Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2023

Leitura da Bíblia: 27 de outubro de 2023 | 29ª Semana do Tempo Comum 🟢

A Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 7,18-25a , Paulo expressa a sua luta interior entre o bem e o mal, a lei de Deus e a lei do pecado. Ele reconhece que, apesar de desejar fazer o bem, ele não consegue, pois o pecado habita nele e o torna prisioneiro. Ele se sente infeliz e angustiado com essa situação e clama por libertação. Ele agradece a Deus por meio de Jesus Cristo, que é o único que pode salvá-lo da morte espiritual.  

Leitura da Bíblia Sagrada: 20 de outubro de 2023 | 28ª Semana do Tempo Comum 🟢

Nesta leitura, Paulo explica como a fé em Deus é o que justifica o ser humano diante dele, e não as obras da Lei. Paulo usa o exemplo de Abraão, que foi considerado justo por Deus por causa da sua fé, e não por ter sido circuncidado ou por ter cumprido algum mandamento.

Santo do dia: São Lucas, Evangelista

  São Lucas é o padroeiro dos médicos e dos pintores, porque ele exercia essas duas atividades. Ele é o grande autor de dois livros do Novo Testamento: o Terceiro Evangelho (ou Evangelho Segundo São Lucas) e o livro chamado Atos dos Apóstolos, o primeiro livro que vem na sequência dos quatro Evangelhos.

Oração de Consagração a Nossa Senhora Aparecida

Em 1773, nas águas do Reio Paraíba, apareceu, isto é, foi achada, por pescadores, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, que se tornou logo objeto de crescente devoção do povo brasileiro. O apelido popular dado à imagem é de “ Nossa Senhora Aparecida ”. Em seu santuário, em Aparecida do Norte (Estado de São Paulo), acham-se aos milhares, os testemunhos de sua proteção celestial sobre os filhos da Terra de Santa Cruz: inúmeros quadros votivos ali estão, a recordar os benefícios obtidos com a invocação da Mãe de Deus sob o título de “Nossa Senhora Aparecida”. Com toda razão foi ela proclamada Padroeira e Rainha do Brasil. ORAÇÃO

Leitura da Bíblia Sagrada: 10 de outubro de 2023 | 27ª Semana do Tempo Comum 🟢

A Leitura da profecia de Jonas 3,1-10 diz que Deus é misericordioso e compassivo, e que Ele se arrepende do mal que anuncia quando as pessoas se convertem de seus pecados. A leitura mostra como Jonas obedeceu à ordem de Deus de pregar em Nínive, a grande cidade dos assírios, que eram inimigos de Israel. Jonas anunciou que em quarenta dias Nínive seria destruída por causa de sua maldade. Mas os ninivitas creram em Deus e fizeram um jejum e uma penitência, vestindo-se de saco e sentando-se em cinzas. Até o rei de Nínive se humilhou diante de Deus e ordenou que todos deixassem seus maus caminhos e sua violência. Deus viu a atitude deles e se arrependeu do mal que tinha dito que lhes faria.   A leitura da profecia de Jonas 3,1-10 nos ensina que Deus não quer a morte do pecador, mas que ele se converta e viva. Deus é paciente e bondoso, e espera que nós também sejamos. A leitura também nos desafia a sermos como Jonas, que mesmo relutante, cumpriu a missão que Deus lhe confiou....

Oração a Nossa Senhora do Rosário

Mediante o Rosário, elevamos aos céus a mais autêntica voz dos filhos de Maria, que pretende coroar a fronte de sua Mãe com cinquenta rosas nascidas no campo bíblico da história da salvação.

Leitura da Bíblia Sagrada: 05 de outubro de 2023 | 26ª Semana do Tempo Comum 🟢

A Leitura do livro de Neemias 8,1-4a.5-6.7b-12 mostra que o povo de Israel, que havia retornado do exílio na Babilônia, se reuniu para ouvir a Lei de Moisés, que era a palavra de Deus para eles. Eles estavam com sede de conhecer a vontade de Deus e de obedecer aos seus mandamentos. Eles se arrependeram dos seus pecados e se alegraram na presença do Senhor. Eles também celebraram a Festa dos Tabernáculos, que era uma lembrança da libertação de Deus do Egito e do seu cuidado no deserto.

Trânsito de São Francisco de Assis

O entardecer do dia 3 de outubro de 1226 era véspera de um Domingo e São Francisco de Assis , fundador da Ordem Franciscana, falecia diante dos olhos de seus irmãos e filhos frades.

Leitura da Bíblia Sagrada: 04 de outubro de 2023 | 26ª Semana do Tempo comum ⚪

A Leitura do livro de Neemias 2,1-8 , Deus respondeu à oração de Neemias e lhe deu favor diante do rei Artaxerxes, que lhe permitiu voltar a Jerusalém para reconstruir os muros da cidade. Neemias era o copeiro do rei, uma posição de confiança e influência, mas também de risco. Ele arriscou sua vida ao mostrar tristeza diante do rei, mas ele confiou em Deus e pediu ao rei que o enviasse a Judá para restaurar a cidade de seus pais. O rei não só concordou, mas também lhe deu cartas para garantir sua passagem segura e provisão de madeira para o trabalho. Neemias reconheceu que isso era a boa mão de Deus sobre ele, e louvou a Deus por sua graça e misericórdia.

Leitura da Bíblia Sagrada: 03 de outubro de 2023 | 26ª Semana do Tempo Comum 🔴

A Leitura da profecia de Zacarias 8,20-23 diz que Deus anuncia um tempo de paz e prosperidade para Jerusalém, a cidade santa, que se tornará um centro de atração e de peregrinação para muitos povos e nações. Deus promete que enviará sua bênção sobre o seu povo fiel, que será testemunha da sua presença e do seu poder. Os pagãos reconhecerão o Deus de Israel e se unirão a ele, buscando a sua graça e a sua orientação. Eles se aproximarão dos judeus, que serão considerados como portadores da luz divina, e lhes dirão: “ Nós iremos convosco, porque ouvimos dizer que Deus está convosco ”. Essa leitura mostra a universalidade do plano salvífico de Deus, que quer reunir todos os povos em uma só família, sob o seu amor e a sua vontade .   Primeira Leitura: Leitura da Profecia de Zacarias 8,20-23 Virão muitos povos e nações fortes visitar o Senhor em Jerusalém 20 Isto diz o Senhor dos exércitos: Virão ainda povos e habitantes de cidades grandes, 21 dizendo os habitantes...

Leitura da Bíblia Sagrada: 1º de outubro de 2023 | 26ª Domingo do Tempo Comum 🟢

A Leitura da profecia de Ezequiel 18,25-28 mostra que Deus quer que cada pessoa seja responsável por suas próprias ações e que se arrependa de seus pecados para viver. Deus não é injusto, mas justo e misericordioso, e não castiga os filhos pelos pecados dos pais, nem recompensa os pais pela justiça dos filhos. Cada um será julgado de acordo com sua conduta, e aquele que se converter do mal e praticar o bem, certamente viverá e não morrerá.