Breaking News

Liturgia do dia: "Minha boca anunciará vossa justiça" | 16ª Semana do Tempo Comum 🟢

O começo do Livro do Profeta Jeremias, especificamente no capítulo 1, versículos de 1 a 10, marca um ponto crucial na trajetória dos profetas na Bíblia. Esses versículos introduzem a chamada e a missão de Jeremias, estabelecendo o tom para as mensagens e os desafios que ele enfrentaria como um porta-voz divino. A narrativa descreve como Jeremias foi escolhido antes mesmo de seu nascimento e consagrado para ser um profeta entre as nações, uma tarefa que ele inicialmente hesita em aceitar devido à sua juventude. No entanto, com a garantia divina de proteção e orientação, Jeremias aceita seu papel, preparando-se para entregar as palavras que lhe foram confiadas, destinadas a arrancar e derrubar, destruir e arruinar, bem como edificar e plantar. Este segmento do texto não apenas contextualiza a vocação de Jeremias dentro do panorama profético, mas também ressoa com temas de predestinação, responsabilidade divina e a soberania de Deus sobre a história humana.

Vamos explorar os principais pontos desse chamado e vocação:

  1. A Chamada de Jeremias (Jr 1:1-4):
    • Jeremias é apresentado como filho de Helcias, um sacerdote de Anatot, da tribo de Benjamim.
    • Deus revela que conhecia Jeremias antes mesmo de sua formação no ventre materno, consagrando-o como profeta das nações.
  2. A Comissão Divina (Jr 1:5-10):
    • Deus nomeia Jeremias como profeta e o envia para proclamar Suas palavras.
    • A visão da amendoeira e do caldeirão simboliza a vigilância e o julgamento divino.
    • Jeremias é incumbido de enfrentar desafios e adversidades, sendo um instrumento de correção e direção espiritual.
  3. Jeremias Recebe a Palavra de Deus (Jr 1:11-16):
    • A visão da vara de amendoeira destaca a prontidão de Deus para cumprir Suas palavras.
    • Jeremias é chamado a proclamar julgamento sobre as nações.
  4. A Promessa de Deus a Jeremias (Jr 1:17-19):
    • Jeremias não deve temer as faces duras, pois Deus o protegerá.
    • Deus fará de Jeremias uma cidade fortificada e derrotará seus inimigos.

Primeira Leitura: Início do Livro do Profeta Jeremias 1,1.4-10

Eu te fiz profeta das nações

1. Palavras de Jeremias, filho de Helcias, um dos sacerdotes de Anatot, da tribo de Benjamim. 4. Foi-me dirigida a palavra do Senhor, dizendo: 5. "Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações". 6. Disse eu: "Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou muito novo". 7. Disse-me o Senhor: "Não digas que és muito novo; a todos a quem eu te enviar, irás, e tudo que eu te mandar dizer, dirás. 8. Não tenhas medo deles, pois estou contigo para defender-te", diz o Senhor. 9. O Senhor estendeu a mão, tocou-me a boca e disse-me: "Eis que ponho minhas palavras em tua boca. 10. Eu te constituí hoje sobre povos e reinos com poder para extirpar e destruir, devastar e derrubar, construir e plantar".

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Esse capítulo nos convida a refletir sobre chamado, obediência e fidelidade em nossa própria jornada espiritual.


Este Salmo 70 (ou 71), expressa que nos temos ter confiança em Deus, buscando refúgio e proteção. O Salmo 70 (71) nos lembra da presença de Deus em nossas vidas e Sua capacidade de guiar-nos em direção à luz.

Salmo Responsorial - Sl 70(71),1-2.3-4a.5-6ab.15ab e 17 (R. 15)

R: Minha boca anunciará vossa justiça.

— Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor: que eu não seja envergonhado para sempre! Porque sois justo, defendei-me e libertai-me! Escutai a minha voz, vinde salvar-me!

R: Minha boca anunciará vossa justiça.

— Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Porque sois a minha força e meu amparo, o meu refúgio, proteção e segurança! Libertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.

R: Minha boca anunciará vossa justiça.

— Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança, em vós confio desde a minha juventude! Sois meu apoio desde antes que eu nascesse, desde o seio maternal, o meu amparo.

R: Minha boca anunciará vossa justiça.

— Minha boca anunciará todos os dias vossa justiça e vossas graças incontáveis. Vós me ensinastes desde a minha juventude, e até hoje canto as vossas maravilhas.

R: Minha boca anunciará vossa justiça.

Vamos explorar os versículos desse salmo:

  1. Refúgio em Deus: O salmista procura refúgio no Senhor, confiando que não será envergonhado para sempre. Ele reconhece a justiça de Deus e pede libertação.
  2. Rocha protetora: O salmista clama para que Deus seja sua rocha protetora, um abrigo seguro. Ele confia na força e amparo divinos, buscando libertação das mãos dos ímpios.
  3. Esperança desde a juventude: O salmista coloca sua esperança em Deus desde a juventude. Ele reconhece que Deus tem sido seu apoio desde antes de seu nascimento.
  4. Anunciar a justiça: O salmista compromete-se a proclamar todos os dias a justiça de Deus e Suas incontáveis graças. Ele canta as maravilhas divinas.

A parábola do semeador, como narrada em Mateus 13:1-9, é uma das mais evocativas e profundas lições de Jesus. Nela, Jesus descreve um semeador que espalha sementes em diferentes tipos de solo, representando as variadas respostas das pessoas à palavra de Deus. Algumas sementes caem à beira do caminho e são devoradas pelos pássaros, outras em solo rochoso e não conseguem criar raízes, algumas entre espinhos e são sufocadas, e finalmente, algumas caem em boa terra e produzem uma colheita abundante. Esta parábola é um convite à reflexão sobre como acolhemos e nutrimos a palavra em nossas próprias vidas.

Vamos explorar os principais pontos dessa passagem:

  1. O Semeador e as Sementes (Mt 13:1-9):
    • Jesus estava sentado à beira do mar da Galileia, e uma grande multidão se reuniu ao seu redor.
    • Ele contou a parábola do semeador que saiu para semear.
    • As sementes caíram em diferentes tipos de solo: à beira do caminho, em solo pedregoso, entre espinhos e em boa terra.
    • Apenas as sementes na boa terra produziram fruto abundante.
  2. Interpretação da Parábola (Mt 13:18-23):
    • Jesus explicou que a semente representa a Palavra de Deus.
    • O solo à beira do caminho representa aqueles que não entendem a Palavra e a perdem rapidamente.
    • O solo pedregoso simboliza pessoas que recebem a Palavra com alegria, mas desistem quando enfrentam dificuldades.
    • Os espinhos representam preocupações mundanas e riquezas que sufocam a Palavra.
    • A boa terra são aqueles que ouvem, entendem e produzem fruto.
  3. Lições Espirituais:
    • Devemos ser receptivos à Palavra de Deus, permitindo que ela enraíze profundamente em nossos corações.
    • Precisamos evitar distrações e preocupações que nos afastam da fé.
    • A mensagem é clara: devemos colocar Deus em primeiro lugar e estar dispostos a dar tudo o que temos para estar com Ele.

     

    Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 13,1-9

Produziram à base de cem frutos por semente

1. Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galileia. 2. Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. 3. E disse-lhes muitas coisas em parábolas: "O semeador saiu para semear. 4. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 5. Outras sementes caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram, porque a terra não era profunda. 6. Mas, quando o sol apareceu, as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz. 7. Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8. Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9. Quem tem ouvidos, ouça!"

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Que possamos ser como a boa terra, acolhendo a Palavra e produzindo frutos espirituais!


A liturgia da palavra, composta pela primeira leitura, o salmo responsorial e o evangelho, é um elemento central da fé cristã, encontrando-se todos registrados na Bíblia Sagrada. Esses textos são lidos e refletidos durante as celebrações, proporcionando aos fiéis uma oportunidade de meditar sobre as escrituras sagradas e aplicar seus ensinamentos na vida cotidiana. Se você tem em mãos o livro sagrado, dedique-se à sua leitura.


Nenhum comentário