Pular para o conteúdo principal

Leitura da Bíblia Sagrada: 04 de outubro de 2023 | 26ª Semana do Tempo comum ⚪

A Leitura do livro de Neemias 2,1-8, Deus respondeu à oração de Neemias e lhe deu favor diante do rei Artaxerxes, que lhe permitiu voltar a Jerusalém para reconstruir os muros da cidade. Neemias era o copeiro do rei, uma posição de confiança e influência, mas também de risco. Ele arriscou sua vida ao mostrar tristeza diante do rei, mas ele confiou em Deus e pediu ao rei que o enviasse a Judá para restaurar a cidade de seus pais. O rei não só concordou, mas também lhe deu cartas para garantir sua passagem segura e provisão de madeira para o trabalho. Neemias reconheceu que isso era a boa mão de Deus sobre ele, e louvou a Deus por sua graça e misericórdia.

Leitura do Livro Sagrado4

Primeira Leitura: Leitura do Livro de Neemias 2,1-8

Se for do agrado do rei, deixa-me ir para a Judeia, a cidade de meus pais, a fim de que possa reconstruí-la

1Era o mês de Nisã, no vigésimo ano do rei Artaxerxes. Como o vinho estivesse diante do rei, eu peguei no vinho e ofereci-o ao rei. Como em sua presença eu nunca podia estar triste, 2o rei disse-me: “Por que estás com a fisionomia triste? Não estás doente. Isso só pode ser tristeza do coração”. Fiquei muito apreensivo e disse ao rei: 3“Que o rei viva para sempre! Como o meu rosto poderia não estar triste, quando está em ruínas a cidade onde estão os túmulos de meus pais e suas portas foram consumidas pelo fogo?” 4E o rei disse-me: “Que desejas?” Então, fazendo uma oração ao Deus do céu, 5eu disse ao rei: “Se for do agrado do rei e se o teu servo achar graça diante de ti, deixa-me ir para a Judeia, à cidade onde se encontram os túmulos de meus pais, a fim de que possa reconstruí-la”. 6O rei, junto de quem a rainha se sentara, perguntou-me: “Quanto tempo vai durar a tua viagem e quando estarás de volta?” Eu indiquei-lhe a data do regresso e ele autorizou-me a partir. 7Eu disse ainda ao rei: “Se parecer bem ao rei, sejam-me dadas cartas para os governadores de além do rio, para que me deixem passar, até que chegue à Judeia. 8E também outra para Asaf, guarda da floresta do rei, para que me forneça madeira de construção para as portas da cidadela do templo, para as muralhas da cidade, e para a casa em que vou morar”. E o rei concedeu-me tudo, pois a bondosa mão de Deus me protegia.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 136(137),1-2.3.4-5.6 (R. 6a)

R: Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti Jerusalém, eu me esquecer!

— Junto aos rios da Babilônia nos sentávamos chorando, com saudades de Sião. Nos salgueiros por ali penduramos nossas harpas.

R: Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti Jerusalém, eu me esquecer!

— Pois foi lá que os opressores nos pediram nossos cânticos; nossos guardas exigiam alegria na tristeza: “Cantai hoje para nós algum canto de Sião”

R: Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti Jerusalém, eu me esquecer!

— Como havemos de cantar os cantares do Senhor numa terra estrangeira? Se de ti, Jerusalém, algum dia eu me esquecer, que resseque a minha mão.

R: Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti Jerusalém, eu me esquecer!

— Que se cole a minha língua e se prenda ao céu da boca, se de ti não me lembrar! Se não for Jerusalém minha grande alegria!

R: Que se prenda a minha língua ao céu da boca, se de ti Jerusalém, eu me esquecer!


Aclamação ao Evangelho - Fl 3,8-9

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Eu tudo considero como perda e como lixo, a fim de eu ganhar Cristo e ser achado nele!


No Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9,57-62, Jesus mostra as exigências e as dificuldades de seguir o seu caminho. Ele ensina que quem quer ser seu discípulo deve estar disposto a renunciar a tudo o que o impede de se dedicar totalmente à missão do Reino de Deus. Ele usa três exemplos de pessoas que manifestam interesse em segui-lo, mas que apresentam condições ou desculpas para adiar ou limitar o seu compromisso. Jesus responde a cada uma delas com uma frase forte e desafiadora, mostrando que o seguimento não admite demora, distração ou divisão. Ele compara o discipulado com a tarefa de arar a terra, que exige concentração e perseverança. Quem olha para trás, perde a direção e o ritmo. Quem põe a mão no arado e olha para trás, não é apto para o Reino de Deus.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9,57-62

Eu te seguirei para onde quer que fores

Naquele tempo,

57enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. 58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhes: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Leia a Bíblia

Memoria: São Francisco de Assis


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".