Breaking News

Santo do dia: Santo Irineu, Padre da Igreja que combateu heresias

Padre da Igreja, grego de nascimento, filho de pais cristãos, nasceu na ilha de Esmirna, no ano 130. Foi discípulo de Policarpo, outro Padre e santo da Igreja. Dele Irineu pôde recolher ainda viva a tradição apostólica, pois Policarpo fora consagrado bispo pelo próprio João Evangelista, o que torna importantíssimos os seus testemunhos doutrinais.

Santo Irineu

Muito culto e letrado em várias línguas, Irineu foi ordenado por são Policarpo, que o enviou para a Gália, atual França, onde havia uma grande população de fiéis cristãos procedentes do Oriente. Lá, trabalhou ao lado de Fotino, o primeiro bispo de Lyon, que, em 175, o enviou a Roma para, junto do papa Eleutério, resolver a delicada questão doutrinal dos hereges montanistas. Esses fanáticos, vindos do Oriente, pregavam o desprezo pelas coisas do mundo, anunciando o breve retorno de Cristo para o juízo final.

Contudo tanto o papa quanto Irineu foram tomados pela surpresa da bárbara perseguição decretada pelo imperador Marco Aurélio. Rapidamente, em 177, ela atingiu a cidade de Lyon, ocasionando o grande massacre dos cristãos, todos mortos pelo testemunho da fé.

Um ano depois, Irineu retornou a Lyon, onde foi eleito e aclamado sucessor do bispo mártir, Fotino. Nesse cargo ele permaneceu vinte e cinco anos. Ocupou-se da evangelização e combateu, principalmente, a heresia dos gnósticos, além das outras que proliferavam nesses primeiros tempos. Obteve êxito, junto ao papa Vitor I, na questão da comemoração da festa da Páscoa, quando lhe pediu que atuasse com moderação para manter a união entre a Igreja do Ocidente e a do Oriente.

A sua obra escrita mais importante foi o tratado “Contra as heresias”, onde trata da falsa gnose, e depois, de todas as outras heresias da época. O texto grego foi perdido, mas existem as traduções latina, armênia e siríaca. Importante não só do lado teológico, onde expôs já pronta a teoria sobre a autoridade doutrinal da Igreja, mas ainda do lado histórico, pois documentou e nos apresentou um quadro vivo das batalhas e lutas de então. Mais tarde, um outro tratado, chamado “Demonstração da pregação apostólica”, foi encontrado inteiro, numa tradução armênia. Além de vários fragmentos de outras obras, cartas, discursos e pequenos tratados.

Irineu morreu como mártir no dia 28 de junho de 202, em Lyon, e sua festa litúrgica ocorre nesta data. As relíquias de santo Irineu estão sepultadas, junto com os mártires da Igreja de Lyon, na catedral desta cidade.

“E eu de mui boa vontade darei o que é meu e me darei a mim pelas vossas almas, ainda que, amando-vos eu mais, seja por vós menos amado” (2 Coríntios 12, 15).

Santo Irineu é o apóstolo de Lyon. Enviado a esta cidade por São Policarpo, discípulo do Apóstolo São João, pregou o Evangelho ali e foi escolhido para suceder ao Bispo Santo Fotino. Ele dedicou toda a sua vida a lutar contra os hereges. Santo Agostinho e vários outros Padres da Igreja falam com admiração da santidade de sua vida e da excelência de sua doutrina. Foi martirizado em Lyon com uma grande parte dos habitantes desta cidade, na perseguição de Severo, no ano 203.

MEDITAÇÃO SOBRE A VIDA DOS PRIMEIROS CRISTÃOS

I. Considere o que os primeiros heróis do cristianismo sofreram, principalmente na cidade de Lyon. Eles são atormentados, suas propriedades confiscadas, são banidos, mortos, todos sacrificados para preservar a fé. Compare seus sofrimentos com os teus. Tu não és filho de pais tão gloriosos? Se o cristão está sobrecarregado de dificuldades, se vangloria delas; se ele é acusado, não se defende; interrogado, confessa a verdade; condenado, agradece. (Tertuliano)

II. Tanto foi a sua mútua caridade que eles colocaram seus bens em comum, dividindo-os igualmente entre ricos e pobres. O que foi feito dessa caridade entre os cristãos de nossos dias? A fé com a caridade é a fé do cristão; a fé sem caridade é a fé do demônio. (Santo Agostinho).

III. A devoção à Santa Eucaristia foi a fonte da constância mostrada nos tormentos por estes ilustres soldados de Jesus Cristo. O pensamento dos sofrimentos de Jesus Cristo sustentou seu valor. Nós somos os filhos daqueles santos, temos a mesma fé, os mesmos sacramentos; também temos o exemplo de suas virtudes: é fácil para nós imitá-los. De onde vem, então, que sucumbimos com tanta frequência? Ouça as advertências que esses gloriosos mártires nos dão desde o céu. Cuidado, eles dizem, para não perder o porto da fé que preservamos em meio das tempestades. (São Euquerio).

A imitação dos primeiros cristãos

Ore pelos incrédulos.

ORAÇÃO

Oh Deus, que a cada ano nos proporcionais um novo motivo de alegria com a solenidade do vosso mártir e pontífice, Santo Irineu, fazei que, por vossa bondade, honrando a nova vida que ele recebeu no céu, experimentemos aqui abaixo efeitos da sua proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


Nenhum comentário