do alto da montanha, e disse: “Assim deverás falar à casa de Jacó e anunciar aos filhos de Israel: 4 Vistes o que fiz aos egípcios, e como vos levei sobre asas de águia e vos trouxe a mim. 5 Portanto, se ouvirdes a minha voz e guard...

Liturgia diária: 17 de junho de 2023 – Imaculado Coração de Maria

  Primeira Leitura: Leitura do Livro do Profeta Isaías 61,9-11 A leitura mostra que Deus promete abençoar o seu povo e fazer com que ele seja reconhecido entre as nações como sua descendência. Nessa leitura, o profeta Isaías expressa a sua alegria e confiança em Deus, que lhe veste de salvação e justiça, e faz brotar a sua obra no meio dos povos. Essa leitura também mostra o contraste entre a situação de exílio e opressão que o povo de Deus vivia antes, e a esperança de restauração e libertação que Deus lhe oferece.

Liturgia diária: 16 de junho de 2023 – Solenidade Sagrado Coração de Jesus

  Primeira Leitura: Leitura do Livro do Deuteronômio 7,6-11 Nesta leitura, Deus escolheu o povo de Israel para ser seu povo santo e especial entre todas as nações da Terra, e que ele os amou e os libertou da escravidão no Egito por causa de sua fidelidade à aliança que fez com seus antepassados: Abraão, Isaque e Jacó. Portanto, Deus exorta o povo a guardar seus mandamentos e a não se misturar com os povos pagãos que habitam a terra prometida, pois eles adoram falsos deuses e praticam abominações. Deus promete abençoar o povo de Israel se eles obedecerem à sua voz e retribuírem o seu amor com todo o coração, alma e força.

Liturgia diária: 15 de junho de 2023

  Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 3,15-4,1.3-6 Nesta carta, Paulo defende o seu ministério apostólico e exorta os cristãos de Corinto a permanecerem fiéis ao Evangelho que ele lhes pregou. Ele também fala sobre a glória de Deus que se manifesta na face de Cristo e que ilumina os corações dos que creem.

Liturgia diária: 14 de junho de 2023

  Primeira Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 3,4-11 Essa é uma leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios , um dos livros do Novo Testamento da Bíblia. Nessa carta, Paulo defende seu ministério e sua autoridade apostólica contra os ataques de falsos mestres que tentavam desacreditá-lo. Ele também fala sobre as tribulações, a esperança, a oferta e a sã doutrina que devem marcar a vida cristã. Ele é que nos tornou capazes de exercer o ministério de uma aliança nova. Esta não é uma aliança da letra, mas do Espírito Irmãos, 4 é por Cristo que temos tal confiança perante Deus, 5 não porque sejamos capazes por nós mesmos, de ter algum pensamento, como de nós mesmos, mas essa nossa capacidade vem de Deus. Ele é que nos tornou capazes de exercer o ministério de uma aliança nova . Esta não é uma aliança da letra, mas do Espírito . Pois a letra mata, mas o Espírito comunica a vida. 7 Se o ministério da morte, gravado em pedras ...

Santo do dia: Santo Antônio de Pádua - presbítero e doutor da Igreja

Santo Antônio nasceu em Lisboa, Portugal, a 15 de agosto de 1195. Os pais: Martim de Bulhões e D. Tereza Taviera, “ambos de sangue nobre”, batizaram-lhe pelo nome “Fernando”. Toma o hábito de Cônego de Santo Agostinho, em 1210.

Liturgia diária: 13 de junho de 2023

  Primeira Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 1,18-22 Nessa passagem, Paulo afirma que o seu ensinamento não é ambíguo ou contraditório, mas sim fiel à palavra de Deus. Ele diz que Jesus Cristo é o “ sim ” de todas as promessas de Deus e que, por ele, nós dizemos “ amém ” a Deus, para a sua glória. Ele também declara que Deus nos confirma, nos unge e nos marca com o seu selo, que é o Espírito Santo derramado em nossos corações. Essa leitura nos mostra que Paulo quer reforçar a sua autoridade apostólica e a sua coerência com o evangelho. Ele também quer nos ensinar que Deus é fiel e cumpre as suas promessas em Cristo, que nos dá a graça e a consolação em meio às aflições. Jesus nunca foi "sim-e-não", mas somente "sim" Irmãos, 18 eu vos asseguro, pela fidelidade de Deus: O ensinamento que vos transmitimos não é sim e não. 19 Pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, que nós – a saber: eu, Silvano e Timóteo – pregamos e...

