Breaking News

Santo do dia: São Saturnino, bispo e Mártir



São Saturnino, venerado como Bispo de Toulouse e Mártir, é celebrado anualmente em 29 de novembro. Designado pelo Papa Fabiano por volta do ano 245 d.C., ele foi encarregado de evangelizar a Gália. Juntando-se a São Trofimo de Arles, trabalhou na formação de uma comunidade cristã. Com a fundação de sua sede episcopal em Toulouse em 250 d.C., São Saturnino ganhou notoriedade por atrair muitos fiéis ao Cristianismo, graças à sua eloquente pregação e aos milagres atribuídos a ele.

O martírio de Saturnino aconteceu durante o reinado do imperador Valeriano, no ano de 257 d.C. Enquanto se dirigia à igreja, ele frequentemente passava pelo Capitólio, um templo pagão cujos oráculos eram silenciados por sua fé cristã. Em uma ocasião, foi capturado pelos sacerdotes do templo, que o coagiram a oferecer sacrifícios aos seus deuses ou a enfrentar a morte. Com coragem, Saturnino reafirmou sua devoção ao único Deus verdadeiro e rejeitou os ídolos, considerando-os demônios.

Tomados pela fúria, os sacerdotes submeteram-no a várias humilhações e, finalmente, o ataram a um touro designado para o sacrifício. Uma vez libertado, o touro desceu a colina em disparada, resultando na morte trágica de Saturnino e na dispersão de seus restos. Secretamente, duas mulheres salvaguardaram seu corpo, que posteriormente foi enterrado com honras durante o governo de Constantino, o Grande.

Bispo Hilário de Toulouse foi pioneiro ao prestar homenagem a São Saturnino com uma capela. No término do século IV, Bispo Sylvius iniciou a edificação de uma imponente igreja, obra que foi finalizada e dedicada pelo Bispo Exupério. As sagradas relíquias de São Saturnino continuam sendo reverenciadas nesse local, perpetuando o legado de sua fé e martírio.

MEDITAÇÃO SOBRE A VERDADEIRA PRUDÊNCIA CRISTÃ

I. A verdadeira prudência do cristão é regular a vida de acordo com as máximas do Evangelho; tens que olhar as coisas deste mundo com os olhos da fé. O homem político, o médico, o orador seguem as regras de sua respectiva arte: somente o cristão quer fazer uma profissão de cristianismo sem observar seus preceitos! Declara-se um discípulo do Evangelho, apesar de viver uma vida contrária ao Evangelho. Eles lêem o Evangelho e se rendem à impureza; dizem que são discípulos de uma lei sagrada e levam uma vida criminosa. (Salviano)

II. O que nos move a não trabalhamos de acordo com as máximas do céu? É que não meditamos o suficiente. Acaso podemos amar as riquezas e prazeres se pensássemos seriamente na morte que está próxima, no julgamento a seguir, na eternidade de felicidade ou infelicidade que será nossa herança?

III. Seria necessário meditar todos os dias uma verdade do Evangelho e escolher uma delas em particular com a qual entretivemos nossa alma, que fosse como o nosso lema e nosso grito de guerra em nossa luta contra o demônio. Os santos tinham sua própria divisa particular, São Francisco: meu Deus e meu tudo; Santa Teresa: ou sofrer ou morrer; Santo Inácio de Loyola: para a maior glória de Deus; Cardeal de Bérulle: nada mortal para um coração imortal. Seguindo o exemplo destes grandes homens, escolha uma palavra nas Escrituras ou nos Padres e não a perca de vista. De que serve o homem ganhar o universo inteiro, se ele perde a alma?

ORAÇÃO:

Ó Deus, que nos concedeis a alegria de celebrar o nascimento ao céu do bem-aventurado Saturnino, vosso mártir, concedei-nos a graça de sermos assistido por seus méritos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo." Amém

Nenhum comentário