Pular para o conteúdo principal

Santo do dia: São Martinho de Tours, bispo e confessor

São Martinho, nascido na Panônia, atual Hungria, era filho de um oficial pagão. Ainda jovem, em Pavia, ele se encantou com a beleza do cristianismo. Aos dez anos, tornou-se catecúmeno e, seguindo os desejos de seu pai, alistou-se no exército romano. Em um inverno particularmente severo, compartilhou seu manto com um mendigo. Aquela noite, teve uma visão de Cristo usando a metade do manto que dera ao pobre homem. Após esse evento, Martinho foi batizado e Santo Hilário de Poitiers o acolheu entre os acólitos. Ele estabeleceu Ligugé, o primeiro mosteiro na Gália, e se tornou conhecido por seus muitos milagres. Contra sua vontade, foi nomeado bispo de Tours. Mais tarde, fundou o mosteiro de Marmoutier, que abrigava 80 monges. Sua vida foi marcada pela caridade e ensinamentos, e ele faleceu em 396, deixando um legado de fé e compaixão.

Observe e ore para não cair em tentação. Que enquanto o espírito está pronto, a carne é fraca” (Mateus 26, 41).

MEDITAÇÃO SOBRE A VIDA DE SÃO MARTINHO DE TOURS

I. São Martinho de Tours tinha um respeito tão grande por Deus que ele não queria se sentar nas igrejas. Para aqueles que o instaram, ele respondeu que tinha que tremer na presença de seu juiz. Com que respeito e com que modéstia tu permaneces nas igrejas? Jesus Cristo está lá no adorável Sacramento do Altar; Ele está no tabernáculo para ouvir tuas orações, para ouvir teus pedidos e não ser um espectador de suas imodéstias ou impiedades.

II. O meio comum que São Martinho de Tours usava para obter sucesso em seus negócios era recorrer a Deus, implorar sua ajuda através da oração, jejum e outras austeridades. Deseja ter sucesso em todos os teus projetos? Recomende-os a Deus, faça algumas obras de misericórdia, ore, jejue, dê esmolas: é o meio de tocar o coração de Deus e forçá-lo a ouvir teus pedidos. Ensaie este segredo e não confie tanto em tua prudência.

III. São Martinho de Tours, diante da hora da morte, rezou com tanto ardor como se estivesse desfrutando de plena saúde; ele estava deitado no chão com cinzas e coberto de um cilício. É preciso, ele disse, que um soldado morra com armas na mão. No entanto, o diabo se aproximou para tentá-lo, mas em vão; concluamos disso que é necessário lutar toda a nossa vida e até na hora da morte. Penitência e oração são as armas que nos darão a vitória; vamos usá-las até nossos últimos momentos, porque apenas a perseverança obtém a coroa. Todas as virtudes lutam por recompensa, apenas a perseverança é coroada. (Pedro de Blois).

ORAÇÃO:

Ó Deus, que vês nosso desamparo para nos mantermos no bem, fazei, em vossa bondade, que a intercessão do bem-aventurado Martinho, vosso confessor e pontífice, nos fortifique contra as tentações que nos cercam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".

Santo do dia: São Edmundo Rich

São Edmundo Rich , conhecido também como Edmundo de Abingdon, desempenhou um papel central na Igreja, atuando como Arcebispo de Canterbury na Inglaterra. Ele nasceu em 30 de novembro de 1180, em Abingdon, e prosseguiu seus estudos em Oxford e Paris, focando-se em artes e matemática. Posteriormente, lecionou teologia e ascendeu ao posto de estimado Cânone e Tesoureiro na Catedral de Salisbury.

Santo do dia: Santa Cecília, Virgem e Mártir

Hoje, a comunidade cristã celebra com reverência a memória de Santa Cecília . Esta jovem notável, que consagrou sua existência ao serviço divino, permanece como um símbolo eterno de fé inabalável, bravura e virtude. A narrativa de sua vida, repleta de sacrifício e devoção, continua a ecoar, incentivando-nos a perseguir um caminho de santidade e dedicação plena a Deus. Sua jornada espiritual, marcada pela resistência e pelo amor puro, ilumina nossos corações e mentes, guiando-nos na busca por uma conexão mais profunda com o sagrado. Vida de Santa Cecília Santa Cecília nasceu em Roma no século III d.C. Desde jovem, ela se consagrou a Cristo e viveu uma vida de oração, caridade e pureza. Ela se casou com um homem chamado Valeriano, mas manteve sua virgindade e dedicou-se ao serviço de Deus. Martírio e Testemunho Apesar das perseguições, Santa Cecília permaneceu fiel a Cristo. Ela foi martirizada por sua fé, mas seu testemunho continuou a inspirar muitos cristãos ao longo dos séculos. Sua ...