Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, batizada como Amabile Lucia Visintainer, veio ao mundo em Vigolo Vattaro, Itália, no dia 16 de dezembro de 1865. Tornou-se a primeira santa do Brasil, sendo canonizada em 2002 pelo Papa Bento XVI. Dedicou sua existência ao serviço dos mais necessitados e à prática incessante da caridade.
Amabile, desde a juventude, mostrou imensa compaixão pelos enfermos e necessitados. No ano de 1890, ela estabeleceu a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, marcando a primeira congregação religiosa feminina do Brasil. Dedicava-se ao cuidado dos doentes, à educação das crianças e ao acolhimento dos órfãos.
Em 1903, Madre Paulina mudou-se para São Paulo, onde continuou seu trabalho incansável em prol dos mais vulneráveis. Sofreu muito com o diabetes, teve o braço direito amputado e chegou à cegueira total. Mesmo assim, sua fé e dedicação permaneceram inabaláveis.
Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, conhecida como Madre Paulina, deixou este mundo em paz no dia 9 de julho de 1942, na sede de sua congregação em São Paulo. Sua vida de dedicação aos outros foi reconhecida pela Igreja Católica, que a beatificou em 1991 e posteriormente a canonizou em 2002. Sua história é um testemunho poderoso de amor incondicional e serviço altruísta, inspirando inúmeras pessoas a seguir seu exemplo de fé e caridade.
Oração:
“Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, ajudai-nos a sermos fiéis à virtude do serviço, motivados pelo amor de Deus e a salvação das almas. Amém.”
Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus, rogai por nós.
Comentários
Postar um comentário