Liturgia diária: 12 de junho de 2023

  Primeira Leitura: Início da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 1,1-7 Essa é a introdução da carta que Paulo escreveu aos cristãos de Corinto e de toda a Acaia, uma região da Grécia. Nessa carta, Paulo defende seu ministério apostólico e sua autoridade, que estavam sendo questionados por alguns falsos mestres e opositores. Deus nos consola para que possamos consolar os que se acham em toda e qualquer aflição 1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo por vontade de Deus e o irmão Timóteo, à Igreja de Deus que está em Corinto e a todos os santos que se encontram em toda a Acaia: 2 para vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda consolação. 4 Ele nos consola em todas as nossas aflições, para que, com a consolação que nós mesmos recebemos de Deus, possamos consolar os que se acham em toda e qualquer aflição . 5 Pois,...

Liturgia diária: 11 de junho de 2023

Primeira Leitura da Profecia de Oséias 6,3-6 Essa profecia é uma mensagem de misericórdia e de promessa para o povo de Deus , que deve buscar conhecê-lo e amá-lo mais do que aos sacrifícios e rituais externos . Essa profecia também aponta para o cumprimento pleno em Jesus Cristo, que é o Senhor que vem como a aurora e como a chuva da primavera, para iluminar, regar e fecundar a terra com sua graça e seu amor.

Liturgia diária: 10 de junho de 2023

  Primeira Leitura do Livro de Tobias 12,1.5-15.20 Essa leitura mostra o poder e a bondade de Deus, que envia seus anjos para proteger e guiar seus filhos. Ela também ensina sobre a importância da oração , do jejum , da esmola e da castidade como meios de agradar a Deus e afastar o mal. Agora, bendizei o Senhor; eis que subo para junto de Deus Naqueles dias, 1 Tobit chamou Tobias, seu filho, e disse-lhe: “Filho, paguemos o salário ao homem que viajou contigo, acrescentando uma gratificação”.   5 Tobias chamou, pois, o anjo e disse-lhe: “Recebe como salário a metade de tudo o que trouxeste ao voltar, e vai em paz”. 6 Então Rafael chamou os dois à parte e disse-lhes: “Bendizei a Deus e dai-lhe graças, diante de todos os viventes, pelos benefícios que vos concedeu. Bendizei e cantai o seu nome. Manifestai a todos os homens as obras de Deus, como é justo, e não hesiteis em expressar-lhe o vosso reconhecimento. 7 Se é bom guardar o segredo do rei...

Liturgia diária: 09 de junho de 2023

  Primeira Leitura do Livro de Tobias 11,5-17 A leitura mostra como Deus é fiel e misericordioso para com os que confiam nele e cumprem seus mandamentos. A história de Tobias é um exemplo de fé , esperança e amor. Deus enviou seu anjo para proteger e guiar Tobias em sua jornada e para realizar maravilhas em sua vida. A cura de Tobit é um sinal da bondade divina e da gratidão humana. A união de Tobias e Sara é uma bênção para as duas famílias e para todo o povo judeu. Essa leitura nos convida a reconhecer a presença e a ação de Deus em nossa vida, mesmo nas situações mais difíceis e desafiadoras. Também nos estimula a louvar e bendizer a Deus por tudo o que ele nos dá e a sermos generosos e solidários com os que sofrem. Deus me castigou e agora vejo o meu filho Tobias! Naqueles dias, 5 Ana estava sentada, observando atentamente o caminho por onde devia chegar seu filho. 6 Percebeu que ele se aproximava e disse ao pai: “Teu filho está chegando, e com ...

Festa de Corpus Christi nasceu de um milagre eucarístico

A festa de Corpus Christi nasceu de um milagre eucarístico. Estamos na Itália e correm os anos atribulados do século XIII. Um sacerdote, pe. Pedro de Praga, está perdendo a fé: ele duvida de que Jesus esteja realmente presente na Eucaristia, mas pede a Deus a graça de crer. Com este propósito, ele resolveu partir em peregrinação até Roma, para rogar a graça da fé sobre o túmulo do Apóstolo São Pedro.

Liturgia diária: 08 de junho de 2023–Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

  Primeira Leitura do Livro do Deuteronômio 8,2-3.14b-16a Essa leitura faz parte da celebração da solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo , também conhecida como Corpus Christi . Nela, Moisés recorda ao povo de Israel os benefícios que Deus lhe concedeu durante a travessia do deserto, após a libertação da escravidão no Egito.