Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de 2023

Os Santos Inocentes, mártires

A memória dos santos inocentes lembra de todos os meninos que foram cruelmente pel rei Herodes por ocasião do nascimento do menino Jesus. De acordo com a tradição todos os meninos de até dois anos foram mortos, para garantir que o filho de Maria fosse também eliminado.

Santo do dia: São João, Apóstolo e Evangelista

  São João Evangelista é o Apóstolo João. Ele é um dos doze discípulos de Jesus. João é chamado “Evangelista” porque escreveu oQuarto Evangelho. Além disso, ele escreveu três epístolas e o livro do Apocalipse. Entre os 12 discípulos de Jesus, João era o mais novo. Quando foi chamado por Jesus, deveria ter por volta de vinte anos de idade.

Comentário do dia por Santo Agostinho: “Imediatamente se lhe abriu a boca e se lhe soltou a língua”

  Por fim, João nasce, recebe o seu nome e eis que a língua de seu pai se solta. Aproximemos este episódio da realidade profunda que ele simboliza e contemplemos um grande mistério: Zacarias cala-se e fica mudo até ao nascimento de João, o precursor do Senhor, que lhe abre a boca. Que significa este silêncio de Zacarias, senão o véu que se estendia sobre as profecias e de alguma forma as escondia e as selava antes do anúncio da Boa Nova de Cristo? Com o seu nascimento, elas descobrem-se; tornam-se claras quando chega Aquele de quem falavam.

Comentário do dia por Santo Ambrósio, Bispo de Milão, Doutor da Igreja: “Em uníssono exaltemos o seu nome (Sl 33,4)”

  Que em todos resida a alma de Maria que glorifica o Senhor; que em todos resida o espírito de Maria que exulta em Deus. Se, fisicamente, há uma só Mãe de Cristo, pela fé, Cristo é fruto de todos, porque todas as almas recebem o Verbo de Deus se permanecerem sem mancha, preservadas do mal e do pecado, guardando a castidade numa pureza inalterada. Assim, todas as almas que alcançam este estado exaltam o Senhor, como a alma de Maria exaltou o Senhor e o seu espírito se alegrou em Deus Salvador.

Comentário do dia por São João Damasceno, Monge, Teólogo, Doutor da Igreja: “Donde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?”

  “ Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre ”. [...] Com efeito, eis que as gerações te chamam bem-aventurada, como tu declaraste (Lc 1,48). As filhas de Jerusalém, isto é, da Igreja viram-te e proclamaram a tua felicidade. [...] Tu és, na verdade, o trono real junto do qual se encontravam os anjos contemplando o seu Senhor e Criador, que nele estava sentado (Dn 7,9). Tu tornaste-te o Éden espiritual, mais sagrado e mais divino que o antigo Éden. No primeiro, habitava o Adão terreno; em ti, habita o Senhor que veio dos céus (1Cor 15,47). A arca de Noé prefigurou-te, ela que salvou o gérmen da segunda criação, pois tu geraste a Cristo, a salvação do mundo, que submergiu o pecado e acalmou as vagas.  

Comentário do dia por São Bernardo, monge cisterciense, Doutor da Igreja: “Faça-se em mim segundo a tua palavra”

  Oiçamos todos a resposta daquela que foi escolhida para ser a Mãe de Deus, e que apesar disso não perdeu a sua humildade: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra». [...] Ao dizer isto, Maria exprime a vivacidade do seu desejo mais do que pedir a realização do mesmo, à maneira de alguém que alimentasse dúvidas. Nada nos impede, contudo, de vermos uma oração neste «fiat», neste «faça-se em mim». Porque [...] Deus quer que Lhe peçamos mesmo as coisas que nos promete. É certamente por isso que começa por nos prometer muitas coisas que já decidiu dar-nos: a promessa desperta o nosso fervor e a oração faz-nos merecer aquilo que íamos receber gratuitamente. [...]

Liturgia do dia: “Suscitarei a Davi um rebento justo” | 3ª Semana do Advento 🟣

Essa leitura faz parte da liturgia da 1ª semana do Advento na quarta-feira e da 4ª semana do Tempo Comum na quinta-feira. Ela mostra a esperança de Deus de enviar um rei justo e fiel, descendente de Davi, que vai governar o seu povo com sabedoria e justiça. Esse rei é chamado de “Senhor, nossa justiça” e é uma profecia sobre Jesus Cristo, o Messias esperado.

