Breaking News

Liturgia diária: 03 de setembro de 2023 | 21º Domingo do Tempo Comum 🟢

A leitura do livro do profeta Jeremias 20,7-9 é um trecho de uma das confissões de Jeremias, onde ele expressa sua angústia e frustração por ter sido chamado por Deus para anunciar uma mensagem impopular e sofrer perseguição e rejeição por causa disso. Jeremias se sente enganado por Deus, que o seduziu com a promessa de ser seu porta-voz, mas o deixou exposto ao escárnio e à violência dos seus inimigos. Jeremias tenta se calar, mas não consegue, pois a palavra de Deus é como um fogo em seu coração, que ele não pode reprimir. Jeremias se sente abandonado e traído até pelos seus amigos, que esperam sua queda. Jeremias mostra sua humanidade e sua fragilidade diante da missão que lhe foi confiada, mas também sua fidelidade e sua confiança em Deus, que é seu defensor e seu salvador.

Abstract elegant dark green background with golden line diagonal and lighting effect sparkle. Luxury template design.

Essa leitura nos revela a experiência de um profeta que se identifica com o sofrimento do seu povo e que não se conforma com a injustiça e a opressão. Ela também nos mostra que seguir a vontade de Deus nem sempre é fácil ou agradável, mas exige coragem e perseverança. Ela nos convida a refletir sobre o nosso próprio chamado e vocação, e sobre como podemos ser fiéis à palavra de Deus em meio às dificuldades e aos desafios da nossa vida. Ela nos ensina que Deus não nos abandona, mas está conosco em todos os momentos, especialmente nos mais difíceis.

Primeira Leitura: Leitura do Livro do Profeta Jeremias 20,7-9

7Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir; foste mais forte, tiveste mais poder. Tornei-me alvo de irrisão o dia inteiro, todos zombam de mim.
8Todas as vezes que falo, levanto a voz, clamando contra a maldade e invocando calamidades; a palavra do Senhor tornou-se para mim fonte de vergonha e de chacota o dia inteiro.
9Disse comigo: “Não quero mais lembrar-me disso nem falar mais em nome dele”. Senti, então, dentro de mim um fogo ardente a penetrar-me o corpo todo; desfaleci, sem forças para suportar.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Salmo Responsorial - Sl 62(63),2.3-4.5-6.8-9 (R. 2b)

R: A minh’alma tem sede de vós como a terra sedenta, ó meu Deus!

— Sois vós, ó Senhor, o meu Deus! Desde a aurora ansioso vos busco! A minh’alma tem sede de vós, minha carne também vos deseja, como terra sedenta e sem água!

R: A minh’alma tem sede de vós como a terra sedenta, ó meu Deus!

— Venho, assim, contemplar-vos no templo, para ver vossa glória e poder. Vosso amor vale mais do que a vida: e por isso meus lábios vos louvam.

R: A minh’alma tem sede de vós como a terra sedenta, ó meu Deus!

— Quero, pois, vos louvar pela vida, e elevar para vós minhas mãos! A minh’alma será saciada, como em grande banquete de festa; cantará a alegria em meus lábios, ao cantar para vós meu louvor!

R: A minh’alma tem sede de vós como a terra sedenta, ó meu Deus!

— Para mim fostes sempre um socorro; de vossas asas à sombra eu exulto! Minha alma se agarra em vós; com poder vossa mão me sustenta.

R: A minh’alma tem sede de vós como a terra sedenta, ó meu Deus!


A leitura da carta de São Paulo aos Romanos 12,1-2 nos ensina como devemos viver como cristãos, oferecendo nossos corpos e mentes a Deus como um ato de adoração e obediência. Ela nos exorta a não nos conformarmos com os padrões e valores deste mundo, que são contrários à vontade de Deus, mas a nos transformarmos pela renovação da nossa mente, que é o processo de mudar nossa forma de pensar e agir de acordo com a palavra de Deus. Ela nos promete que, ao fazermos isso, poderemos experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para as nossas vidas, que é o que nos traz verdadeira felicidade e paz.

Segunda Leitura: Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 12,1-2

1Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual.

2Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.

  • Palavra do Senhor
  • Graças a Deus

Aclamação ao Evangelho - cf. Ef 1,17-18


O Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16,21-27 nos mostra o contraste entre a visão humana e a visão divina sobre a missão de Jesus. Ele nos revela que Jesus veio ao mundo para cumprir a vontade do Pai, que era sofrer, morrer e ressuscitar para salvar a humanidade do pecado e da morte. Ele nos ensina que ser seu discípulo implica renunciar a si mesmo, tomar a sua cruz e segui-lo, mesmo que isso signifique enfrentar o sofrimento e a perseguição. Ele nos alerta que não devemos nos deixar seduzir pelos valores e pelas riquezas deste mundo, mas sim buscar as coisas de Deus, que são eternas. Ele nos promete que, no final dos tempos, ele virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e recompensará cada um de acordo com as suas obras.

Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 16,21-27

Naquele tempo, 21Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia.

22Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!”

23Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”

24Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. 25Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la.

26De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? 27Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta”.

  • Palavra da Salvação
  • Glória a Vós Senhor

Está na Bíblia Sagrada


Nenhum comentário