Pular para o conteúdo principal

Santo do dia: São Saturnino, bispo e Mártir



São Saturnino, venerado como Bispo de Toulouse e Mártir, é celebrado anualmente em 29 de novembro. Designado pelo Papa Fabiano por volta do ano 245 d.C., ele foi encarregado de evangelizar a Gália. Juntando-se a São Trofimo de Arles, trabalhou na formação de uma comunidade cristã. Com a fundação de sua sede episcopal em Toulouse em 250 d.C., São Saturnino ganhou notoriedade por atrair muitos fiéis ao Cristianismo, graças à sua eloquente pregação e aos milagres atribuídos a ele.

O martírio de Saturnino aconteceu durante o reinado do imperador Valeriano, no ano de 257 d.C. Enquanto se dirigia à igreja, ele frequentemente passava pelo Capitólio, um templo pagão cujos oráculos eram silenciados por sua fé cristã. Em uma ocasião, foi capturado pelos sacerdotes do templo, que o coagiram a oferecer sacrifícios aos seus deuses ou a enfrentar a morte. Com coragem, Saturnino reafirmou sua devoção ao único Deus verdadeiro e rejeitou os ídolos, considerando-os demônios.

Tomados pela fúria, os sacerdotes submeteram-no a várias humilhações e, finalmente, o ataram a um touro designado para o sacrifício. Uma vez libertado, o touro desceu a colina em disparada, resultando na morte trágica de Saturnino e na dispersão de seus restos. Secretamente, duas mulheres salvaguardaram seu corpo, que posteriormente foi enterrado com honras durante o governo de Constantino, o Grande.

Bispo Hilário de Toulouse foi pioneiro ao prestar homenagem a São Saturnino com uma capela. No término do século IV, Bispo Sylvius iniciou a edificação de uma imponente igreja, obra que foi finalizada e dedicada pelo Bispo Exupério. As sagradas relíquias de São Saturnino continuam sendo reverenciadas nesse local, perpetuando o legado de sua fé e martírio.

MEDITAÇÃO SOBRE A VERDADEIRA PRUDÊNCIA CRISTÃ

I. A verdadeira prudência do cristão é regular a vida de acordo com as máximas do Evangelho; tens que olhar as coisas deste mundo com os olhos da fé. O homem político, o médico, o orador seguem as regras de sua respectiva arte: somente o cristão quer fazer uma profissão de cristianismo sem observar seus preceitos! Declara-se um discípulo do Evangelho, apesar de viver uma vida contrária ao Evangelho. Eles lêem o Evangelho e se rendem à impureza; dizem que são discípulos de uma lei sagrada e levam uma vida criminosa. (Salviano)

II. O que nos move a não trabalhamos de acordo com as máximas do céu? É que não meditamos o suficiente. Acaso podemos amar as riquezas e prazeres se pensássemos seriamente na morte que está próxima, no julgamento a seguir, na eternidade de felicidade ou infelicidade que será nossa herança?

III. Seria necessário meditar todos os dias uma verdade do Evangelho e escolher uma delas em particular com a qual entretivemos nossa alma, que fosse como o nosso lema e nosso grito de guerra em nossa luta contra o demônio. Os santos tinham sua própria divisa particular, São Francisco: meu Deus e meu tudo; Santa Teresa: ou sofrer ou morrer; Santo Inácio de Loyola: para a maior glória de Deus; Cardeal de Bérulle: nada mortal para um coração imortal. Seguindo o exemplo destes grandes homens, escolha uma palavra nas Escrituras ou nos Padres e não a perca de vista. De que serve o homem ganhar o universo inteiro, se ele perde a alma?

ORAÇÃO:

Ó Deus, que nos concedeis a alegria de celebrar o nascimento ao céu do bem-aventurado Saturnino, vosso mártir, concedei-nos a graça de sermos assistido por seus méritos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo." Amém

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".