Liturgia do dia: "Exulto de alegria no Senhor" | 3ª Domingo do Advento 🟣

Esses versículos fazem parte de um capítulo que anuncia a boa notícia da salvação de Deus para o seu povo. O profeta Isaías se identifica como o portador do Espírito do Senhor, que o ungiu para proclamar a libertação dos oprimidos, a cura dos quebrantados, o consolo dos que choram, a restauração da justiça e a vinda do ano da graça do Senhor.

Comentário do dia por Santo Agostinho “Ele irá adiante do Senhor com o espírito e o poder de Elias”

«Porque dizem os escribas que Elias tem de vir primeiro?» O Senhor responde-lhes: «Elias já veio; mas, em vez de o reconhecerem, fizeram-lhe tudo o que quiseram. E, se desejais sabê-lo, é João, o Batista». No entanto, quando é interrogado, João declara que não é Elias nem é Cristo (Jo 1,20s). [...] Porque afirma ele então: «Eu não sou Elias», quando o Senhor diz aos seus discípulos que ele é Elias? Nosso Senhor queria falar simbolicamente da sua vinda gloriosa, e dizer que João viera no espírito de Elias. O que João foi para a primeira vinda, Elias será para a segunda. Há dois adventos para o Juiz; há também dois precursores. O Juiz é o mesmo nos dois adventos, mas há dois precursores. [...] O Juiz tinha de vir primeiro, para ser julgado; mandou adiante de Si um primeiro precursor, e chamou-lhe Elias, pois Elias será para o segundo advento aquilo que João foi para o primeiro.

Santo do dia: São João da Cruz, presbítero e doutor da Igreja

Juan de Yepes era seu nome de batismo. Nasceu em 1542, em Fontivaros, pertencente à província de Ávila, na Espanha. Seu pai, Gonzalo de Yepes, descendia de uma família tradicional e rica de Toledo. Porém, por ter se casado com uma jovem de família humilde, perdeu os direitos da herança. Catarina Alvarez, sua esposa e mãe de São João da cruz, era vista como sendo de classe inferior. Gonzalo, pai de São João da Cruz, faleceu ainda jovem, quando João ainda era uma criança. Por isso, a viúva, desprezada pela família do marido e obrigada a trabalhar para sobreviver, mudou-se com os filhos para a cidade de Medina.

Santo do dia: Santa Luzia, virgem e mártir

Deus, por vezes, manifesta seu poder através dos mais fracos. Luzia, uma frágil jovem de Siracusa, era forte de alma, por ser virgem. Deus deu-lhe o dom de vencer, não só com seus argumentos, mas também pela força, os perseguidores pagãos.

Santo do dia: Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira principal da América

Nossa Senhora de Guadalupe apareceu pela primeira vez ao índio asteca Juan Diego. Na língua asteca, o nome Guadalupe significa, Perfeitíssima Virgem que esmaga a deusa de pedra. Os Astecas adoravam a deusa Quetzalcoltl, uma monstruosa deusa, a quem eram oferecidas vidas humanas em holocausto.

Comentário do dia por São Gregório de Agrigento, Bispo “Hoje vimos maravilhas”

A luz é suave e é bom contemplar o sol com os nossos olhos de carne [...]; é por isso que já Moisés dizia: «Deus viu que a luz era boa» (Gn 1,4). [...]

Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria

Ó Virgem, pela tua benção é abençoada a criação inteira! O céu e as estrelas, a terra e os rios, o dia e a noite, e tudo quanto obedece ou serve aos homens, congratulam-se, ó Senhora, porque a beleza perdida foi por ti de certo modo ressuscitada e dotada de uma graça nova e inefável. Todas as coisas pareciam mortas, ao perderem sua dignidade original que é estar em poder e a serviço dos que louvam a Deus. Para isto é que foram criadas. Estavam oprimidas e desfiguradas pelo mau uso que delas faziam os idólatras, para os quais não haviam sido criadas. Agora, porém, como que ressuscitadas, alegram-se pois são governadas pelo poder e embelezadas pelo uso dos que louvam a Deus.

