Pular para o conteúdo principal

Dom Jaime Spengler destaca impacto das enchentes na saúde e bem-estar dos atingidos no Rio Grande do Sul

Dom Jaime Spengler destaca impacto das enchentes na saúde e bem-estar dos atingidos no Rio Grande do Sul (Instagram Arquipoa)

A luta dos gaúchos contra as enchentes, que já dura mais de 15 dias, continua a causar devastação no Rio Grande do Sul. As fortes chuvas elevaram os níveis dos rios Taquari, Caí, Pardo, Jacuí, Gravataí e Sinos, e aumentaram significativamente o volume do Lago Guaíba, em Porto Alegre. A água já alcança a Lagoa dos Patos, ameaçando as cidades ribeirinhas. Segundo especialistas, esse evento climático extremo é resultado do aquecimento global.

O arcebispo metropolitano de Porto Alegre e presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, expressou sua preocupação ao Vatican News sobre a situação crítica causada pelas enchentes. “O Guaíba continua subindo e você pode imaginar o que isso significa há mais de uma semana: regiões inteiras debaixo d’água, especialmente na região metropolitana”, afirmou.

Dom Jaime elogiou a generosidade das pessoas que têm enviado doações ao estado, ressaltando a importância da solidariedade neste momento. No entanto, ele destacou os desafios adicionais causados pelas baixas temperaturas do outono, que complicam ainda mais a situação dos desabrigados.

A preocupação com a água potável é grande, e agora há uma forte preocupação com o frio, que pode trazer sérias consequências para a saúde, como tuberculose e leptospirose”, disse o arcebispo. Ele também alertou para a saúde mental dos afetados, mencionando casos de desespero e surtos emocionais em abrigos.

Dom Jaime relatou um incidente em que um pai de família, desesperado, tentou atacar sua família. “Foi chamada a polícia, foi chamado o padre e, enfim, a situação foi resolvida”, contou. “Mas é um sinal do desespero que se manifesta em alguns.”

Diante desta crise, Dom Jaime Spengler continua a mobilizar esforços para ajudar os atingidos e pede orações pela recuperação das comunidades afetadas.

Com informações da CNBB e Vatican News


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".