Pular para o conteúdo principal

Liturgia diária: 13 de junho de 2023

Liturgia Diária

 

Primeira Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 1,18-22

Nessa passagem, Paulo afirma que o seu ensinamento não é ambíguo ou contraditório, mas sim fiel à palavra de Deus. Ele diz que Jesus Cristo é o “sim” de todas as promessas de Deus e que, por ele, nós dizemos “amém” a Deus, para a sua glória. Ele também declara que Deus nos confirma, nos unge e nos marca com o seu selo, que é o Espírito Santo derramado em nossos corações. Essa leitura nos mostra que Paulo quer reforçar a sua autoridade apostólica e a sua coerência com o evangelho. Ele também quer nos ensinar que Deus é fiel e cumpre as suas promessas em Cristo, que nos dá a graça e a consolação em meio às aflições.

Jesus nunca foi "sim-e-não", mas somente "sim"

Irmãos,

18eu vos asseguro, pela fidelidade de Deus: O ensinamento que vos transmitimos não é sim e não. 19Pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, que nós – a saber: eu, Silvano e Timóteo – pregamos entre vós, nunca foi sim e não, mas somente sim.

20Com efeito, é nele que todas as promessas de Deus têm o seu sim garantido. Por isso também, é por ele que dizemos “amém” a Deus, para a sua glória.

21É Deus que nos confirma, a nós e a vós, em nossa adesão a Cristo, como também é Deus que nos ungiu. 22Foi ele que nos marcou com o seu selo e nos adiantou como sinal o Espírito derramado em nossos corações.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo responsorial - Sl 118(119),129.130.131.132.133.134.135 (R. 135a)

R: Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

— Maravilhosos são os vossos testemunhos, eis por que meu coração os observa!

R: Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

— Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.

R: Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

— Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.

R: Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

— Senhor, voltai-vos para mim, tende piedade, como fazeis para os que amam vosso nome!

R: Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

— Conforme a vossa lei firmai meus passos, para que não domine em mim a iniquidade!

R: Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

— Libertai-me da opressão e da calúnia, para que eu possa observar vossos preceitos!

R: Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

— Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo, e ensinai-me vossas leis e mandamentos!

R: Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!


Aclamação ao Evangelho - Mt 5,16

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos vossa luz. Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai celeste!


Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 5,13-16

Nessa passagem, Jesus usa duas imagens para ilustrar a missão dos seus discípulos no mundo: o sal e a luz. O sal tem a função de dar sabor, conservar e purificar os alimentos. A luz tem a função de iluminar, revelar e orientar. Jesus quer dizer que os seus seguidores devem ser como o sal e a luz para o mundo, ou seja, devem dar sentido, preservar e santificar a vida humana, assim como devem mostrar, testemunhar e guiar as pessoas para Deus. Jesus também alerta que o sal pode perder o seu sabor e a luz pode ser escondida ou apagada. Isso significa que os discípulos podem se tornar inúteis ou infiéis à sua vocação se não viverem de acordo com o evangelho. Por isso, Jesus exorta os seus discípulos a resplandecerem a sua luz diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem a Deus.

Vós sois a luz do mundo

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

13"Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.

14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

estola branco

 

Branco: simboliza a alegria, a pureza e a ressurreição. É usada nas festas de Natal, Páscoa, da Virgem Maria, dos anjos e dos santos não mártires.

 

Leituras 13/06/2023:

2Cor 1,18-22

Sl 118(119),129.130.131.132.133.134.135 (R. 135a)

Mt 5,13-16


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".