Liturgia: "A Graça e a Esperança na Vida Cristã" | 30ª Semana do Tempo Comum 🟢
Para a Igreja Católica, novembro é um mês de especial significado. Conhecido como o mês das almas, é dedicado às Almas do Purgatório. A festa de Todos os Santos é celebrada no dia 1º de novembro, embora comemorada no domingo seguinte, que em 2024 será dia 3 de novembro. Já no dia 2 de novembro, observa-se o Dia de Finados, ocasião em que a Igreja recorda e ora por todos os fiéis que já partiram.
Ademais, novembro sinaliza o término do ano litúrgico com a celebração de Cristo Rei do Universo, realizada no último domingo do mês. Esse tempo é uma chance para meditar sobre a vida eterna e se preparar para o encontro com Deus.
A essência das leituras deste 1º de novembro, reside na graça divina e na esperança que ela nos proporciona. Paulo enfatiza que fomos selecionados por Deus e abençoados com a promessa de nos tornarmos semelhantes a Ele. O salmo é um convite para exaltar o Senhor por Seus atos magníficos e Sua lealdade inabalável. Jesus, por sua vez, destaca a importância de zelar pelo próximo, mesmo que isso implique em confrontar as normas sociais estabelecidas.
Que possamos meditar sobre esses ensinamentos e viver em comunhão com Deus, confiando em Sua graça e buscando a entrada em Seu Reino com um coração sincero e disciplina.
Primeira Leitura (Efésios 1:1-11): Em Efésios 1:1-11, o apóstolo Paulo inicia com um louvor à magnífica graça de Deus e à Sua obra salvífica por meio de Cristo Jesus. Ele discorre sobre a unificação dos crentes em Cristo e a bênção da esperança que nos é concedida. Paulo ressalta que fomos eleitos por Deus para sermos Seu povo e predestinados à adoção como filhos, segundo o beneplácito de Sua vontade.
Primeira Leitura: Início da Carta de São Paulo aos Filipenses 1,1-11
Tenho a certeza de que aquele que começou em vós uma boa obra, há de levá-la à perfeição até ao dia de Cristo Jesus
Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus que estão em Filipos, com os seus bispos e diáconos: 2. graça e paz a vós da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. 3. Dou graças ao meu Deus, todas as vezes que me lembro de vós. 4. Sempre em todas as minhas orações rezo por vós, com alegria, 5. por causa da vossa comunhão conosco na divulgação do evangelho, desde o primeiro dia até agora. 6. Tenho a certeza de que aquele que começou em vós uma boa obra, há de levá-la à perfeição até ao dia de Cristo Jesus. 7. É justo que eu pense assim a respeito de vós todos, pois a todos trago no coração, porque, tanto na minha prisão como na defesa e confirmação do Evangelho, participais na graça que me foi dada. 8. Deus é testemunha de que tenho saudade de todos vós, com a ternura de Cristo Jesus. 9. E isto eu peço a Deus: que o vosso amor cresça sempre mais, em todo o conhecimento e experiência, 10. para discernirdes o que é o melhor. E assim ficareis puros e sem defeito para o dia de Cristo, 11. cheios do fruto da justiça que nos vem por Jesus Cristo, para a glória e o louvor de Deus.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo Responsorial (Salmo 110:1-2.3-4.5-6): O Salmo 110 é um cântico de louvor que celebra as maravilhosas obras e a inabalável fidelidade de Deus. O salmista exalta a majestade e a beleza das ações divinas, que perduram através dos tempos. Ele proclama a bondade e a misericórdia de Deus, afirmando que Ele é o sustento dos que estão fracos e o socorro dos que estão abatidos.
Salmo Responsorial - Sl 110 (111),1-2.3-4.5-6 (R. 2a)
R. 2a. Grandiosas são as obras do Senhor!
1. Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! 2. Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!
R. 2a. Grandiosas são as obras do Senhor!
3. Que beleza e esplendor são os seus feitos! Sua justiça permanece eternamente! 4. O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas.
R. 2a. Grandiosas são as obras do Senhor!
5. Ele dá o alimento aos que o temem e jamais esquecerá sua Aliança. 6. Ao seu povo manifesta seu poder, dando a ele a herança das nações.
R. 2a. Grandiosas são as obras do Senhor!
Evangelho (Lucas 14:1-6): No capítulo 14, versículos de 1 a 6, do Evangelho de Lucas, encontramos uma narrativa poderosa onde Jesus realiza a cura de um homem sofrendo de hidropsia em pleno sábado. Este ato desafiador não passa despercebido pelas autoridades religiosas presentes, que o observam atentamente. Jesus, então, emprega uma metáfora instigante: se um filho ou mesmo um boi de alguém cair em um poço, não seria imediatamente resgatado, mesmo que fosse sábado? Com isso, Ele destaca a importância de se colocar a compaixão acima das normas sociais, enfatizando que o bem-estar humano deve prevalecer sobre as regras estabelecidas.
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 14,1-6
Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?
Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 2. Diante de Jesus, havia um hidrópico. 3. Tomando a palavra, Jesus falou aos mestres da Lei e aos fariseus: "A Lei permite curar em dia de sábado, ou não?" 4. Mas eles ficaram em silêncio. Então Jesus tomou o homem pela mão, curou-o e despediu-o. 5. Depois lhes disse: "Se algum de vós tem um filho ou um boi que caiu num poço, não o tira logo, mesmo em dia de sábado?" 6. E eles não foram capazes de responder a isso.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós Senhor
COR LITÚRGICA: VERDE 🟢
Na liturgia católica, a cor verde simboliza a esperança que todo cristão deve professar. É a cor predominante durante o Tempo Comum, que é o período do ano litúrgico que não está incluído nas grandes festas ou tempos especiais, como o Advento, o Natal, a Quaresma e a Páscoa.
Tudo esta registrado na Bíblia Sagrada
A Bíblia Sagrada é reconhecida como a Palavra de Deus, escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo ao longo de séculos. Ela contém ensinamentos que abrangem desde a criação do mundo até os eventos após o nascimento de Jesus Cristo. A Bíblia é composta por 66 livros, divididos entre o Antigo e o Novo Testamento, e é considerada inerrante em sua inspiração divina. No entanto, nem todos os dogmas e crenças estão contidos na Bíblia; algumas tradições e ensinamentos foram transmitidos através da Tradição apostólica e do Magistério da Igreja Católica.
Nenhum comentário