Pular para o conteúdo principal

Santo do dia: São Martinho de Tours, bispo e confessor

São Martinho, nascido na Panônia, atual Hungria, era filho de um oficial pagão. Ainda jovem, em Pavia, ele se encantou com a beleza do cristianismo. Aos dez anos, tornou-se catecúmeno e, seguindo os desejos de seu pai, alistou-se no exército romano. Em um inverno particularmente severo, compartilhou seu manto com um mendigo. Aquela noite, teve uma visão de Cristo usando a metade do manto que dera ao pobre homem. Após esse evento, Martinho foi batizado e Santo Hilário de Poitiers o acolheu entre os acólitos. Ele estabeleceu Ligugé, o primeiro mosteiro na Gália, e se tornou conhecido por seus muitos milagres. Contra sua vontade, foi nomeado bispo de Tours. Mais tarde, fundou o mosteiro de Marmoutier, que abrigava 80 monges. Sua vida foi marcada pela caridade e ensinamentos, e ele faleceu em 396, deixando um legado de fé e compaixão.

Observe e ore para não cair em tentação. Que enquanto o espírito está pronto, a carne é fraca” (Mateus 26, 41).

MEDITAÇÃO SOBRE A VIDA DE SÃO MARTINHO DE TOURS

I. São Martinho de Tours tinha um respeito tão grande por Deus que ele não queria se sentar nas igrejas. Para aqueles que o instaram, ele respondeu que tinha que tremer na presença de seu juiz. Com que respeito e com que modéstia tu permaneces nas igrejas? Jesus Cristo está lá no adorável Sacramento do Altar; Ele está no tabernáculo para ouvir tuas orações, para ouvir teus pedidos e não ser um espectador de suas imodéstias ou impiedades.

II. O meio comum que São Martinho de Tours usava para obter sucesso em seus negócios era recorrer a Deus, implorar sua ajuda através da oração, jejum e outras austeridades. Deseja ter sucesso em todos os teus projetos? Recomende-os a Deus, faça algumas obras de misericórdia, ore, jejue, dê esmolas: é o meio de tocar o coração de Deus e forçá-lo a ouvir teus pedidos. Ensaie este segredo e não confie tanto em tua prudência.

III. São Martinho de Tours, diante da hora da morte, rezou com tanto ardor como se estivesse desfrutando de plena saúde; ele estava deitado no chão com cinzas e coberto de um cilício. É preciso, ele disse, que um soldado morra com armas na mão. No entanto, o diabo se aproximou para tentá-lo, mas em vão; concluamos disso que é necessário lutar toda a nossa vida e até na hora da morte. Penitência e oração são as armas que nos darão a vitória; vamos usá-las até nossos últimos momentos, porque apenas a perseverança obtém a coroa. Todas as virtudes lutam por recompensa, apenas a perseverança é coroada. (Pedro de Blois).

ORAÇÃO:

Ó Deus, que vês nosso desamparo para nos mantermos no bem, fazei, em vossa bondade, que a intercessão do bem-aventurado Martinho, vosso confessor e pontífice, nos fortifique contra as tentações que nos cercam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".