Pular para o conteúdo principal

Leitura da Bíblia: 27 de outubro de 2023 | 29ª Semana do Tempo Comum 🟢

A Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 7,18-25a, Paulo expressa a sua luta interior entre o bem e o mal, a lei de Deus e a lei do pecado. Ele reconhece que, apesar de desejar fazer o bem, ele não consegue, pois o pecado habita nele e o torna prisioneiro. Ele se sente infeliz e angustiado com essa situação e clama por libertação. Ele agradece a Deus por meio de Jesus Cristo, que é o único que pode salvá-lo da morte espiritual.

Leitura da Bíblia Sagrada

 

Essa leitura mostra a condição humana diante do pecado e da graça de Deus. Todos nós somos pecadores e precisamos da misericórdia de Deus para nos libertar da escravidão do mal. Somente em Cristo podemos encontrar a vitória sobre o pecado e a morte. Essa leitura nos convida a reconhecer a nossa fraqueza e a confiar na força de Deus que nos salva.

Primeira Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 7,18-25a

Quem me libertará deste corpo de morte?

Irmãos, 18estou ciente de que o bem não habita em mim, isto é, na minha carne. Pois eu tenho capacidade de querer o bem, mas não de realizá-lo. 19Com efeito, não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero. 20Ora, se faço aquilo que não quero, então já não sou eu que estou agindo, mas o pecado que habita em mim. 21Portanto, descubro em mim esta lei: Quando quero fazer o bem, é o mal que se me apresenta.

22Como homem interior ponho toda a minha satisfação na lei de Deus; 23mas sinto em meus membros outra lei, que luta contra a lei da minha razão e me aprisiona na lei do pecado, essa lei que está em meus membros. 24Infeliz que eu sou! Quem me libertará deste corpo de morte? 25aGraças sejam dadas a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial Sl 118(119),66.68.76.77.93.94 (R. 68b)

- Dai-me bom senso, retidóo, sabedoria, pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!
R: Ensinai-me a fazer vossa vontade!
- Porque sois bom e realizais somente o bem, ensinai-me a fazer vossa vontade!
R: Ensinai-me a fazer vossa vontade!
- Vosso amor seja um consolo para mim, conforme a vosso servo prometestes.
R: Ensinai-me a fazer vossa vontade!
- Venha a mim o vosso amor e viverei, porque tenho em vossa lei o meu prazer!
R: Ensinai-me a fazer vossa vontade!
- Eu jamais esquecerei vossos preceitos, por meio deles conservais a minha vida.
R: Ensinai-me a fazer vossa vontade!
- Vinde salvar-me, ó Senhor, eu vos pertenço! Porque sempre procurei vossa vontade.
R: Ensinai-me a fazer vossa vontade!


Aclamação ao Evangelho  Cf. Mt 11,25

- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores!


No Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12,54-59, Jesus ensina aos seus discípulos e à multidão a discernir os sinais dos tempos e a agir com justiça e sabedoria. Ele usa exemplos da natureza para mostrar que as pessoas são capazes de prever o tempo e se preparar para ele, mas não são capazes de compreender o tempo presente da salvação e da conversão. Ele critica a hipocrisia dos que ignoram a vontade de Deus e se preocupam apenas com os seus interesses mundanos. Ele também alerta sobre a necessidade de se reconciliar com o próximo antes de comparecer diante do juiz divino, pois ninguém escapará do seu julgamento.

Esse evangelho nos convida a refletir sobre a nossa atitude diante da vinda do Reino de Deus e da sua justiça. Ele nos exorta a estar atentos aos sinais de Deus na história e na nossa vida, e a responder com fé e obediência. Ele nos desafia a viver em harmonia com os nossos irmãos e irmãs, e a buscar a paz e o perdão. Ele nos mostra que o tempo presente é um tempo de graça e de oportunidade para nos aproximarmos de Deus e do seu amor.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12,54-59

Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?

58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".