Santo do dia: Santo Ambrósio, bispo e doutor da Igreja

Com a morte de Auxêncio, bispo herético de Milão, católicos e arianos disputavam pela eleição de seu sucessor, foi quando Ambrósio, governador da cidade, mudou-se para ela para apaziguar os espíritos. Quando fazia um discurso na igreja, foi interrompido quando uma criança exclamou três vezes: Ambrósio bispo! e toda a plateia aplaudiu de repente. Nascido na Gália por volta de 340, Ambrósio tinha 34 anos e apenas era um catecúmeno. Ilustre por seu nascimento, se tornou muito mais por suas virtudes, sua ciência e sua caridade. Ele contribuiu poderosamente para a conversão de Santo Agostinho. Após o massacre de Tessalônica, negou ao imperador Teodósio a entrada à igreja, até que ele fizesse penitência. Morreu no ano de 397.

Comentário do dia por Beato Guerric de Igny, abade cisterciense: “Muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes” | 2.º Sermão para o Advento

Vem, ó Senhor, «salva-me e eu serei salvo»! (Jer 17,14) Vem, «mostra-nos a tua face, e seremos salvos» (Sl 79,4). Foi por Ti que esperámos; «sê a nossa salvação no tempo da tribulação» (Is 33,2). Os profetas e os justos iam ao encontro de Cristo com tal desejo, tal entusiasmo de amor, que quereriam, se fosse possível, ver com os olhos aquilo que já viam em espírito. Por isso, o Senhor dizia aos seus discípulos: «Felizes os olhos que veem o que estais a ver, porque Eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes e não viram». Abraão, nosso pai, também «exultou perante a ideia de ver o dia» de Cristo; «ele viu-o, mas na mansão dos mortos, «e rejubilou por isso» (Jo 8,56).

Comentário do dia por Santo Agostinho «Exulte a Terra [...] diante do Senhor que vem» (Sl 95,11s)

«Alegrem-se as árvores dos bosques» (Sl 96,12). Ele veio a primeira vez, e virá de novo para julgar a Terra; e encontrará cheios de alegria os que acreditaram na sua primeira vinda, «porque Ele vem». [...] Por tu seres injusto, o juiz não é justo? Ou por tu seres infiel, a fidelidade não é fiel? Ora, se desejas que Ele seja misericordioso para contigo, sê tu misericordioso antes que Ele venha: perdoa a quem te ofendeu; dá do que tens em abundância.

Santo André, Apóstolo - Festa

André era irmão de Simão (posteriormente chamado de Pedro por Jesus). Ambos eram filhos de um pescador chamado Jonas e nasceram na cidade de Betsaida, às margens do Lago de Genesaré, também conhecido como Mar da Galiléia. André e Pedro eram pescadores como o pai, sócios de João e Tiago (também discípulos de Jesus) numa comunidade de pesca e moravam em Cafarnaum no tempo em que o Mestre apareceu. Às margens do Mar da Galileia, Cafarnaum era bem maior que Betsaida, recebia gente de todo lugar e era bem mais promissora. Santo André, Apóstolo Discípulo de João Batista Antes de serem discípulos de Jesus, André e João, irmão de Tiago, foram discípulos de João Batista. Foi João Batista, aliás, quem apresentou Jesus a esses dois, dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo.” Os dois foram atrás de Jesus. O encontro com o Mestre deve ter sido maravilhoso porque, João, depois de mais de 60 anos, quando escreveu seu Evangelho, lembrou-se até da hora em que ele e A...

Leitura do Livro Sagrado: Leitura da Profecia de Daniel 5,1-6.13-14.16-17.23-28 | 34ª STC

A leitura narra o episódio em que o rei Belsazar, filho de Nabucodonosor, profana os vasos sagrados que foram tirados do templo de Jerusalém, bebendo vinho neles com seus convidados, suas mulheres e suas concubinas, e louvando os deuses de ouro, prata, bronze, ferro, madeira e pedra.

O presépio completa 800 anos neste Natal

São Francisco de Assis criou o primeiro presépio em 1223, dando início a uma das mais belas tradições natalinas – e ela está completando 800 anos de existência neste Natal.

Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, Solenidade

  Em 325, ocorreu o primeiro Concílio Ecumênico na cidade de Nicéia, Ásia Menor. Na ocasião, foi definida a divindade de Cristo contra as heresias de Ario: “Cristo é Deus, Luz da luz, Deus verdadeiro do Deus verdadeiro”. No ano de 1925, Pio XI proclamou o modo melhor para superar as injustiças: o reconhecimento da realeza de Cristo.

Santo André Dung-Lac, Presbítero, e companheiros mártires

Memória dos santos André Dung Lac, presbítero e companheiros mártires . Numa celebração comum se veneram os 117 missionários que sofreram o martírio no Tonquim, Anam e Cochinchina, regiões da Ásia, do atual Vietnã – oito bispos, muitos presbíteros e um ingente número de fiéis de ambos os sexos e de todas as condições e idades –, que aceitaram o desterro, os cárceres, os tormentos e enfim os mais cruéis suplícios, por recusarem calcar a cruz e abjurar da fé cristã.

Santa Cecília, virgem e mártir - Memória

A tradição narra que Cecília, nobre jovem romana, foi martirizada por volta do ano 230, durante o império de Alexandre Severo e o Pontificado de Urbano I. Seu culto é antiquíssimo: a Basílica a ela dedicada no bairro romano de Trastevere, é anterior ao edito de Constantino (Em 313, decretou o domingo como dia ferial) e a festa em sua memória foi celebrada no ano 545.

Apresentação da Bem-aventurada Virgem Maria

  Maria foi apresentada no templo pelos pais aos três anos de idade, para ser santamente educada no serviço do Senhor. Os pais e mães das principais famílias de Jerusalém compareceram ao templo para prestar homenagem à família de Davi, e os anjos cobriram a menina com suas asas e cantaram em concerto harmonioso. Embora pequena, ela conhecia a grandeza do Senhor a quem ela iria servir. Assim, para chegar ao pontífice Zacarias, ela subiu os degraus do templo com uma firmeza e agilidade que excediam sua idade. O Espírito de Deus que animava sua alma supria a fraqueza de seu corpo.

História de Santa Isabel da Hungria, religiosa, Memória

De estirpe real, pois foi filha de André e Gertrudes, reis da Hungria, nasceu em 1207 e recebeu no batismo o nome de Isabel (Elisabeth), o qual significa ‘casa de Deus’. Aos quatro anos de idade viaja para a Alemanha onde crescerá juntamente com a família do seu noivo, Luís, príncipe da Turíngia e sucessor do rei da Turíngia, Hermano.

São Romano, o Melodista “Deus espera a nossa conversão”

Quando contemplo a ameaça suspensa sobre os culpados no tempo de Noé, tremo, eu que também sou culpado de pecados abomináveis. [...] O Criador começou por ameaçar os homens de então, porque esperava o tempo da sua conversão. Também para nós virá a hora final, que desconhecemos, e que até aos anjos foi ocultada (Mt 24,36). Nesse último dia, Cristo, o Senhor de antes dos séculos, virá cavalgando nas nuvens, para julgar a Terra, como viu Daniel (7,13). Antes de esta hora cair sobre nós, supliquemos-Lhe: «Salva da tua cólera todos os homens, pelo amor que nos tens, ó Redentor do Universo» [...]

São João Cassiano, Fundador de Mosteiro em Marselha ‘O Reino de Deus no meio de nós e dentro de nós’

  A meu ver, seria indigno afastarmo-nos da contemplação de Cristo, nem que fosse um momento. Quando a nossa vida começar a desviar-se deste objetivo divino, voltemos para ele os olhos do nosso coração e remetamos novamente para ele o olhar do nosso espírito. Tudo repousa no santuário profundo da alma; quando o demónio é dele expulso e o mal deixa de reinar, o reino de Deus estabelece-se em nós. Mas «o reino de Deus», escreve o evangelista, «não vem de maneira visível; [...] porque o reino de Deus está no meio de vós».

