Pular para o conteúdo principal

Santo do dia: São Matias, Apóstolo

O Espírito Santo age como quer e muitas vezes nos surpreende com essa liberdade divina. Hoje, que celebramos o apóstolo São Matias, podemos descobri-lo especialmente. Porque a eleição de São Matias se realizou lançando sortes (cf. At 1,23-26). Esse procedimento serviu para conhecer a decisão de Deus. Por isso, na oração os Apóstolos dizem: “indicai-nos qual destes dois escolhestes” (v. 24). A eleição de Matias era uma questão do amor de Deus, que ultrapassa todos os critérios humanos.

Se eles descobriram a vontade de Deus lançando sortes, não esperemos que o Espírito Santo nos ilumine sempre de uma maneira fantástica, porque Ele vai falar-nos de mil maneiras simples e ajudar-nos a descobrir o que Ele quer de formas muito comuns e pouco apelativas.

Não só Matias foi escolhido com ternura. Cada um de nós foi escolhido para viver em amizade com Jesus, e é chamado a cumprir uma missão que dê muitos frutos de amor, até dar a vida em resposta a essa eleição. É belo sentir-se agraciado, ter sido escolhido gratuitamente, sem que alguém o tenha merecido ou comprado com algo, sem poder adquiri-lo, exigi-lo ou esperá-lo por algum título ou obra pessoal.

O Espírito Santo vem muitas vezes à nossa vida para cumprirmos determinadas missões, não porque sejamos perfeitos, nem porque mereçamos, mas por um amor gratuito e livre. Ele age onde quer e como quer. Deixemo-nos ser conduzidos por Ele.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Santo do dia: Papa São Dâmaso I

Papa Dâmaso I , uma figura emblemática na história da Igreja Católica, ascendeu ao papado aos 60 anos, sendo eleito Bispo de Roma no ano de 366. Seu pontificado emergiu em uma era de divisões e cismas violentos. Contudo, as ações de Dâmaso deixaram marcas indeléveis. Foi ele quem incumbiu São Jerônimo da monumental tarefa de traduzir as Sagradas Escrituras para o latim, resultando na criação da Bíblia Vulgata. Esta tradução se estabeleceu como um dos pilares fundamentais da doutrina da Igreja, perpetuando o legado de Dâmaso através dos séculos.

Liturgia: "Quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará" | depois das Cinzas

Após a Quarta-feira de Cinzas, entramos no período da Quaresma, que é um tempo de reflexão, penitência e preparação para a Páscoa . Durante a Quaresma, os cristãos são convidados a praticar o jejum, a abstinência, a oração e a caridade. Este período dura 40 dias, simbolizando os 40 dias que Jesus passou no deserto, jejuando e sendo tentado.

Festa da Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

A celebração da Apresentação de Nossa Senhora ao Templo é um evento que, conforme narrado pelos Evangelhos apócrifos, comemora o momento em que Maria, ainda menina, foi levada ao templo de Jerusalém para dedicar-se completamente a Deus. Embora este episódio não seja relatado nos Evangelhos canônicos, a Igreja enfatiza não somente o aspecto histórico, mas principalmente a entrega incondicional da jovem de Nazaré. Maria, inspirada pela mensagem " Bem-aventurados aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática ", preparou-se inteiramente para se tornar o "templo do Filho".