Liturgia do dia: "Jorrarão rios de água viva" | Domingo de Pentecostes 🔴

O estado do Rio Grande do Sul passa por momentos desafiadores, enfrentando eventos catastróficos que afetaram drasticamente a vida de seus moradores. As intensas precipitações provocaram deslizamentos e erosões de solo, acarretando em perdas substanciais para inúmeras famílias. Em resposta a essa crise, a comunidade se mobiliza em um espírito de oração e solidariedade, buscando consolo e determinação para vencer as dificuldades. Elevam-se preces para que as chuvas deem lugar ao sol, possibilitando a drenagem das águas e o progresso nas operações de salvamento e reconstrução. Apela-se às autoridades por uma intervenção rápida e eficaz no auxílio aos afetados e por um movimento solidário expresso através de contribuições e suporte material. Que o alívio, a benevolência e a serenidade invadam os corações dos que sofrem com o luto e as perdas, e que a esperança de tempos mais prósperos seja reacendida a cada ato de empatia e cooperação.


Primeira Leitura: Leitura do Livro do Gênesis 11,1-9

O capítulo 11 do Livro de Gênesis é um fascinante relato sobre a construção da Torre de Babel. Este episódio bíblico descreve uma geração unificada pela mesma língua, que se estabeleceu na região de Sinar e decidiu construir uma cidade e uma torre cujo topo alcançasse os céus. O objetivo era fazer um nome para si mesmos e evitar ser dispersos pela terra. No entanto, essa tentativa de desafiar a ordem divina de povoar a terra resultou em uma intervenção direta de Deus. Para impedir a conclusão da torre, Deus confundiu as línguas dos construtores, causando a dispersão da humanidade por toda a terra e dando origem à diversidade linguística que conhecemos hoje. Este evento é um poderoso lembrete da soberania de Deus e das consequências da arrogância humana. Além disso, a história da Torre de Babel nos ensina a valorizar a diversidade cultural e linguística como uma expressão da criatividade divina.

  1. A Ideia da Construção (Gênesis 11:1-4): Com uma única língua e cultura, a humanidade decide construir uma cidade e uma torre que alcance o céu.
  2. A Intervenção Divina (Gênesis 11:5-7):
    • Deus observa a cidade e a torre que os homens estavam construindo.
    • Ele decide confundir a linguagem dos homens para interromper a construção.
  3. A Dispersão dos Povos (Gênesis 11:8-9):
    • A construção da torre é interrompida.
    • Os homens se dispersam pela face da terra.
    • A cidade é chamada de Babel, que significa “confusão”, em referência à confusão das línguas.

Esse episódio marca uma mudança importante na história da humanidade, resultando na diversidade linguística e na formação de diferentes nações. A Torre de Babel serve como um lembrete da soberania divina e da necessidade de humildade diante de Deus.

Foi chamada Babel, porque foi aí que o Senhor confundiu a linguagem de todo o mundo

1. Toda a terra tinha uma só linguagem e servia-se das mesmas palavras. 2. E aconteceu que, partindo do oriente, os homens acharam uma planície na terra de Senaar, e aí se estabeleceram. 3. E disseram uns aos outros: "Vamos, façamos tijolos e cozamo-los ao fogo". Usaram tijolos em vez de pedra, e betume em lugar de argamassa. 4. E disseram: "Vamos, façamos para nós uma cidade e uma torre cujo cimo atinja o céu. Assim, ficaremos famosos, e não seremos dispersos por toda a face da terra". 5. Então o Senhor desceu para ver a cidade e a torre que os homens estavam construindo. 6. E o Senhor disse: "Eis que eles são um só povo e falam uma só língua. E isso é apenas o começo de seus empreendimentos. Agora, nada os impedirá de fazer o que se propuseram. 7. Desçamos e confundamos a sua língua, de modo que não se entendam uns aos outros". 8. E o Senhor os dispersou daquele lugar por toda a superfície da terra, e eles cessaram de construir a cidade. 9. Por isso, foi chamada Babel, porque foi aí que o Senhor confundiu a linguagem de todo o mundo, e daí dispersou os homens por toda a terra.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 103(104),1-2a.24.35c.27-28.29bc-30 (R. cf. 30)

R: Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.

Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! 2a De majestade e esplendor vos revestis e de luz vos envolveis como num manto.

R: Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.

Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras, e que sabedoria em todas elas! Encheu-se a terra com as vossas criaturas. Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

R: Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.