Santa Teresa de Calcutá, fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade “Somos inúteis servos”

  Não vos inquieteis à procura da causa dos grandes problemas da humanidade; contentai-vos em fazer o que puderdes pela sua resolução, ajudando aqueles que precisam. Há quem me diga que, praticando a caridade com os outros, libertamos o Estado das suas responsabilidades para com os pobres e os necessitados. É coisa que não me preocupa porque, em geral, os Estados não dão amor. Por mim, faço tudo o que posso; o resto não me compete.

São Leão Magno, papa e doutor da Igreja

  São Leão Magno é natural da Toscana, tornou-se diácono da Igreja de Roma, por volta do ano 430. Dez anos depois, Leão foi enviado pela imperatriz Plácida para pacificar a Gália, disputada pelo general Aécio e o prefeito pretoriano Albino. Após alguns meses, faleceu o Papa Sisto III. Leão, seu conselheiro, foi o Sucessor. Sua consagração como Pontífice – o 45º da história – ocorreu em 29 de setembro de 440.

Dedicação da Basílica do Latrão (Catedral de Roma), Festa

Sob o Pontificado de Bento XIII, em 1724, houve a criação da Festa que hoje celebramos. Desde então, ela foi estendida a toda a cristandade. Bento reconsagrou a Basílica depois dela ser várias vezes destruída e reconstruída, tendo a sua última atualização nesta data. Na Igreja Latina, essa data é sinal de amor e unidade ao Papa, dia de rezar por ele e fazer memória de sua importância religiosa particular e mundial. Por outro lado, dia de louvor e agradecimento pelo local físico (Igreja, capela, Matriz…), no qual cada um frequenta como patrimônio e fonte de união eclesial.

São Carlos Borromeu, bispo, Memória

Carlos, da ilustre família Borromeu, nasceu em 2 de outubro de 1538, em Arona, Itália. O menino revelou ótimo talento e uma inteligência rara. Ao lado dessas qualidades, manifestou forte inclinação para a vida religiosa, pela piedade e o temor a Deus.

São Martinho de Lima, Religioso Dominicano

São Martinho nasceu em Lima, no dia 9 de dezembro de 1579, filho de um nobre cavaleiro espanhol, João Porres, e de uma negra do Panamá, de origem africana, Ana Velásquez. Por causa da pele escura, o pai não o quis reconhecer, e no livro de batizado foi registrado como filho de pai ignorado.

Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos

Em vez de propor-nos, hoje, a veneração de um santo, a Igreja nos convida a comemorar, pelo nosso sufrágio, as almas dos fiéis já falecidos. A comemoração de todos os fiéis defuntos foi instituída neste dia a fim de socorrer, por boas obras gerais, os que não se beneficiam de preces especificamente dedicadas a eles. Deve-se a uma iniciativa tomada pelos monges beneditinos por volta do ano 1000. O abade São Odilo, superior mosteiro de Cluny na França, deu ordem para que em todos os conventos filiados a esta Ordem se celebrasse um ofício pelos defuntos na tarde do dia 1º de novembro. Essa comemoração foi adotada pela autoridade da Igreja, de tal modo que, aos poucos, se tornou universal a dedicação de dois de novembro à memória dos irmãos já falecidos.

Solenidade de todos os Santos

“Todos os fiéis cristãos, de qualquer estado ou ordem, são chamados à plenitude da vida cristã e à perfeição da caridade. Todos são chamados à santidade: ‘Deveis ser perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito’ “(Mt 5,48) (CIC 2013).

Liturgia Diária: Quarta-feira 01, 30ª Semana do Tempo Comum, Ano Ímpar (I) 🟢

  Na Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 8,26-30 , Paulo queria mostrar aos cristãos de Roma como o Espírito Santo os ajudava a viver na esperança da salvação, mesmo em meio às fraquezas e às tribulações. Paulo afirmava que o Espírito Santo intercedia por eles com gemidos inefáveis, conforme a vontade de Deus. Ele também ensinava que Deus tinha um projeto eterno de amor para aqueles que o amavam, e que ele os conhecia, os chamava, os justificava e os glorificava em Cristo. Paulo usava as palavras predestinação e eleição para expressar a iniciativa e a fidelidade de Deus, que não excluía a liberdade e a responsabilidade humanas. Paulo concluía que a esperança cristã era baseada na confiança e na gratidão a Deus, que fazia todas as coisas cooperarem para o bem dos que o amavam.

