Liturgia do dia: "Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!" | 7ª Semana do Tempo Comum 🟢

Primeira Leitura: Leitura da Carta de São Tiago 4,1-10

Esta passagem oferece uma reflexão profunda sobre as origens dos conflitos e a relevância da humildade. São Tiago sugere que as guerras e contendas provêm dos desejos egoístas em conflito dentro de nós. Ele nos alerta que esses desejos podem nos fazer desejar o que não possuímos, levando à inveja e ao desentendimento.

São Tiago também nos ensina sobre a oração correta. Ele diz que muitas vezes não recebemos porque pedimos mal, com intenções egoístas, buscando apenas satisfazer nossos prazeres. A amizade com o mundo é descrita como inimizade com Deus, e aqueles que desejam ser amigos do mundo se colocam como inimigos de Deus.

A humildade é um tema central nesta passagem. São Tiago nos encoraja a nos submetermos a Deus, resistirmos ao diabo, e nos aproximarmos de Deus com corações puros. Ele promete que, ao fazermos isso, Deus se aproximará de nós. A purificação das mãos e a santificação dos corações são metáforas para o arrependimento e a mudança de vida.

Finalmente, São Tiago nos exorta a nos humilharmos diante do Senhor, pois é Ele quem nos exaltará. Este trecho nos desafia a refletir sobre nossas ações e atitudes, buscando viver em paz e harmonia com os outros, submetendo-nos à vontade de Deus e confiando em Sua graça.

Para uma compreensão mais aprofundada, há vídeos e estudos bíblicos disponíveis que explicam cada versículo e oferecem uma interpretação detalhada da mensagem de São Tiago.

Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal

Caríssimos, 1. de onde vêm as guerras? De onde vêm as brigas entre vós? Não vêm, justamente, das paixões que estão em conflito dentro de vós? 2. Cobiçais, mas não conseguis ter. Matais e cultivais inveja, mas não conseguis êxito. Brigais e fazeis guerra,  mas não conseguis possuir. E a razão está em que não pedis. 3. Pedis, sim, mas não recebeis, porque pedis mal. Pois só quereis esbanjar o pedido nos vossos prazeres.

4. Adúlteros, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Assim, todo aquele que pretende ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus. 5. Ou julgais ser em vão que a Escritura diz: "Com ciúme anela o espírito que nos habita?" 6. Mas ele nos dá uma graça maior. Por isso, a Escritura diz: "Deus resiste aos soberbos, mas concede a graça aos humildes". 7. Obedecei pois a Deus, mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8. Aproximai-vos de Deus,  e ele se aproximará de vós. Purificai as mãos, ó pecadores, e santificai os corações, homens dúbios. 9. Ficai tristes, vesti o luto e chorai. Transforme-se em luto o vosso riso, e a vossa alegria em desalento. 10. Humilhai-vos diante do Senhor,  e ele vos exaltará.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 54(55),7-8.9-10a.10b-11a.23 (R. 23a)

R: Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!

— É por isso que eu digo na angústia: "Quem me dera ter asas de pomba e voar para achar um descanso!  Fugiria, então, para longe, e me iria esconder no deserto.

R: Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!

— Acharia depressa um refúgio contra o vento, a procela, o tufão". Ó Senhor, confundi as más línguas.

R: Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!

— Dispersai-as, porque na cidade só se vê violência e discórdia! Dia e noite circundam seus muros.

R: Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!

— Lança sobre o Senhor teus cuidados, porque ele há de ser teu sustento, e jamais ele irá permitir que o justo para sempre vacile!

R: Confia teus cuidados ao Senhor, e ele há de ser o teu sustento!


Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 9,30-37

O segmento do Evangelho segundo Marcos, capítulos 9, versículos de 30 a 37, é uma passagem notável que explora conceitos como humildade, serviço e a concepção de grandeza no contexto do Reino de Deus. Este trecho bíblico apresenta um diálogo instrutivo entre Jesus e seus discípulos, onde Ele ensina que a verdadeira grandeza é encontrada no servir aos outros, e não na busca por status ou poder. A narrativa destaca a importância de acolher os pequenos e humildes, simbolizados pela figura de uma criança, como centrais para a compreensão do Reino de Deus. Esta passagem desafia as noções convencionais de autoridade e prestígio, propondo uma inversão dos valores sociais vigentes em favor de uma comunidade baseada na igualdade, no cuidado mútuo e na valorização dos mais vulneráveis.

  • Jesus ensina sobre Sua morte e ressurreição: Jesus compartilha com os discípulos que Ele será entregue nas mãos dos homens, morto e ressuscitará após três dias. Os discípulos não entendem e têm medo de perguntar mais sobre isso.
  • A discussão sobre quem é o maior: Ao chegar em Cafarnaum, Jesus questiona os discípulos sobre o que discutiam pelo caminho. Eles haviam discutido sobre quem entre eles era o maior.
  • Jesus redefine a grandeza: Jesus ensina que ser grande no Reino de Deus não é sobre poder ou status, mas sobre ser servo e acolher os pequenos e indefesos. Ele coloca uma criança entre eles e diz que quem recebe uma criança em Seu nome, recebe a Ele, e quem O recebe, recebe não apenas a Ele, mas também Aquele que O enviou.

Esta passagem nos convida a refletir sobre nossas próprias noções de grandeza e poder, e a buscar a verdadeira grandeza através da humildade e do serviço aos outros. Para uma compreensão mais profunda, recomendo explorar estudos bíblicos e comentários que oferecem interpretações detalhadas destes versículos.

O Filho do Homem vai ser entregue... Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos

Naquele tempo, 30. Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31. pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: "O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão. Mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará". 32. Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar.

33. Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: "O que discutíeis pelo caminho?" 34. Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior. 35. Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: "Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!" 36. Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37. "Quem acolher em meu nome uma destas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas àquele que me enviou".

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

O estado do Rio Grande do Sul passa por momentos desafiadores, enfrentando eventos catastróficos que afetaram drasticamente a vida de seus moradores. As intensas precipitações provocaram deslizamentos e erosões de solo, acarretando em perdas substanciais para inúmeras famílias. Em resposta a essa crise, a comunidade se mobiliza em um espírito de oração e solidariedade, buscando consolo e determinação para vencer as dificuldades. Elevam-se preces para que as chuvas deem lugar ao sol, possibilitando a drenagem das águas e o progresso nas operações de salvamento e reconstrução. Apela-se às autoridades por uma intervenção rápida e eficaz no auxílio aos afetados e por um movimento solidário expresso através de contribuições e suporte material. Que o alívio, a benevolência e a serenidade invadam os corações dos que sofrem com o luto e as perdas, e que a esperança de tempos mais prósperos seja reacendida a cada ato de empatia e cooperação.

ORAÇÕES PARA O RIO GRANDE DO SUL


0 Comentários