Pular para o conteúdo principal

Leitura da Bíblia Sagrada: 10 de outubro de 2023 | 27ª Semana do Tempo Comum 🟢

A Leitura da profecia de Jonas 3,1-10 diz que Deus é misericordioso e compassivo, e que Ele se arrepende do mal que anuncia quando as pessoas se convertem de seus pecados. A leitura mostra como Jonas obedeceu à ordem de Deus de pregar em Nínive, a grande cidade dos assírios, que eram inimigos de Israel. Jonas anunciou que em quarenta dias Nínive seria destruída por causa de sua maldade. Mas os ninivitas creram em Deus e fizeram um jejum e uma penitência, vestindo-se de saco e sentando-se em cinzas. Até o rei de Nínive se humilhou diante de Deus e ordenou que todos deixassem seus maus caminhos e sua violência. Deus viu a atitude deles e se arrependeu do mal que tinha dito que lhes faria.

Leitura do Livro Sagrado4

 

A leitura da profecia de Jonas 3,1-10 nos ensina que Deus não quer a morte do pecador, mas que ele se converta e viva. Deus é paciente e bondoso, e espera que nós também sejamos. A leitura também nos desafia a sermos como Jonas, que mesmo relutante, cumpriu a missão que Deus lhe confiou. Deus pode nos chamar a anunciar sua palavra a pessoas que não conhecemos ou que não gostamos, mas devemos obedecer e confiar em sua vontade.

Primeira Leitura: Leitura da profecia de Jonas 3,1-10

1A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, pela segunda vez: 2“Levanta-te e põe-te a caminho da grande cidade de Nínive e anuncia-lhe a mensagem que eu te vou confiar”. 3Jonas pôs-se a caminho de Nínive, conforme a ordem do Senhor. Ora, Nínive era uma cidade muito grande; eram necessários três dias para ser atravessada. 4Jonas entrou na cidade, percorrendo o caminho de um dia; pregava ao povo, dizendo: “Ainda quarenta dias, e Nínive será destruída”. 5Os ninivitas acreditaram em Deus; aceitaram fazer jejum, e vestiram sacos, desde o superior ao inferior. 6A pregação chegara aos ouvidos do rei de Nínive; ele levantou-se do trono e pôs de lado o manto real, vestiu-se de saco e sentou-se em cima de cinza. 7Em seguida, fez proclamar, em Nínive, como decreto do rei e dos príncipes: “Homens e animais bovinos e ovinos não provarão nada! Não comerão e não beberão água. 8Homens e animais se cobrirão de sacos, e os homens rezarão a Deus com força; cada um deve afastar-se do mau caminho e de suas práticas perversas. 9Deus talvez volte atrás, para perdoar-nos e aplacar sua ira, e assim não venhamos a perecer”. 10Vendo Deus as suas obras de conversão e que os ninivitas se afastavam do mau caminho, compadeceu-se e suspendeu o mal, que tinha ameaçado fazer-lhes, e não o fez.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 129(130),1-2.3-4ab.7-8 (R. 3)

R: Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

— Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!

R: Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero.

R: Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

— Espere Israel pelo Senhor mais que o vigia pela aurora! Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. Ele vem libertar a Israel de toda a sua culpa.

R: Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?


Aclamação ao Evangelho - Lc 11,28


O Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,38-42 diz que devemos buscar a Deus acima de todas as coisas, e que a escuta atenta da sua palavra é a melhor parte da nossa vida cristã. O Evangelho mostra como Jesus foi recebido na casa de duas irmãs, Marta e Maria, que tinham atitudes diferentes diante dele. Marta estava preocupada em servir bem a Jesus, e se ocupava com muitos afazeres domésticos. Maria, porém, estava sentada aos pés de Jesus, e escutava a sua palavra com atenção e amor. Marta se queixou a Jesus, pedindo que ele mandasse Maria ajudá-la. Mas Jesus respondeu que Marta estava agitada por muitas coisas, e que só uma coisa era necessária: escolher a melhor parte, que era estar com ele e ouvir o seu ensinamento.

O Evangelho de Lucas 10,38-42 nos ensina que Deus é o nosso bem supremo, e que devemos dar-lhe o primeiro lugar em nossas vidas. Deus não quer que nos preocupemos excessivamente com as coisas materiais ou com o ativismo, mas que nos dediquemos à oração e à contemplação. Deus também quer que sirvamos ao próximo com amor e generosidade, mas sem nos esquecermos dele. O Evangelho também nos desafia a sermos como Maria, que soube reconhecer a presença de Deus em sua casa, e se entregou totalmente a ele. Deus pode nos visitar de muitas maneiras, mas devemos estar atentos e receptivos à sua voz.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,38-42

Naquele tempo, 38Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. 39Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. 40Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” 41O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. 42Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Leia a Bíblia Sagrada


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".