Leitura da Bíblia: 27 de outubro de 2023 | 29ª Semana do Tempo Comum 🟢

A Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 7,18-25a , Paulo expressa a sua luta interior entre o bem e o mal, a lei de Deus e a lei do pecado. Ele reconhece que, apesar de desejar fazer o bem, ele não consegue, pois o pecado habita nele e o torna prisioneiro. Ele se sente infeliz e angustiado com essa situação e clama por libertação. Ele agradece a Deus por meio de Jesus Cristo, que é o único que pode salvá-lo da morte espiritual.  

Leitura da Bíblia Sagrada: 20 de outubro de 2023 | 28ª Semana do Tempo Comum 🟢

Nesta leitura, Paulo explica como a fé em Deus é o que justifica o ser humano diante dele, e não as obras da Lei. Paulo usa o exemplo de Abraão, que foi considerado justo por Deus por causa da sua fé, e não por ter sido circuncidado ou por ter cumprido algum mandamento.

Santo do dia: São Lucas, Evangelista

  São Lucas é o padroeiro dos médicos e dos pintores, porque ele exercia essas duas atividades. Ele é o grande autor de dois livros do Novo Testamento: o Terceiro Evangelho (ou Evangelho Segundo São Lucas) e o livro chamado Atos dos Apóstolos, o primeiro livro que vem na sequência dos quatro Evangelhos.

Oração de Consagração a Nossa Senhora Aparecida

Em 1773, nas águas do Reio Paraíba, apareceu, isto é, foi achada, por pescadores, uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, que se tornou logo objeto de crescente devoção do povo brasileiro. O apelido popular dado à imagem é de “ Nossa Senhora Aparecida ”. Em seu santuário, em Aparecida do Norte (Estado de São Paulo), acham-se aos milhares, os testemunhos de sua proteção celestial sobre os filhos da Terra de Santa Cruz: inúmeros quadros votivos ali estão, a recordar os benefícios obtidos com a invocação da Mãe de Deus sob o título de “Nossa Senhora Aparecida”. Com toda razão foi ela proclamada Padroeira e Rainha do Brasil. ORAÇÃO

Leitura da Bíblia Sagrada: 10 de outubro de 2023 | 27ª Semana do Tempo Comum 🟢

A Leitura da profecia de Jonas 3,1-10 diz que Deus é misericordioso e compassivo, e que Ele se arrepende do mal que anuncia quando as pessoas se convertem de seus pecados. A leitura mostra como Jonas obedeceu à ordem de Deus de pregar em Nínive, a grande cidade dos assírios, que eram inimigos de Israel. Jonas anunciou que em quarenta dias Nínive seria destruída por causa de sua maldade. Mas os ninivitas creram em Deus e fizeram um jejum e uma penitência, vestindo-se de saco e sentando-se em cinzas. Até o rei de Nínive se humilhou diante de Deus e ordenou que todos deixassem seus maus caminhos e sua violência. Deus viu a atitude deles e se arrependeu do mal que tinha dito que lhes faria.   A leitura da profecia de Jonas 3,1-10 nos ensina que Deus não quer a morte do pecador, mas que ele se converta e viva. Deus é paciente e bondoso, e espera que nós também sejamos. A leitura também nos desafia a sermos como Jonas, que mesmo relutante, cumpriu a missão que Deus lhe confiou....

Oração a Nossa Senhora do Rosário

Mediante o Rosário, elevamos aos céus a mais autêntica voz dos filhos de Maria, que pretende coroar a fronte de sua Mãe com cinquenta rosas nascidas no campo bíblico da história da salvação.

Leitura da Bíblia Sagrada: 05 de outubro de 2023 | 26ª Semana do Tempo Comum 🟢

A Leitura do livro de Neemias 8,1-4a.5-6.7b-12 mostra que o povo de Israel, que havia retornado do exílio na Babilônia, se reuniu para ouvir a Lei de Moisés, que era a palavra de Deus para eles. Eles estavam com sede de conhecer a vontade de Deus e de obedecer aos seus mandamentos. Eles se arrependeram dos seus pecados e se alegraram na presença do Senhor. Eles também celebraram a Festa dos Tabernáculos, que era uma lembrança da libertação de Deus do Egito e do seu cuidado no deserto.

