Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 24 de junho de 2023 / Natividade de João Batista

Solenidade de São João Batista

 

Primeira Leitura: Leitura do livro do Profeta Isaías 49,1-6

Essa leitura faz parte do Antigo Testamento da Bíblia. Isaías fala sobre o chamado e a missão do Servo de Deus, que é identificado como Israel, mas também pode ser visto como uma figura messiânica. O Servo de Deus tem a tarefa de restaurar o povo de Israel e levar a luz e a salvação de Deus às nações. O Servo de Deus confia que Deus lhe dará a recompensa e o reconhecimento por seu trabalho, mesmo que pareça em vão. Esse texto é uma mensagem de esperança e consolo para os que sofrem e se sentem abandonados por Deus.

O Senhor chamou-me antes de eu nascer

1.Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome;

2.fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada, escondida em sua aljava,

3.e disse-me:'Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado'.

4.E eu disse:'Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente; entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa'.

5.E agora diz-me o Senhor - ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo - que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória.

6.Disse ele:'Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra'.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 138(139),1-3.13-14ab.14c-15 (R. 14a)

- Senhor, vós me sondais e conheceis, sabeis quando me sento ou me levanto; de longe penetrais meus pensamentos; percebeis quando me deito e quando eu ando, os meus caminhos vos são todos conhecidos.
R: Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!
- Fostes vós que me formastes as entranhas, e no seio de minha mãe vós me tecestes. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!
R: Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!
- Até o mais íntimo, Senhor, me conheceis; nem uma sequer de minhas fibras ignoráveis quando eu era modelado ocultamente, era formado nas entranhas subterrâneas.
R: Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!


Segunda Leitura: Leitura dos Atos dos Apóstolos 13,22-26

Essa leitura faz parte do discurso de Paulo na sinagoga de Antioquia da Pisídia, onde ele resume a história da salvação desde Abraão até Jesus. Ele destaca o papel de Davi como rei segundo o coração de Deus, que preparou o caminho para o Salvador, Jesus. Paulo também menciona o testemunho de João Batista, que anunciou a vinda de Jesus e batizou o povo para a conversão.

A mensagem de Paulo é dirigida aos descendentes de Abraão e aos que temem a Deus, ou seja, aos judeus e aos gentios que seguiam o judaísmo. Ele quer mostrar que Jesus é o cumprimento das promessas de Deus e o Salvador de todos os povos.

João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel

Naqueles dias, Paulo disse:

22.Deus fez surgir Davi como rei e assim testemunhou a seu respeito: 'Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade'.

23.Conforme prometera, da descendência de Davi Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus.

24.Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão para todo o povo de Israel.

25.Estando para terminar sua missão, João declarou: 'Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias'.

26.Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Aclamação ao Evangelho - cf. Jo 1,7; Lc 1,17

- Aleluia, Aleluia, Aleluia.
- João veio dar testemunho da Luz; a fim de preparar um povo bem disposto, para a vinda do Senhor.


Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1, 57-66.80

Essa leitura conta o nascimento e a circuncisão de João Batista, o precursor de Jesus. Ele é o filho milagroso de Zacarias e Isabel, um casal idoso e estéril, que recebeu a visita do anjo Gabriel anunciando a gravidez. O nome João significa "Deus é gracioso" e foi escolhido pelo próprio anjo, indicando a missão especial que ele teria. Quando Zacarias confirmou o nome do filho, ele recuperou a fala que havia perdido por duvidar da promessa do anjo.

Essa leitura do evangelho mostra como Deus cumpre as suas promessas e realiza maravilhas na vida dos que confiam nele. Também mostra como João Batista é o cumprimento das profecias do Antigo Testamento sobre o enviado de Deus que prepararia o caminho para o Messias. A leitura termina dizendo que João crescia e se fortalecia em espírito, e viveu nos desertos até o dia em que se apresentou diante de Israel.

Ele vai chamar-se João

57.Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho.

58.Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela.

59.No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias.

60.A mãe porém disse: 'Não! Ele vai chamar-se João.'

61.Os outros disseram: 'Não existe nenhum parente teu com esse nome!'

62.Então fizeram sinais ao pai, perguntando como ele queria que o menino se chamasse.

63.Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: 'João é o seu nome.'

64.No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus.

65.Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judéia.

66.E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: 'O que virá a ser este menino?' De fato, a mão do Senhor estava com ele.

80.E o menino crescia e se fortalecia em espírito. Ele vivia nos lugares desertos, até o dia em que se apresentou publicamente a Israel.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".