Breaking News

Liturgia do dia: "Não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai" | 14ª Semana do Tempo Comum 🟢

A passagem bíblica de Oséias 14,2-10 é um segmento significativo do livro de Oséias, oferecendo uma mensagem de arrependimento e promessa de restauração. Neste trecho, o profeta Oséias transmite as palavras de Deus para Israel, incentivando o povo a retornar ao Senhor e abandonar seus pecados. A profecia descreve a misericórdia de Deus para com os arrependidos e a Sua disposição em curar sua infidelidade e amá-los livremente. As imagens poéticas de orvalho, lírios e cedros do Líbano são usadas para ilustrar a renovação e o crescimento que Deus promete a Israel. Este texto é frequentemente lido e refletido em liturgias e momentos de meditação, ressaltando a constante oportunidade de renovação espiritual e a fidelidade inabalável de Deus.

Vamos explorar esta leitura:

  1. Contexto:
    • O livro de Oséias é uma coleção de poesia profética que retrata o relacionamento de Deus com Israel. É comparado a um casamento rompido e restaurado.
    • Oséias acusa Israel de infidelidade, idolatria e injustiça, anunciando o juízo de Deus por meio da invasão assíria.
    • No entanto, o livro também revela o amor, a misericórdia e a fidelidade de Deus, que promete curar, perdoar e renovar a aliança com o Seu povo.
  2. Versículos específicos (Oséias 14,2-10):
    • Versículo 2: “Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado.”
      • Deus chama Israel ao arrependimento e à reconciliação.
    • Versículo 3: “Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: ‘Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios.’”
      • Israel é incentivado a buscar palavras sinceras e a oferecer a Deus o fruto de seus lábios como sacrifício.
    • Versículo 4: “A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais ‘Deuses nossos’ a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia.”
      • Israel é advertido contra confiar em alianças humanas (como a Assíria) e em ídolos feitos por mãos humanas.
    • Versículo 5: “Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera.”
      • Deus promete curar e amar Israel, apesar de sua infidelidade.
    • Versículo 6: “Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano.”
      • Deus traz esperança de renovação e crescimento espiritual para Israel.
  3. Mensagem geral:
    • Oséias 14,2-10 é um chamado à conversão, à confiança em Deus e à esperança na restauração. Deus oferece misericórdia e cura, mesmo diante da infidelidade humana.

Primeira Leitura: Leitura da Profecia de Oséias 14,2-10

Não chamaremos mais 'deuses nossos' a produtos de nossas mãos

Assim fala o Senhor Deus: 2. "Volta, Israel, para o Senhor, teu Deus, porque estavas caído em teu pecado. 3. Vós todos, encontrai palavras e voltai para o Senhor; dizei-lhe: 'Livra-nos de todo o mal e aceita este bem que oferecemos; o fruto de nossos lábios. 4. A Assíria não nos salvará; não queremos montar nossos cavalos, não chamaremos mais 'Deuses nossos' a produtos de nossas mãos; em ti encontrará o órfão misericórdia'. 5. Hei de curar sua perversidade e me será fácil amá-los, deles afastou-se a minha cólera. 6. Serei como orvalho para Israel; ele florescerá como o lírio e lançará raízes como plantas do Líbano. 7. Seus ramos hão de estender-se; será seu esplendor como o da oliveira, e seu perfume como o do Líbano. 8. Voltarão a sentar-se à minha sombra e a cultivar o trigo, e florescerão como a videira, cuja fama se iguala à do vinho do Líbano. 9. Que tem ainda Efraim a ver com ídolos? Sou eu que o atendo e que olho por ele. Sou como o cipreste sempre verde: de mim procede o teu fruto. 10. Compreenda estas palavras o homem sábio, reflita sobre elas o bom entendedor! São retos os caminhos do Senhor e, por eles, andarão os justos, enquanto os maus ali tropeçam e caem".

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - 50(51)

R: Minha boca anunciará vosso louvor!

— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!

R: Minha boca anunciará vosso louvor!

— Mas vós amais os corações que são sinceros, na intimidade me ensinais sabedoria. Aspergi-me e serei puro do pecado, e mais branco do que a neve ficarei.

R: Minha boca anunciará vosso louvor!

— Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

R: Minha boca anunciará vosso louvor!

— Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar, e minha boca anunciará vosso louvor!

R: Minha boca anunciará vosso louvor!


No trecho do Evangelho de Mateus, capítulo 10, versículos de 16 a 23, encontramos Jesus orientando seus discípulos acerca da missão que lhes foi confiada e os desafios que surgirão ao divulgarem as boas novas do Reino de Deus. Ele os adverte sobre a perseguição que enfrentarão, mas também os encoraja a permanecerem firmes e confiantes, pois não estarão sozinhos nessa jornada. A passagem é um lembrete poderoso da importância da perseverança e da fé diante das adversidades.

Vamos explorar os principais pontos desse trecho:

  1. Contexto:
    • Jesus envia os discípulos para pregar e curar, mas alerta sobre as dificuldades que encontrarão.
    • Ele compara os discípulos a ovelhas no meio de lobos, destacando a necessidade de sabedoria e simplicidade.
  2. Instruções:
    • Prudência e Simplicidade (versículo 16):
      • Jesus diz: “Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas.”
      • Os discípulos devem ser sábios e cautelosos, mas também sinceros e sem malícia.
    • Perseguições e Testemunho (versículos 17-18):
      • Os discípulos enfrentarão tribunais, açoitamentos e perseguições.
      • Devem dar testemunho de Jesus diante de governadores e reis.
    • Fuga e Paciência (versículos 19-23):
      • Quando perseguidos, os discípulos devem fugir para outras cidades.
      • Jesus promete estar com eles até a vinda do Filho do homem.
  3. Mensagem geral:
    • A missão cristã envolve desafios, mas Jesus promete Sua presença e proteção.
    • Devemos estar dispostos a renunciar nossos próprios desejos para seguir a vontade de Deus.

     

    Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 10,16-23

Não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16. "Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. 17. Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18. Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21. O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22. Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. 23. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem".

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Que essa reflexão nos inspire a perseverar na fé, mesmo diante das adversidades!


Nenhum comentário