Pular para o conteúdo principal

Leitura da Bíblia Sagrada: 03 de outubro de 2023 | 26ª Semana do Tempo Comum 🔴

A Leitura da profecia de Zacarias 8,20-23 diz que Deus anuncia um tempo de paz e prosperidade para Jerusalém, a cidade santa, que se tornará um centro de atração e de peregrinação para muitos povos e nações. Deus promete que enviará sua bênção sobre o seu povo fiel, que será testemunha da sua presença e do seu poder. Os pagãos reconhecerão o Deus de Israel e se unirão a ele, buscando a sua graça e a sua orientação. Eles se aproximarão dos judeus, que serão considerados como portadores da luz divina, e lhes dirão: “Nós iremos convosco, porque ouvimos dizer que Deus está convosco”. Essa leitura mostra a universalidade do plano salvífico de Deus, que quer reunir todos os povos em uma só família, sob o seu amor e a sua vontade.

Leitura do Livro Sagrado8

 

Primeira Leitura: Leitura da Profecia de Zacarias 8,20-23

20Isto diz o Senhor dos exércitos: Virão ainda povos e habitantes de cidades grandes, 21dizendo os habitantes de uma para os de outra cidade: ‘Vamos orar na presença do Senhor, vamos visitar o Senhor dos exércitos; eu irei também’. 22Virão muitos povos e nações fortes visitar o Senhor dos exércitos e orar na presença do Senhor. 23Isto diz o Senhor dos exércitos: Naqueles dias, dez homens de todas as línguas faladas entre as nações vão segurar pelas bordas da roupa um homem de Judá, dizendo: ‘Nós iremos convosco; porque ouvimos dizer que Deus está convosco’.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 86(87),1-3.4-5.6-7 (R. Zc 8,23)

R: Nós temos ouvido que Deus está convosco.

— O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.

R: Nós temos ouvido que Deus está convosco.

— “Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filisteia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu”. De Sião, porém, se diz: “Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança”.

R: Nós temos ouvido que Deus está convosco.

— Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: “Foi ali que estes nasceram”. E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: “Estão em ti as nossas fontes!”

R: Nós temos ouvido que Deus está convosco.


Aclamação ao Evangelho - Mc 10,45


O Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9,51-56 Jesus demonstra sua determinação em cumprir sua missão em Jerusalém, onde irá sofrer, morrer e ressuscitar. Ele também mostra sua misericórdia e paciência para com os samaritanos, que o rejeitam por causa de sua origem judaica, e para com seus discípulos, que querem vingar-se deles com violência. Jesus ensina que seu caminho não é de destruição, mas de salvação, e que seus seguidores devem imitá-lo na renúncia e no amor. Essa passagem revela a identidade e a vontade de Jesus, que é o Filho de Deus enviado para salvar a humanidade.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9,51-56

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Leia a Bíblia

Reze o Santo Terço


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".

Santo do dia: São Edmundo Rich

São Edmundo Rich , conhecido também como Edmundo de Abingdon, desempenhou um papel central na Igreja, atuando como Arcebispo de Canterbury na Inglaterra. Ele nasceu em 30 de novembro de 1180, em Abingdon, e prosseguiu seus estudos em Oxford e Paris, focando-se em artes e matemática. Posteriormente, lecionou teologia e ascendeu ao posto de estimado Cânone e Tesoureiro na Catedral de Salisbury.

Santo do dia: Santa Cecília, Virgem e Mártir

Hoje, a comunidade cristã celebra com reverência a memória de Santa Cecília . Esta jovem notável, que consagrou sua existência ao serviço divino, permanece como um símbolo eterno de fé inabalável, bravura e virtude. A narrativa de sua vida, repleta de sacrifício e devoção, continua a ecoar, incentivando-nos a perseguir um caminho de santidade e dedicação plena a Deus. Sua jornada espiritual, marcada pela resistência e pelo amor puro, ilumina nossos corações e mentes, guiando-nos na busca por uma conexão mais profunda com o sagrado. Vida de Santa Cecília Santa Cecília nasceu em Roma no século III d.C. Desde jovem, ela se consagrou a Cristo e viveu uma vida de oração, caridade e pureza. Ela se casou com um homem chamado Valeriano, mas manteve sua virgindade e dedicou-se ao serviço de Deus. Martírio e Testemunho Apesar das perseguições, Santa Cecília permaneceu fiel a Cristo. Ela foi martirizada por sua fé, mas seu testemunho continuou a inspirar muitos cristãos ao longo dos séculos. Sua ...