Pular para o conteúdo principal

Festa de Corpus Christi nasceu de um milagre eucarístico

A festa de Corpus Christi nasceu de um milagre eucarístico. Estamos na Itália e correm os anos atribulados do século XIII. Um sacerdote, pe. Pedro de Praga, está perdendo a fé: ele duvida de que Jesus esteja realmente presente na Eucaristia, mas pede a Deus a graça de crer. Com este propósito, ele resolveu partir em peregrinação até Roma, para rogar a graça da fé sobre o túmulo do Apóstolo São Pedro.

Corpus Christi

Já de regresso da sua romaria pessoal, ele está celebrando a Santa Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, quando a Sagrada Hóstia sangra e deixa manchado o corporal com o Sangue Preciosíssimo de Cristo.

O extraordinário acontecimento chega rapidamente aos ouvidos do Papa Urbano IV (1262-1264), que estava na cidade de Orvieto. Ele pede imediatamente ao bispo Santiago que lhe tragam de Bolsena o corporal que havia recebido o Sangue de Cristo, o qual é levado até o Papa em solene procissão. Quando Urbano IV recebe a relíquia, ajoelha-se perante ela e a mostra ao povo reunido.

Festa de Corpus Christi nasceu de um milagre eucarístico

Será este mesmo Papa quem proclamará que, toda quinta-feira seguinte à oitava de Pentecostes, a Igreja passe a celebrar com solenidade a festa do Corpo de Cristo – ou, em latim, Corpus Christi. Essa determinação fica registrada na bula pontifícia “Transiturus de mundo”, de 11 de agosto de 1264.

É importante observar que já existia um “precedente” muito relevante para a instauração da solenidade do Corpus Christi: na diocese de Liège, na Bélgica, a freira Juliana de Mont Cornillon (†1258) já vinha recebendo visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia. O Papa Urbano conhecia a beata Juliana e considerava sinceros os seus relatos e apelos. O milagre ocorrido na Itália, portanto, veio a corroborar a importância e mesmo a necessidade de oficializar a solenidade em honra do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.

Urbano IV também encomenda de ninguém menos que Santo Tomás de Aquino a composição de um ofício litúrgico específico para esta solenidade, assim como de hinos eucarísticos que passam a fazer parte do tesouro da Igreja até hoje e para sempre, como o “Tantum Ergo” e o “Lauda Sion”.

Em 1290, é construída a catedral de Orvieto, chamada de “lírio das catedrais”. É nela que está preservada desde aquela época a santa relíquia do milagre que reavivou a fé do pe. Pedro de Praga na Santíssima Eucaristia – e que, desde então, também reaviva a fé de todos os católicos no diário milagre do Corpo e Sangue de Nosso Senhor.

Fonte: pt.aleteia.org


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".