Todos eles, ó Senhor, de vós esperam que a seu tempo vós lhes deis o alimento; vós lhes dais o que comer e eles recolhem, vós abris a vossa mão e eles se fartam.

R: Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.

Se tirais o seu respiro, eles perecem e voltam para o pó de onde vieram; enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais.

R: Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.


Segunda Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 8,22-27

A Carta de São Paulo aos Romanos é um texto fundamental para a fé cristã, e o capítulo 8 é particularmente significativo. Ele trata de temas essenciais como a vida no Espírito, a filiação divina e a esperança na glória futura. Os versículos 26 e 27 são especialmente tocantes, pois falam do auxílio do Espírito Santo em nossas fraquezas. O texto diz que nem sempre sabemos o que pedir em oração, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que conhece os corações, Deus, sabe qual é a intenção do Espírito, pois Ele intercede pelos santos de acordo com a vontade divina.

Pois não sabemos orar como se deve, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito, pois ele intercede pelos santos, segundo a vontade de Deus.” (Romanos 8:26-27)

Nesse trecho, Paulo destaca que, mesmo quando não sabemos como orar, o Espírito Santo intercede por nós. Ele conhece nossos corações e intercede de acordo com a vontade de Deus. É um lembrete da importância da comunhão com o Espírito e da confiança em Sua obra em nossas vidas.

O Espírito intercede em nosso favor com gemidos inefáveis

Irmãos: 22. Sabemos que toda a criação, até ao tempo presente, está gemendo como que em dores de parto. 23. E não somente ela, mas nós também, que temos os primeiros frutos do Espírito, estamos interiormente gemendo, aguardando a adoção filial e a libertação para o nosso corpo. 24. Pois já fomos salvos, mas na esperança. Ora, o objeto da esperança não é aquilo que a gente está vendo; como pode alguém esperar o que já vê? 25. Mas, se esperamos o que não vemos, é porque o estamos aguardando mediante a perseverança. 26. Também o Espírito vem em socorro da nossa fraqueza. Pois nós não sabemos o que pedir, nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis. 27. E aquele que penetra o íntimo dos corações sabe qual é a intenção do Espírito. Pois é sempre segundo Deus que o Espírito intercede em favor dos santos.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Evangelho de Jesus Cristo segundo João 7,37-39

Neste capítulo 7 do Evangelho de João, versículos 37 a 39, encontramos uma das declarações mais marcantes de Jesus durante a celebração da Festa dos Tabernáculos. Neste trecho, Jesus se levanta no último e grande dia da festa e proclama em alta voz: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva". Ele estava se referindo ao Espírito Santo, que seria dado àqueles que nele cressem após sua glorificação. Esta passagem é rica em simbolismo e significado, refletindo a promessa de Jesus de que ele é a fonte da vida espiritual e que, através dele, os crentes receberiam o Espírito Santo, uma fonte inesgotável de vida e poder.

  1. O Último Dia da Festa (João 7:37):
    • Jesus estava no templo durante a festa dos tabernáculos.
    • Ele se levanta e proclama: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.
    • Essa declaração aponta para uma necessidade espiritual profunda e convida todos a se aproximarem dele para saciar essa sede.
  2. Água Viva (João 7:38):
    • Jesus continua: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.
    • Ele se refere ao Espírito Santo, que seria dado aos que cressem nele.
    • Essa “água viva” representa a vida espiritual abundante e transformadora que o Espírito traz.
  3. Importância do Espírito Santo (João 7:39):
    • João esclarece que Jesus estava apontando para o Espírito Santo, que seria recebido posteriormente pelos crentes.
    • O Espírito é essencial para nosso relacionamento com Deus e para a vida cristã.

Jesus convida todos a se aproximarem dele para encontrar a verdadeira satisfação espiritual e promete que o Espírito Santo fluirá como rios de vida em seus corações.

Jorrarão rios de água viva

37. No último dia da festa, o dia mais solene, Jesus, em pé, proclamou em voz alta: "Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. 38. Aquele que crê em mim, conforme diz a Escritura, rios de água viva jorrarão do seu interior". 39. Jesus falava do Espírito, que deviam receber os que tivessem fé nele; pois ainda não tinha sido dado o Espírito, porque Jesus ainda não tinha sido glorificado.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

ORAÇÕES PARA O RIO GRANDE DO SUL 🙏


0 Comentários