Breaking News

Leitura da Bíblia Sagrada: 30 de setembro de 2023 | 25ª Semana do Tempo Comum ⚪

Zacarias era um profeta que viveu no século VI a.C., depois do exílio babilônico, e anunciou a restauração de Jerusalém e a vinda do Messias.

A Leitura da Profecia de Zacarias 2,5-9.14-15a faz parte de uma série de oito visões que Zacarias teve em uma noite, e que são símbolos do futuro glorioso de Israel.

Leitura do Livro Sagrado9

 

Na visão do homem com o cordel de medir, Zacarias vê um anjo que vai medir Jerusalém, para ver qual é o seu tamanho e a sua capacidade de abrigar o povo de Deus. Outro anjo lhe diz que Jerusalém não precisará de muralhas, pois será protegida pelo próprio Senhor, que será uma muralha de fogo ao seu redor e mostrará a sua glória no meio dela. Isso significa que Deus cuidará de Jerusalém com amor e poder, e que ela será uma cidade aberta e acolhedora para todas as nações.

Na parte final da leitura, Zacarias profetiza que Deus virá habitar no meio do seu povo, e que muitas nações se aproximarão dele e se tornarão o seu povo. Isso é uma antecipação da encarnação de Jesus, que é o Emanuel, Deus conosco, e que veio trazer a salvação para todos os povos.

A leitura é uma mensagem de esperança e de alegria para os que esperam a vinda do Senhor, e um convite a confiar na sua presença e na sua promessa.

Primeira Leitura: Leitura da Profecia de Zacarias 2,5-9.14-15a

Eis que venho para habitar no meio de ti

5Levantei os olhos e eis que vi um homem com um cordel de medir na mão. 6Perguntei-lhe: “Aonde vais?” Respondeu-me: “Vou medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e o seu comprimento”.

7Eis que apareceu o anjo que falava em mim, enquanto lhe vinha ao encontro outro anjo, 8que lhe disse: “Corre a falar com esse moço, dizendo: A população de Jerusalém precisa ficar sem muralha, em vista da multidão de homens e animais que vivem no seu interior. 9Eu serei para ela, diz o Senhor, muralha de fogo a seu redor, e mostrarei minha glória no meio dela. 14Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15aMuitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti”.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Jr 31,10.11-12ab.13 (R. 10d)

R: O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

— Ouvi, nações, a palavra do Senhor e anunciai-a nas ilhas mais distantes: Quem dispersou Israel, vai congregá-lo, e o guardará qual pastor a seu rebanho!

R: O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

— Pois, na verdade, o Senhor remiu Jacó e o libertou do poder do prepotente. Voltarão para o monte de Sião, entre brados e cantos de alegria afluirão para as bênçãos do Senhor:

R: O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.

— Então a virgem dançará alegremente, também o jovem e o velho exultarão; mudarei em alegria o seu luto, serei consolo e conforto após a guerra.

R: O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.


Aclamação ao Evangelho - cf. 2Tm 1,10

— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Jesus Cristo Salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo Evangelho a luz e a vida imperecíveis.


No Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9,43b-45, Jesus continua a ensinar aos seus discípulos sobre as exigências e as consequências de segui-lo.

Ele usa uma linguagem forte e hiperbólica para alertar sobre o perigo do pecado, que pode levar à perdição eterna. Ele diz que é melhor se desfazer de qualquer coisa que nos afaste de Deus, mesmo que seja algo tão precioso como uma mão ou um pé, do que ser lançado no inferno.

O inferno é descrito como um lugar onde o fogo nunca se apaga e onde o verme não morre, ou seja, um lugar de sofrimento sem fim. Essas imagens são tiradas do livro do profeta Isaías, que fala do destino dos ímpios.

Jesus quer que os seus discípulos compreendam a gravidade do pecado e a urgência da conversão. Ele também quer prepará-los para a sua paixão e morte, que serão o preço da salvação da humanidade.

A mensagem de Jesus é uma chamada à responsabilidade pessoal e à fidelidade ao seu projeto de amor. Ele não quer assustar os seus seguidores, mas sim motivá-los a viver com coerência e radicalidade o seu discipulado.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9,43b-45

O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto

Naquele tempo, 43btodos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: 44“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. 45Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Leia a Bíblia Sagrada


Nenhum comentário