Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 13 de junho de 2023

Liturgia Diária

 

Primeira Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 1,18-22

Nessa passagem, Paulo afirma que o seu ensinamento não é ambíguo ou contraditório, mas sim fiel à palavra de Deus. Ele diz que Jesus Cristo é o “sim” de todas as promessas de Deus e que, por ele, nós dizemos “amém” a Deus, para a sua glória. Ele também declara que Deus nos confirma, nos unge e nos marca com o seu selo, que é o Espírito Santo derramado em nossos corações. Essa leitura nos mostra que Paulo quer reforçar a sua autoridade apostólica e a sua coerência com o evangelho. Ele também quer nos ensinar que Deus é fiel e cumpre as suas promessas em Cristo, que nos dá a graça e a consolação em meio às aflições.

Jesus nunca foi "sim-e-não", mas somente "sim"

Irmãos,

18eu vos asseguro, pela fidelidade de Deus: O ensinamento que vos transmitimos não é sim e não. 19Pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, que nós – a saber: eu, Silvano e Timóteo – pregamos entre vós, nunca foi sim e não, mas somente sim.

20Com efeito, é nele que todas as promessas de Deus têm o seu sim garantido. Por isso também, é por ele que dizemos “amém” a Deus, para a sua glória.

21É Deus que nos confirma, a nós e a vós, em nossa adesão a Cristo, como também é Deus que nos ungiu. 22Foi ele que nos marcou com o seu selo e nos adiantou como sinal o Espírito derramado em nossos corações.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 118(119),129.130.131.132.133.134.135 (R. 135a)

R: Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

— Maravilhosos são os vossos testemunhos, eis por que meu coração os observa!

R: Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

— Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.

R: Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

— Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.

R: Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

— Senhor, voltai-vos para mim, tende piedade, como fazeis para os que amam vosso nome!

R: Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

— Conforme a vossa lei firmai meus passos, para que não domine em mim a iniquidade!

R: Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

— Libertai-me da opressão e da calúnia, para que eu possa observar vossos preceitos!

R: Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

— Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo, e ensinai-me vossas leis e mandamentos!

R: Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!


Aclamação ao Evangelho - Mt 5,16

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos vossa luz. Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai celeste!


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,13-16

Nessa passagem, Jesus usa duas imagens para ilustrar a missão dos seus discípulos no mundo: o sal e a luz. O sal tem a função de dar sabor, conservar e purificar os alimentos. A luz tem a função de iluminar, revelar e orientar. Jesus quer dizer que os seus seguidores devem ser como o sal e a luz para o mundo, ou seja, devem dar sentido, preservar e santificar a vida humana, assim como devem mostrar, testemunhar e guiar as pessoas para Deus. Jesus também alerta que o sal pode perder o seu sabor e a luz pode ser escondida ou apagada. Isso significa que os discípulos podem se tornar inúteis ou infiéis à sua vocação se não viverem de acordo com o evangelho. Por isso, Jesus exorta os seus discípulos a resplandecerem a sua luz diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem a Deus.

Vós sois a luz do mundo

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

13"Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.

14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

estola branco

 

Branco: simboliza a alegria, a pureza e a ressurreição. É usada nas festas de Natal, Páscoa, da Virgem Maria, dos anjos e dos santos não mártires.

 

Leituras 13/06/2023:

2Cor 1,18-22

Sl 118(119),129.130.131.132.133.134.135 (R. 135a)

Mt 5,13-16


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".

Santo do dia: São Edmundo Rich

São Edmundo Rich , conhecido também como Edmundo de Abingdon, desempenhou um papel central na Igreja, atuando como Arcebispo de Canterbury na Inglaterra. Ele nasceu em 30 de novembro de 1180, em Abingdon, e prosseguiu seus estudos em Oxford e Paris, focando-se em artes e matemática. Posteriormente, lecionou teologia e ascendeu ao posto de estimado Cânone e Tesoureiro na Catedral de Salisbury.

Santo do dia: Santa Cecília, Virgem e Mártir

Hoje, a comunidade cristã celebra com reverência a memória de Santa Cecília . Esta jovem notável, que consagrou sua existência ao serviço divino, permanece como um símbolo eterno de fé inabalável, bravura e virtude. A narrativa de sua vida, repleta de sacrifício e devoção, continua a ecoar, incentivando-nos a perseguir um caminho de santidade e dedicação plena a Deus. Sua jornada espiritual, marcada pela resistência e pelo amor puro, ilumina nossos corações e mentes, guiando-nos na busca por uma conexão mais profunda com o sagrado. Vida de Santa Cecília Santa Cecília nasceu em Roma no século III d.C. Desde jovem, ela se consagrou a Cristo e viveu uma vida de oração, caridade e pureza. Ela se casou com um homem chamado Valeriano, mas manteve sua virgindade e dedicou-se ao serviço de Deus. Martírio e Testemunho Apesar das perseguições, Santa Cecília permaneceu fiel a Cristo. Ela foi martirizada por sua fé, mas seu testemunho continuou a inspirar muitos cristãos ao longo dos séculos. Sua ...