Breaking News

Liturgia do dia: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” | Santa Maria Madalena | 16ª Semana do Tempo Comum ⚪ – PAI NOSSO DEUS

O trecho bíblico Cântico dos Cânticos 3:1-4a narra a busca noturna da amada pelo seu amado. Ela o busca em sua própria cama, pelas ruas e praças, sem sucesso. Contudo, ao distanciar-se dos guardas, ela finalmente encontra o amor de sua alma e não o deixa ir, conduzindo-o à casa de sua mãe. Este poema é comumente interpretado como uma alegoria da relação profunda entre Deus e Seu povo, simbolizando a ânsia por encontrar e estar perto do Criador.

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos 3,1-4a

Encontrei o amor de minha vida

Eis o que diz a noiva: 1. "Em meu leito, durante a noite, busquei o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. 2. Vou levantar-me e percorrer a cidade, procurando pelas ruas e praças, o amor de minha vida: procurei-o, e não o encontrei. 3. Encontraram-me os guardas que faziam a ronda pela cidade. 'Vistes porventura o amor de minha vida?' 4a. E logo que passei por eles, encontrei o amor de minha vida".

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus


Salmo Responsorial - Sl 62(63),2.3-4.5-6.8-9 (R. 2b)

R: A minh'alma tem sede de vós, Senhor!

— Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minh'alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja, como terra sedenta e sem água!

R: A minh'alma tem sede de vós, Senhor!

— Venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida:e por isso meus lábios vos louvam.

R: A minh'alma tem sede de vós, Senhor!

— Quero, pois vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! A minh'alma será saciada, como em grande banquete de festa; cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor!

R: A minh'alma tem sede de vós, Senhor!

— Para mim fostes sempre um socorro; de vossas asas à sombra eu exulto! Minha alma se agarra em vós; com poder vossa mão me sustenta.

R: A minh'alma tem sede de vós, Senhor!

O Evangelho de João, em seu capítulo 20, versículos de 1 a 2 e de 11 a 18, apresenta a narrativa da ressurreição de Jesus. Este trecho bíblico descreve os eventos do primeiro dia da semana, quando Maria Madalena visita o túmulo e descobre que a pedra foi removida. Em sua busca angustiada, ela encontra Jesus ressuscitado, que a chama pelo nome, transformando seu luto em alegria. Este encontro é fundamental para a fé cristã, pois marca o momento em que Jesus, após sua morte, ressurge vitorioso, simbolizando a promessa de vida eterna para todos os que creem. A ressurreição é um dos pilares da doutrina cristã, reafirmando a divindade de Cristo e a esperança na redenção.

Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,1-2.11-18

Mulher, por que choras? A quem procuras?

1. No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2. Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: "Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram". 11. Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12. Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13. Os anjos perguntaram: "Mulher, por que choras?" Ela respondeu: "Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram". 14. Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15. Jesus perguntou-lhe: "Mulher, por que choras? A quem procuras?" Pensando que era o jardineiro, Maria disse: "Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar". 16. Então Jesus disse: "Maria!" Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: "Rabunni" (que quer dizer: Mestre). 17. Jesus disse: "Não me segures. Ainda não subi para junto do Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus". 18. Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: "Eu vi o Senhor!", e contou o que Jesus lhe tinha dito.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Este Evangelho recorda-nos que Jesus superou a morte e vive. Maria Madalena ajuda-nos a entender que o Senhor ressuscitado marca presença em nossas vidas em diversas situações. Ele deseja que sejamos testemunhas de sua ressurreição.


Maria Madalena



Liturgia do dia: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” | Santa Maria Madalena | 16ª Semana do Tempo Comum ⚪ – PAI NOSSO DEUS

Nenhum comentário