Breaking News

Liturgia do dia: "Meu Senhor e meu Deus!" | 13ª Semana do Tempo Comum

 
A leitura de Efésios 2:19-22 nos apresenta uma mensagem poderosa de inclusão e pertencimento. O apóstolo Paulo escreve aos efésios, explicando que eles não são mais estrangeiros ou forasteiros, mas sim concidadãos dos santos e membros da família de Deus. Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, com Jesus Cristo como a principal pedra angular, eles são parte de um edifício espiritual que cresce para se tornar um templo santo no Senhor. Neste edifício, todos são juntos edificados para se tornarem morada de Deus pelo Espírito. Aqui estão algumas interpretações:
  1. Cidadania Santa:
    • O apóstolo Paulo afirma que os crentes não são mais estrangeiros ou forasteiros, mas agora são concidadãos dos santos e membros da família de Deus.
    • Isso significa que, por meio do evangelho, judeus e gentios são unidos como cidadãos do reino divino, desfrutando dos mesmos privilégios e comunhão com profetas, apóstolos e almas santas de todas as épocas.
  2. Edifício Espiritual:
    • A Igreja é comparada a um edifício construído sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, com Jesus Cristo como a principal pedra angular.
    • Esse edifício cresce e se ajusta para formar um templo santo no Senhor.
    • Os crentes também são integrados nessa construção, tornando-se morada de Deus por meio do Espírito.

Esta passagem ressalta a unidade dos fiéis como membros da família de Deus e enfatiza a importância de Cristo como o alicerce e a pedra principal da Igreja.

Primeira Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 2,19-22

Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos

Irmãos, 19. já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20. Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21. É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo Santo no Senhor. 22. E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 116(117),1-2 (R. Mc 16,15)

R: Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!

R: Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

— Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!

R: Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.


Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,24-29

Esse Evangelho segundo São João, capítulo 20, versículos de 24 a 29, relata a incredulidade de Tomé e seu subsequente encontro com Jesus ressuscitado, onde ele professa sua fé ao tocar nas feridas de Cristo e reconhecê-lo como seu Senhor e Deus.

Em essência, o principal ensinamento desses versículos é que a fé em Jesus é fundamental para alcançar a vida eterna.

Meu Senhor e meu Deus!

24. Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25. Os outros discípulos contaram-lhe depois: "Vimos o Senhor!". Mas Tomé disse-lhes: "Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei." 26. Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco". 27. Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel". 28. Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!" 29. Jesus lhe disse: "Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!"

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Santo do dia: São Tomé, Apóstolo


Nenhum comentário