Pular para o conteúdo principal

Leitura da Bíblia Sagrada: 03 de outubro de 2023 | 26ª Semana do Tempo Comum 🔴

A Leitura da profecia de Zacarias 8,20-23 diz que Deus anuncia um tempo de paz e prosperidade para Jerusalém, a cidade santa, que se tornará um centro de atração e de peregrinação para muitos povos e nações. Deus promete que enviará sua bênção sobre o seu povo fiel, que será testemunha da sua presença e do seu poder. Os pagãos reconhecerão o Deus de Israel e se unirão a ele, buscando a sua graça e a sua orientação. Eles se aproximarão dos judeus, que serão considerados como portadores da luz divina, e lhes dirão: “Nós iremos convosco, porque ouvimos dizer que Deus está convosco”. Essa leitura mostra a universalidade do plano salvífico de Deus, que quer reunir todos os povos em uma só família, sob o seu amor e a sua vontade.

Leitura do Livro Sagrado8

 

Primeira Leitura: Leitura da Profecia de Zacarias 8,20-23

20Isto diz o Senhor dos exércitos: Virão ainda povos e habitantes de cidades grandes, 21dizendo os habitantes de uma para os de outra cidade: ‘Vamos orar na presença do Senhor, vamos visitar o Senhor dos exércitos; eu irei também’. 22Virão muitos povos e nações fortes visitar o Senhor dos exércitos e orar na presença do Senhor. 23Isto diz o Senhor dos exércitos: Naqueles dias, dez homens de todas as línguas faladas entre as nações vão segurar pelas bordas da roupa um homem de Judá, dizendo: ‘Nós iremos convosco; porque ouvimos dizer que Deus está convosco’.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 86(87),1-3.4-5.6-7 (R. Zc 8,23)

R: Nós temos ouvido que Deus está convosco.

— O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.

R: Nós temos ouvido que Deus está convosco.

— “Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filisteia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu”. De Sião, porém, se diz: “Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança”.

R: Nós temos ouvido que Deus está convosco.

— Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: “Foi ali que estes nasceram”. E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: “Estão em ti as nossas fontes!”

R: Nós temos ouvido que Deus está convosco.


Aclamação ao Evangelho - Mc 10,45


O Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9,51-56 Jesus demonstra sua determinação em cumprir sua missão em Jerusalém, onde irá sofrer, morrer e ressuscitar. Ele também mostra sua misericórdia e paciência para com os samaritanos, que o rejeitam por causa de sua origem judaica, e para com seus discípulos, que querem vingar-se deles com violência. Jesus ensina que seu caminho não é de destruição, mas de salvação, e que seus seguidores devem imitá-lo na renúncia e no amor. Essa passagem revela a identidade e a vontade de Jesus, que é o Filho de Deus enviado para salvar a humanidade.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9,51-56

51Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, a fim de preparar hospedagem para Jesus. 53Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56E partiram para outro povoado.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Leia a Bíblia

Reze o Santo Terço


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".