Pular para o conteúdo principal

Santo do dia: São Bonifácio, bispo e mártir

São Bonifácio, bispo e mártir

 

Pertencendo a uma rica família de nobres ingleses, ao nascer, em 672 ou 673, em Devonshire, recebeu o nome de Winfrid. Como era o costume da época, foi entregue ao mosteiro dos beneditinos ainda na infância para receber boa educação e formação religiosa. Logo, Winfrid percebeu que sua vocação era o seguimento de Cristo. Aos dezenove anos professou as regras na abadia de Exeter, iniciando o apostolado como professor de regras monásticas primeiro nesta mesma abadia, depois na de Nurslig. Em seguida, decidiu iniciar seu trabalho missionário para a evangelização dos povos germânicos do além Reno, mas por questões políticas entre o duque Radbod, um pagão, e o rei cristão Carlos Martel, os resultados foram frustrantes. Em 718, fez, então, uma peregrinação a Roma, onde, em audiência com o papa Gregório II, conseguiu seu apoio para reiniciar sua missão na Alemanha. Além disso, o papa o orientou também a assumir, como missionário, o nome de Bonifácio, célebre mártir romano. Bonifácio parou primeiro na Turíngia, depois dirigiu-se à Frísia, realizando as primeiras conversões nessas regiões. Durante três anos percorreu quase toda a Alemanha e, numa segunda viagem a Roma, o papa, agora já outro, entusiasmado com seu trabalho, nomeou-o bispo de Mainz. Esse contato constante com os pontífices foi importante, pois a Igreja na Alemanha foi implantada em plena consonância com a orientação central da Santa Sé. Bonifácio fundou o mosteiro de Fulda, centro propulsor da cultura religiosa alemã, só comparável ao italiano de Montecassino. E muitos outros mosteiros masculinos e femininos, igrejas e catedrais de norte a sul do país, recrutando os beneditinos da Inglaterra. Acabou estendendo sua missão até a França.

Incansável, com sua sede episcopal fixada em Mainz, atuou em vários concílios e promulgou várias leis. Em 754, foi para o norte da Europa, região onde atualmente se encontra a Holanda. No dia 5 de junho do mesmo ano, dia de Pentecostes, foi ao encontro de um grande grupo de catecúmenos de Dokkun, os quais receberiam o crisma. Mal iniciou a santa missa, o local foi invadido por um bando de pagãos frísios. Os cristãos foram todos trucidados e Bonifácio teve a cabeça partida ao meio por um golpe de espada. Mesmo que são Bonifácio não tenha evangelizado por completo a Alemanha, ao menos se pode afirmar que foi graças a ele que isso aconteceu, nos tempos seguintes, como herança de seu trabalho. São Bonifácio é venerado como o "Apóstolo da Alemanha". Seu corpo foi sepultado na igreja do mosteiro de Fulda, que ainda hoje o conserva, pois em vida havia expressado essa vontade.

“O que ama o pai ou a mãe mais do que a mim, não é digno de mim; e o que ama o filho ou a filha mais do que a mim, não é digno de mim” (Mateus 10, 37).

O pai de São Bonifácio, tendo se oposto a deixar seu filho entrar na religião, ficou doente e não foi curado até que lhe permitisse seguir sua vocação. O santo partiu da Inglaterra e foi pregar o Evangelho na Alemanha, onde foi apóstolo desta nação. Ele viajou pela Frísia, Baviera, Turíngia, Hese e Saxônia: em todos os lugares ele converteu um grande número de pagãos e construiu igrejas nas ruínas dos templos dos ídolos. Gregório III fez dele arcebispo e primaz de toda a Alemanha. Ele cultivou essa Igreja nascente e regou-a com seu suor por mais de trinta anos; depois disso, tendo escolhido seu sucessor com a permissão do Sumo Pontífice, ele foi receber na Frísia a coroa do martírio, em 5 de junho de 754.

MEDITAÇÃO SOBRE O AMOR DE DEUS SOBRE TODAS AS COISAS

I. Tens que amar a Deus; É uma verdade que a razão nos ensina, é um preceito que Deus nos impõe. Ele nos amou desde toda a eternidade, não deixa de nos encher de benefícios; Como respondemos ao amor dele? Por que, Senhor, ordena que eu vos ame? Não foi o suficiente deixar como conselho? No entanto, fazes disso o objeto de um mandamento expresso. Vós me atraís com a promessa de recompensas eternas, fazes força através da ameaça do inferno, e eu, eu ainda não te amo!

II. Se, pelo menos, amasses a Jesus Cristo como amas a teus pais, teus amigos, tuas riquezas e prazeres, tu não darias muitos motivos de reclamações contra ti; tens iniciativas, sofres tudo para conservar tuas riquezas e não fazes nada por Jesus! Reflita sobre esta verdade e terás vergonha de tua pouca fé e do pouco amor que tens por Deus e por Jesus Cristo. Estamos prontos para sofrer pelos homens o que não queremos sofrer por Deus. (Tertuliano)

III. Não basta amar a Deus, não basta amá-lo tanto quanto a amigos e bens, é necessário amá-lo acima de todas as coisas; Esteja pronto para sacrificar as mais doces inclinações para agradá-lo, e antes de desobedecê-lo. É necessário, além disso, amar nada senão por amor a Ele; Riquezas e saúde não devem ser amadas senão porque podemos usá-las para a glória de Deus. Nós temos estas disposições? Se não as tivermos, em vão fingimos amar a Deus, nossas ações desmentem nossas palavras. Muito pouco te ama, oh meu Deus, que ama algo que não ama por Vós. (Santo Agostinho).

O amor de Deus.

Ore por seus pais.

ORAÇÃO:

Deus onipotente, olhai nossa fraqueza, vê como o peso de nossas obras nos subjuga e nos fortalecei pela gloriosa intercessão do bem-aventurado Bonifácio, vosso pontífice e mártir. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Amém.

Fonte: Católico Tradicional


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".