Trânsito de São Francisco de Assis

O entardecer do dia 3 de outubro de 1226 era véspera de um Domingo e São Francisco de Assis , fundador da Ordem Franciscana, falecia diante dos olhos de seus irmãos e filhos frades.

Leitura da Bíblia Sagrada: 04 de outubro de 2023 | 26ª Semana do Tempo comum ⚪

A Leitura do livro de Neemias 2,1-8 , Deus respondeu à oração de Neemias e lhe deu favor diante do rei Artaxerxes, que lhe permitiu voltar a Jerusalém para reconstruir os muros da cidade. Neemias era o copeiro do rei, uma posição de confiança e influência, mas também de risco. Ele arriscou sua vida ao mostrar tristeza diante do rei, mas ele confiou em Deus e pediu ao rei que o enviasse a Judá para restaurar a cidade de seus pais. O rei não só concordou, mas também lhe deu cartas para garantir sua passagem segura e provisão de madeira para o trabalho. Neemias reconheceu que isso era a boa mão de Deus sobre ele, e louvou a Deus por sua graça e misericórdia.

Leitura da Bíblia Sagrada: 03 de outubro de 2023 | 26ª Semana do Tempo Comum 🔴

A Leitura da profecia de Zacarias 8,20-23 diz que Deus anuncia um tempo de paz e prosperidade para Jerusalém, a cidade santa, que se tornará um centro de atração e de peregrinação para muitos povos e nações. Deus promete que enviará sua bênção sobre o seu povo fiel, que será testemunha da sua presença e do seu poder. Os pagãos reconhecerão o Deus de Israel e se unirão a ele, buscando a sua graça e a sua orientação. Eles se aproximarão dos judeus, que serão considerados como portadores da luz divina, e lhes dirão: “ Nós iremos convosco, porque ouvimos dizer que Deus está convosco ”. Essa leitura mostra a universalidade do plano salvífico de Deus, que quer reunir todos os povos em uma só família, sob o seu amor e a sua vontade .   Primeira Leitura: Leitura da Profecia de Zacarias 8,20-23 Virão muitos povos e nações fortes visitar o Senhor em Jerusalém 20 Isto diz o Senhor dos exércitos: Virão ainda povos e habitantes de cidades grandes, 21 dizendo os habitantes...

Leitura da Bíblia Sagrada: 1º de outubro de 2023 | 26ª Domingo do Tempo Comum 🟢

A Leitura da profecia de Ezequiel 18,25-28 mostra que Deus quer que cada pessoa seja responsável por suas próprias ações e que se arrependa de seus pecados para viver. Deus não é injusto, mas justo e misericordioso, e não castiga os filhos pelos pecados dos pais, nem recompensa os pais pela justiça dos filhos. Cada um será julgado de acordo com sua conduta, e aquele que se converter do mal e praticar o bem, certamente viverá e não morrerá.

Santo do dia: São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja

A vida de São Jerônimo , homem rico de Panônia que foi batizado em Roma e foi ordenado sacerdote em Antioquia, é apenas uma série ininterrupta de obras realizadas pela glória de Deus. Como secretário do Papa São Damaso, ensinou as Escrituras Sagradas e deu, em latim, sua famosa tradução conhecida como Vulgata, que foi aprovada pelo Concílio de Trento. Foi também o flagelo das heresias. Sua austeridade, seus jejuns contínuos e seu zelo pela conversão das almas nos ensinam a virtude e o Evangelho de maneira ainda mais eloquente do que suas palavras. Ele morreu em 420, com cerca de 80 anos.

Leitura da Bíblia Sagrada: 30 de setembro de 2023 | 25ª Semana do Tempo Comum ⚪

Zacarias era um profeta que viveu no século VI a.C., depois do exílio babilônico, e anunciou a restauração de Jerusalém e a vinda do Messias. A Leitura da Profecia de Zacarias 2,5-9.14-15a faz parte de uma série de oito visões que Zacarias teve em uma noite, e que são símbolos do futuro glorioso de Israel.